Fechar
Buscar no Site

Deputados denunciam uso irregular de aeronaves por Roseana; dinheiro de helicóptero pode ter sido de Caixa 2

O líder da Oposição na Assembleia, deputado Marcelo Tavares (PSB), denunciou nesta terça-feira (30) mais um episódio envolvendo a contratação e o suposto uso irregular de helicópteros por parte do Governo Roseana Sarney (PMDB).

O primeiro caso relatado pelo parlamentar diz respeito a um helicóptero, prefixo PTHN1, que foi contratado pela Secretaria de Estado da Saúde ao valor de R$ 4 milhões.

A referida aeronave, de acordo com a licitação, teria sido contratada para transportar passageiros enfermos do interior do Estado. No entanto, segundo Tavares, relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) apontou que o referido helicóptero está equipado apenas para transportar passageiros e não pessoas doentes.

“Ou seja, esta aeronave não possui sequer uma maca para transportar enfermos, o que nos leva a crer que a mesma foi contratada para transportar apenas políticos”, afirmou Marcelo Tavares.

O segundo caso denunciado pelo líder da Oposição é referente ao helicóptero prefixo PTYJS, de propriedade da PMR Taxi Aéreo e pago, até o ano passado, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amapá.

A aeronave, segundo Marcelo Tavares, foi utilizada por Roseana Sarney durante a campanha eleitoral de 2010.

“Este helicóptero PTYJS, que voava na campanha da governadora Roseana Sarney até julho do ano passado, era pago ou houve um pagamento por parte do Governo do Estado do Amapá. Para que ninguém duvide, eu tive a iniciativa de imprimir o Portal da Transparência do Estado do Amapá. Vejam aqui, senhores: Governo do Estado do Amapá, Unidade Gestora, Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública. Onde um helicóptero PTYJS tem um contrato empenhado, a última nota de empenho data de 20 de julho de 2010”, revelou Marcelo.

Provas

De acordo com o deputado do PSB, outra prova irrefutável mostra que a SHELL do Brasil Ltda recebeu do governo do Amapá em todos os meses do ano de 2010. “O último pagamento foi no dia 19 de julho de 2010, uma importância de R$ 10.089,00 para abastecer o helicóptero Modelo Esquilo-DA, Série AS-2962, ano 1997, Prefixo PTYJS, que serve ao GTA, Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá, conforme Memorando 169/2010”, mostrou Marcelo.

Segundo o parlamentar, a solicitação da Secretaria de Segurança do Amapá é de junho de 2010 e o helicóptero já voava no Maranhão à disposição da governadora Roseana Sarney desde maio de 2010. “A governadora do Estado utilizou na campanha eleitoral um helicóptero que provavelmente, segundo esses documentos, foi pago com o dinheiro do Governo do Estado do Amapá. Por que não pagaram até o final do ano? Porque o governador do Amapá foi preso, em setembro de 2010, em uma operação da Polícia Federal, deixando de pagar a aeronave, mas o Governo do Estado resolveu prontamente esse problema”, questionou Tavares.

Para piorar a situação, de acordo com o deputado, logo após conseguir a reeleição, Roseana Sarney alugou o mesmo helicóptero, prefixo PTYJS, que havia sido utilizado na sua campanha e pago pelo Governo do Amapá, para prestar serviços à Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão.

“A governadora voou, durante sua campanha eleitoral, em uma aeronave paga pelo Governo do Amapá e, em seguida, contratou, após ter sido reeleita, o mesmo helicóptero para prestar serviços ao Maranhão. Esta situação é o cúmulo do cinismo, da falta de vergonha, se passou até do cúmulo, da decência e da probidade administrativa”, disparou Tavares, afirmando possuir todos os documentos que constatam tal fraude.

Marcelo Tavares frisou que na prestação de contas da governadora Roseana Sarney e do seu partido, o PMDB, não constam nenhum ressarcimento do comitê financeiro ou da candidata para o Estado do Maranhão referente às despesas de abastecimento e de utilização do hangar do Estado. “Eu tenho também os documentos que comprovam a movimentação aérea desse helicóptero, pousando e decolando várias vezes no hangar do Estado do GTA. Então o normal era que a governadora devolvesse ao erário do Estado as despesas decorrentes da utilização do hangar. Eu também não encontrei a declaração da utilização do helicóptero PT-YJS”, ressaltou.

“Se esse dinheiro do helicóptero foi pago, então foi caixa 2 porque no caixa 1 eu procurei e não encontrei a PMR que também poderia ceder o helicóptero e colocar como doação estimada para a senhora governadora, mas também não aparece aqui. Ou seja, há fortes indícios que o mandato da Governadora Roseana, a sua campanha foi abastecida direta e indiretamente com recursos públicos, provavelmente provenientes do Estado do Amapá”, completou Marcelo.

Convocação de Aluísio Mendes

O deputado ainda pediu o apoio dos demais deputados para que seja aprovado requerimento, de sua autoria, convidando o secretário estadual Aluísio Mendes (Segurança Pública) a comparecer na Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos acerca do uso irregular, por parte do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de um helicóptero que é pago pelo contribuinte maranhense e está à disposição do Governo do Estado.

Sarney, segundo reportagens publicadas em vários veículos de comunicação do país, utilizava rotineiramente a aeronave da Polícia Militar do Maranhão para se deslocar até a sua ilha situada na localidade Curupu, na baía de São José.

O deputado Rubens Pereira Júnior (PC do B) aprovou a iniciativa de Marcelo Tavares e avaliou que o Governo Roseana Sarney precisa vir a público explicar a enxurrada de denúncias envolvendo o uso irregular de aeronaves pagas pelo contribuinte maranhense.

“Não podemos admitir que um político [José Sarney], que ganha um super salário, utilize para um passeio uma aeronave paga com recursos públicos e que deveria servir ao cidadão maranhense. É preciso, sim, que o secretário Aluísio venha a esta Casa prestar os devidos esclarecimentos”, disse Júnior. (Com informações da Agência Assembleia)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

9 respostas para “Deputados denunciam uso irregular de aeronaves por Roseana; dinheiro de helicóptero pode ter sido de Caixa 2”

  1. LIMA disse:

    CUTRIM ,AO INVES DE FALAR SOBRE OS PASSEIOS DA MINHA GUERREIRA, PQ VC NAO FALA SOBRE A INAUGURAÇÃO DA UPA NO PARQUE VITORIA???? AVANTE GUERREIRA!!! MAX BARROS 2012,LOBAO 2014!!!!

  2. Inácio Augusto de Almeida disse:

    JOHN
    Quando eu falei que a CPMF ia voltar acharam que eu estava delirando. Aí está a CPMF pronta para voltar. E se a sociedade não se mobilizar para dizer que chega de tantos impostos para alimentar corrupção e sinecuras, ela estará sendo cobrada a partir de 2012. E vem com uma alíquota alta. Afinal, a corrupção precisa de dinheiro, muito dinheiro. E as sinecuras, também. Ou como continuar pagando ajuda para tratamento de saúde de EX-DEPUTADO? Como continuar pagando aposentadorias a EX GOVERNADORES? COMO PAGAR sucumbências? Como dar aumento em cima de aumento ao judiciário? É, ao judiciário. Estão achando pouco 26 mil reais por mês, sem contar as mordomias, e já vão ter mais um aumento de 16,54%. E deve ser retroativo a sei lá quando.
    Vamos, turma, aproveitem, este povo brasileiro, o mais passivo do mundo, aceita tudo.
    Prefeitos, continuem furtando livremente. O povo paga os impostos que forem necessários e os vereadores ANALFABETOS aprovam as contas mais estapafúrdias que vocês, LADRÕES, apresentarem. Vamos, furtem à vontade. Da forma mais escancarada e desbragada possível. A impunidade é certa. Tudo termina em recursos e mais recursos e os processos acabam por prescreverem. E vocês poderão continuar a chamar os contribuintes de OTÁRIOS. E com toda a razão.
    Taí, John, a CPMF pronta para voltar.
    Será que agora vocês acreditam que a CPMF vai voltar?
    Outra coisa que eu venho avisando há tempo e noto que ninguém leva em consideração é a mudança do nome de São Luís para José Sarney. Anotem o que eu estou dizendo hoje. Vão tentar mudar o nome da capital do Maranhão de São Luís para José Sarney. Mas vocês só vão acreditar quando o nome São Luís aparecer apenas nos livros de história. Se aparecer. E aí já será tarde demais.
    Até quando o povo suportará tanta loucura?

  3. RICARDO disse:

    ESSE LIMA DEVE TER FUGIDO LÁ DO NINA RODRIGUES OU AINDA NÃO TOMOU O GARDENAU DELE DE HOJE ACORDA ALIENADO A DENÚNCIA QUE O DEPUTADO FAZ É GRAVE E PRECISA SER APURADA PORQUE A SOCIEDADE LIVRE ESPERA POR UMA RESPOSTA.

  4. Dom Cosme... disse:

    John Cutrim e Inácio Augusto:
    Pelo que parece nosso país não tem jeito. Aquela Deputada Roriz foi poupada da guilhotina, Ricardo Teixeira ninguém mais fala dele, Delúbio foi canonizado Santo e ainda por cima protetor dos larápios, dos corruptos e dos indecorosos da política nacional. José Dirceu, é hoje o nome mais proeminente dos círculos políticos em Brasília, encurrala todos e é temido até pela presidenta da república. Dizem as más línguas que Lula, seu protetor é um fantasma que provoca pesadelo nos corredores do “Planalto”. Eu ouvi reclames de prefeitos nos corredores do congresso nacional no DF, que ninguém agüenta mais as lenga- lengas de senadores e de deputados federais. As verbas de origem das emendas parlamentares, 1/4 dela tem que ser rateadas para os emendeiros… Dizem os bocas rotas , que apenas os novos, tipo Romário e Tiririca, ainda conservam a sua virgindade ética… Muito embora seja por um período curto de tempo. Alguns prelados e timoneiros da moralidade pública como Pedro Simon e Cristovão Buarque estão encurralados…Isto porem caros senhores, são coisas destes “brasis de meu deus”. Agora acabo de ler as estripulias da nossa governadora, envolvida em caixa 2(dois), onde ela utiliza aeronaves pagas com recursos suspeitos. Seu bondoso e sempre estimado pai tem sido alvo de denuncias das mais diversas. Vem a tona os mais diversos tipos de denuncias de corrupção contra ele, porem ele mantém a altivez!… Enquanto isso, nós povo brasileiro, sem amor próprio, não nos manifestamos da maneira que deveríamos…Afinal, não temos o direito a ter que nos indignar. Olha Inácio, nosso Maranhão, _quem diria _agora ganha as páginas dos mais renomados meios de comunicação , tão somente porque nossa governanta,na intenção de fazer o melhor governo de sua vida , não está sendo capaz de enxergar um palmo alem do seu próprio nariz.
    -Se o José Dirceu tem o seu quartel general em Brasília, aqui tem o senhor Ricardo Murah, a comandar um “Verdadeiro Esquadrão da Morte,na Secretaria de Estado da Saúde”, onde as pessoas não são tratadas com a dignidade que o ser humano direito.
    _agora eu pergunto, depois dos escândalos da utilização dos helicópteros, quais serão os novos? E quando é mesmo que a “Morosa Justiça” do nosso estado, vai começar ouvir os réus e testemunhas da compra de votos e ilícitos praticados durante a Campanha eleitoral do ano de 2010? Porque tanta morosidade da justiça neste estado , e porque é tão vacilante?
    Certamente porque aqueles que são os donos do poder são exatamente aqueles que os amordaça. A decisão de inocentar a deputada Roriz, é corporativista e não engrandece a democracia, tão duramente conquistada. John Cutrim, eu fico triste quando a nossa presidenta diz que em seu governo, a prioridade é acabar com a pobreza e não com a corrupção. Sendo assim Delúbio, Sarney, Dirceu e Ricardo Teixeira e Ricardo Murah, podem continuar seus sacrossantos negócio!

  5. Falador disse:

    Uma fonte segura informou que a merenda do Complexo Messias Rodrigues em Trizidela do Vale, foi uma bacia de arroz mal cozido, com sardilnhas (11 latas) abertas na hora e sem colocar no fogo,mistura de dá dó.
    isso é caso de polícia. E outra coisa ainda aconteceu,a melancia estava estragada, Janio será que você está querendo matar o futuro da Trizidela?

  6. FABIO WILIAM disse:

    ESSE TAL DE LIMA , É MAIS UM RATO DA COZINHA DA HONORAVEL SARNEYSADA OU ELE É CEGO OU NÃO QUER VER UM GOVERNO DESSE QUE NÃO TÁ FAZENDO NADA E INAUGURANDO OBRAS DO GOVERNO FEDERAL .

  7. Dr.Corujão disse:

    O LIMA é um dos milhões de brasileiros que merecem viver a vida que leva, cercado de bandidos e ladrões por todos os lado. É um ignorante e analfabeto político, temos de ter piedade.

  8. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Falador
    Em Trizidela do Vale a merenda escolar, perto da merenda escolar das cidades de Martinópole-CE, Granja-CE e Uruoca-CE é BANQUETE. Sardinha? Melancia?
    Se as crianças de Martinóple souberem disto vão ficar mortas de inveja. Aqui, quando a merenda não é vento com poeira (simplesmente não tem merenda), é um copo de refresco de tamarindo com duas bolachas. E contadas.
    Ah, o conselho tutelar? Existe, sim, mais foi eleito com os candidatos e os votantes todos eles escolhidos pelo prefeito. É que antes da eleição ele faz um tal de cadastramento. E só pode se candidatar e votar quem estiver cadastrado. Se o promotor sabe disto? Se ele sabe eu não sei, só sei que toda a cidade sabe. Mas se alguém for lá dizer isto com certeza o promotor irá pedir duas testemunhas.
    Então, meu caro Falador, erga os braços para os céus e agradeça a Deus por ter colocado em Trizidela do Vale um prefeito tão voltado para o atendimento das necessidades das crianças desta bela cidade. Em Martinópole a coisa é braba. E os vereadores na sua maioria, analfabetos, dos nove eu tenho ABSOLUTA CERTEZA DE QUE QUATRO SÃO ANALFABETOS de não ler IVO VIU A UVA, não fiscalizam nada, porque na verdade não passam de capachos do prefeito.
    Sabe por que toda esta bandalheira acontece? Acontece, Falador, por causa da impunidade. Acontece pela omissão dos promotores que não fiscalizam as eleições para os conselhos tutelares, não fiscalizam o trabalho dos conselheiros.
    A culpa de toda esta pouca vergonha com a merenda escolar é da justiça. Nunca um promotor foi verificar num colégio se a merenda escolar estava sendo servida. Nunca um promotor foi a um colégio verificar a qualidade da merenda escolar.
    Você sabia que agora existe a profissão de VENDEDOR DE MERENDA ESCOLAR? Existe. É o indivíduo que SEMPRE ganha a concorrência para o fornecimento da merenda escolar. Aqui em Granja é sempre a mesma pessoa que ganha a concorrência. Podem fazer a concorrrência que fizer, só dá ele na cabeça. Por que só dá ele? Vai ver ele tem sorte…
    Um dia, Falador, esta CANALHICE terá fim.
    Quando, eu ainda não sei, mas que já está perto, está.
    Muito mais perto do que estes corruptos pensam.

  9. Josemar disse:

    Ô Lima! Pague o passeio da sua guerreira, do seu bolso. Do nosso, nããããããããããããããão!
    Fazer cortesia com dinheiro do povo é coisa que não se faz nem de brincadeira. Você está debochando de nós, por quê?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens