Fechar
Buscar no Site

Detran-MA e BPRv lançam edição 2022 do projeto Férias em Trânsito

Com a chegada das férias escolares, muitas famílias viajam para aproveitar esse período em municípios do interior ou fora do Maranhão. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) estão realizando, durante todo este mês, o projeto Férias em Trânsito, que visa levar aos condutores e pedestres ações educativas por um trânsito mais seguro para todos. O tema é “Se vale a diversão, vale mais a segurança”.

O lançamento da edição 2022 do Férias em Trânsito ocorreu na tarde de terça-feira,4, com uma blitz educativa, na Lagoa da Jansen. Ação contou com a participação do diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, e das equipes da Coordenação da Educação para o Trânsito do Detran-MA e do BPRv e teve a parceria da Secretaria de Estado de Governo (Segov), por meio do coordenador do Parque Estadual da Lagoa da Jansen, João Batista de Lima Nobre Filho.

“Com o projeto Férias em Trânsito reforçamos as orientações aos motoristas para que dirijam com segurança, repassando material informativo e dando dicas sobre medidas que podem evitar acidentes, como usar o cinto de segurança, evitar utilizar o celular enquanto dirige, transportar as crianças corretamente e outras, pois isso pode salvar vidas. Nosso objetivo aqui é educar, por isso, temos a parte lúdica com a nossa equipe da Educação para o Trânsito, para que tenhamos um trânsito seguro. Realizamos esse tipo de ação durante todo o ano, mas estamos intensificando neste período de férias escolares para que as famílias viajem com segurança”, afirmou o diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib.

 A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, disse que as ações educativas surtem muito efeito, pois alertam os condutores e pedestres para a importância de seguir as regras de trânsito, que, muitas vezes, acabam ficando esquecidas. “Nosso objetivo é principalmente educar, orientar e mostrar aos condutores que, se cada um cumprir seu papel, teremos pessoas mais conscientes e um trânsito com menos acidentes e suas tristes conseqüências. E para que tenhamos esse caráter mais educativo, temos sempre a presença dos nossos personagens, como a Maria Sinaleira e o Zé Plaquinha, que sempre atraem a atenção das crianças, nossas multiplicadoras dessa conscientização nas famílias”, completou ela.

Durante as abordagens da blitz educativa, foram distribuídos aos condutores folders informativos sobre segurança no trânsito e cartilha lúdica para as crianças tanto as que estavam dentro dos veículos quanto as que brincavam na pracinha da Lagoa, também com dicas de segurança.

Aprovação dos condutores

Os condutores parados na blitz aprovaram a ação. “É muito importante conscientizar a população para que dirija com mais atenção e siga as regras de trânsito. Todos nós ganhamos com isso, pois assim conseguimos reduzir os acidentes, que, muitas vezes, acabam em tragédias”, disse o servidor público Henry Marinho.

Para o personal trainer Paulo Medanha, é essencial conscientizar a população para que se reduza o número de acidentes. “Principalmente neste período de férias, quando muitas  pessoas viajam e saem para se divertir e acaba causando acidentes porque não seguem as regras, bebem e dirigem e acabam  muitas vezes, até tirando a vida de pessoas em acidentes. Então, acho extremamente válidas essas ações de alerta”, afirmou.

E para que essa conscientização seja ainda mais forte, durante as blitze, o Detran-MA conta com a importante participação de Willame Damasceno, representante de vendas aposentado que ficou paraplégico após um acidente de trânsito em 2009, em São Luís, aos 29 anos de idade. Ele pilotava uma moto e havia consumido bebida alcoólica. O acidente foi inevitável. “Hoje, sirvo de exemplo e participo das blitze alertando os condutores para os riscos de dirigir após beber. Não posso mais mudar minha realidade, mas posso ajudar a mudar a vida e conscientizar outras pessoas. Se eu tivesse sido parado em uma blitz da Lei Seca não estava nessa cadeira de rodas, pois seria retido ali mesmo”, afirmou ele.

DICAS PARA UMA VIAGEM SEGURA

1- Faça uma revisão mecânica e elétrica no veículo, atentando para itens essenciais, como: óleo, freio, estado dos pneus, alinhamento e balanceamento, faróis e lanternas, cintos de segurança, macaco, chave de roda, triângulo e outros;

2-  Verifique se a documentação do seu veículo(CRLV) está em dia e a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Eles precisam estar dentro da validade, se não, o condutor pode ser multado e perder pontos na CNH;

3-  É proibido viajar com crianças no colo. O uso de equipamentos de segurança para transporte infantil é obrigatório para crianças de até 10 anos ou que não tenham atingido a altura mínima de 1,45m;

4-  Animais de estimação não podem viajar soltos no veículos, no colo de algum dos ocupantes, nem no porta-malas ou na caçamba das picapes. Cães e gatos devem estar de peitoral e guia adaptada ou caixas específicas de transporte individuais para fixação ao veículo. Infração gera multas;

5-  Não dirija se estiver consumido bebida alcoólica ou medicamento forte (neste caso, seguir orientações da bula);

6-  Respeite os limites de velocidade e a sinalização;

7-  Não se arrisque em ultrapassagens, que sempre são mais perigosas nas estradas. Lembre-se: ultrapassagens devem ser sempre feitas pela esquerda, nunca pela direita ou pelo acostamento;

8-  Evite dirigir com sono ou cansado; tenha sempre um motorista com quem possa alternar a direção;

9-  Em caso de chuva, redobre os cuidados, reduza a velocidade e acenda os faróis; em caso de chuva intensa, o melhor é parar em um local seguro e aguardar o tempo melhore;

10-  É proibido utilizar o celular enquanto dirige ou com o veículo parado em semáforos ou engarrafamentos;

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens