Fechar
Buscar no Site

Deputados criticam cancelamento de licitação da obra na BR-135

O cancelamento do processo licitatório para a duplicação da BR-135 foi criticado por diversos parlamentares, na manhã desta terça-feira (11). O assunto foi abordado na tribuna pelos deputados Hélio Soares (PP), Cleide Coutinho (PSB), César Pires (DEM), Carlos Alberto Milhomem (PSD), Arnaldo Melo (PMDB), Marcelo Tavares (PSB), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Rogério Cafeteira (PMN), Bira do Pindaré (PT), Stênio Rezende (PMDB), Raimundo Cutrim (PSD), Marcos Caldas (PRB) e Raimundo Louro (PR).

O primeiro pronunciamento sobre o assunto foi proferido pela deputada Cleide Coutinho, que fez uma enfática defesa da união da Assembleia Legislativa, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para que, o quanto antes, seja realizada a obra de duplicação da BR-135. A licitação para duplicar esta rodovia federal foi cancelada pelo Ministério dos Transportes.

Cleide Coutinho afirmou que a idéia é realizar um grande movimento em prol da duplicação da BR-135, envolvendo os deputados estaduais, os deputados federais, o presidente do Senado, senador José Sarney, (PMDB/AP) e a governadora Roseana Sarney (PMDB).

Os deputados Rogério Cafeteira, Marcos Caldas, Raimundo Louro e Hélio Soares concordaram com a idéia da deputada Cleide Coutinho, dizendo que a bancada estadual maranhense precisa estar melhor sintonizada com a bancada federal.

Em seu discurso, o deputado César Pires lembrou de um pronunciamento que fizera, meses atrás, condenando a situação da BR-135, e por esta razão chegou a ser alvo de algumas críticas.

“Quando eu disse da inação, da omissão, da leniência, da falta de esforço da nossa bancada federal como um todo e sem exceção, o mundo caiu sobre minhas costas”, lembrou César Pires.

MOBILIZAÇÃO POLÍTICA

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), informou que a Mesa Diretora da Casa vai preparar um documento reivindicatório, para encaminhar ao governo federal e à bancada maranhense, no Senado e na Câmara Federal.

“Vamos convidar as instituições organizadas do nosso Estado como a Fiema, Associações Comerciais e outras, para que possamos mobilizar todos os nossos políticos da Bancada Federal, senadores e deputados federais”, afirmou Arnaldo Melo.

Os deputados Carlos Alberto Milhomem e Raimundo Cutrim defenderam a idéia de os deputados estaduais do Maranhão marcarem uma audiência com o ministro dos Transportes, para cobrar do governo federal uma providência imediata em favor da duplicação da BR-135.

O líder da Oposição na Assembleia, deputado Marcelo Tavares, sugeriu ao presidente da Casa, Arnaldo Melo, que marque uma audiência no Ministério dos Transportes com a presença dos 42 deputados estaduais do Maranhão, para desta forma pressionar o ministro para que ele tome alguma providência.

O deputado Rubens Pereira Júnior disse que tem a idéia de que se faça uma força tarefa, entre todos os deputados estaduais, inclusive pressionando todas as outras autoridades maranhenses, no sentido de uma luta conjunta pela duplicação da BR-135.

Em seu pronunciamento, o deputado Bira do Pindaré (PT) cobrou celeridade tanto nos processos de duplicação da BR-135 quanto de reforma do Aeroporto Marechal Cunha Machado.

O deputado Stenio Rezende, por sua vez, fez questão de manifestar na tribuna sua indignação pelo modo como o Maranhão está sendo tratado pelo Ministério dos Transportes especificamente, e principalmente em relação à duplicação da BR-135.

“Eu diria que se fosse até no Piauí, Estado bem menor, a sua bancada no Congresso Nacional é menor do que a nossa, certamente já teriam encontrado uma solução para resolver a duplicação dessa BR, mas, como é difícil para a nossa bancada a união dos 18 deputados federais, no sentido de ir junto ao Ministério dos Transportes, e de reivindicar, urgentemente, essa duplicação”, declarou Stênio Rezende. (Com informações da Agência Assembleia)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens