Fechar
Buscar no Site

A desinformação que atrapalha

Nesse triste episódio do conflito entre índios gamelas e agricultores, no município de Viana, muita coisa atrapalhou muito e complicou a situação. Uma delas, já destacada, foi o papel do deputado sarneysista Aluisio Mendes, que agiu como incendiário, sem pensar nas consequências.

Ex-secretário de Roseana Sarney, Aluisio esteve este final de semana na cidade e deu entrevista a rádios locais contra os índios. Segundo O Globo, Mendes se referiu aos Gamela como de “pseudo indígenas”, onde em diversos momentos o conteúdo de sua opinião era de incitação à violência.

Outra coisa verificada ontem foi a quantidade de informações desencontradas e não adequadamente apuradas. Inicialmente, alguns falavam em pessoas assassinadas e corpos esquartejados.

Posteriormente, houve a divulgação maciça de pessoas com mãos decepadas, o que até agora não foi comprovado.

Outros insistem que a Polícia estava no local no momento do conflito, o que é negado pelos policiais da região e ainda está sendo apurado.

É preciso ter responsabilidade ao tratar de um conflito complexo, que envolve pequenos agricultores que moram há décadas na região e disputam posse de terras.

Sobre os gamelas, segundo a lei somente a Funai, do Governo Federal, pode dizer se possuem terras e onde estão elas, para serem demarcadas.

À Polícia Federal e à Polícia Militar cabe garantir que não haja novos conflitos na região. Para isso é importante que ninguém atrapalhe. Nem interessados na guerra, nem oportunistas, nem propagadores de falsas notícias. Repete-se: é preciso ter responsabilidade.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens