Fechar
Buscar no Site

Detran-MA inicia inscrições para o passeio ciclístico da Semana Nacional de Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) já está inscrevendo para o passeio ciclístico da Semana Nacional de Trânsito 2021. O prazo vai até o dia 23 deste mês ou até esgotarem as vagas. Para garantir a participação, basta se inscrever, por meio do site www.centraldacorrida.com.br. Os inscritos devem levar no dia do passeio, 3kg de alimentos não-perecíveis para receber a camisa. Os alimentos serão doados para famílias em condições de vulnerabilidade social, por meio de entidades sociais.

O passeio acontecerá no dia 26 de setembro, às 7h, com concentração na Arena da Lagoa da Jansen e percurso até o Espigão Costeiro, na Península da Ponta d’Areia. A Secretaria de Estado de Segurança Pública, a Polícia Militar, Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) são parceiros do Detran-MA na realização do evento esportivo-educativo.

De acordo com o diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, a realização do passeio ciclístico da Semana Nacional de Trânsito é uma forma de conscientizar a população para o respeito aos ciclistas nas vias e lembrar a importância da empatia e da boa convivência entre motoristas e ciclistas para a redução de acidentes no trânsito. “A prática do ciclismo como passeio ou esporte cresceu muito, atualmente, aumentando o número de bicicletas nas vias. Além disso, a bicicleta é um meio de transporte muito utilizado por trabalhadores, por isto, é necessário que haja uma boa convivência entre os condutores de veículos e os ciclistas, cada um respeitando seu espaço e seguindo as regras de segurança. Assim, teremos harmonia e vias mais seguras para todos”, explica Francisco Nagib.

Durante o passeio, a equipe da Educação Para o Trânsito do Detran-MA, por meio do seu grupo cênico Transitarte, realizará ações educativas, com distribuição de folders com dicas de segurança no trânsito. A coordenadora de Educação Para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, destaca que todos os inscritos no passeio devem seguir as normas de segurança previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e incluem uso de capacete, máscara de proteção, luvas e óculos, entre outros.

“Os equipamentos são imprescindíveis para a segurança dos ciclistas, por isto, pedimos a todos que se inscreverem no passeio que os utilizem. É importante também que verifiquem as condições mecânicas da bicicleta e o estado dos pneus, para que tenhamos um passeio seguro e este seja um momento de integração entre todos e de conscientização da população de que cada um é responsável por um trânsito seguro”, frisa Rositânia de Farias.

O passeio ciclístico integra as atividades da Semana Nacional de Trânsito no Maranhão, que ocorrerá de 18 a 25 de setembro e tem como tema “Sua responsabilidade no trânsito salva vidas”. O lançamento da Semana aconteceu nesta quinta-feira, 16, com ação especial do Dia Nacional dos Caminhoneiros, que foi realizada pelo Detran-MA em parceria com a PRF, às 8h, no posto da Policial Federal, em Pedrinhas.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens