Fechar
Buscar no Site

Deputados afirmam ter encontrado “ortiga, cobra cascavel, maxixe, menos gente sendo tratada” nos hospitais de Roseana

Os deputados federais Domingos Dutra (PT) e Simplício Araújo (PPS) realizaram, nesta sexta-feira, uma diligência pelo interior do Estado para inspecionar as obras de construção dos 72 hospitais do “Programa Saúde é Vida” do governo Roseana Sarney. Os parlamentares visitaram as unidades de saúde de Alto Alegre, Matões do Norte, Peritoró, Bernardo do Mearim, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco, Conceição do Lago Açu e Marajá do Sena.

O objetivo da inspeção, segundo os deputados, foi de verificar a estrutura e as condições de funcionamento dos hospitais. “Na região do Médio Mearim, apenas em Lago dos Rodrigues o hospital se encontra em funcionamento. Matões do Norte, Alto Alegre, Marajá do Sena, Peritoró e Bernardo do Mearim, a situação é calamitosa”, afirmou Simplício Araújo, após percorrer, em peregrinação, as unidades hospitalares.

De acordo com Dutra, em Matões do Norte a unidade hospitalar sequer tinha vigia de plantão. Segundo o petista, o hospital da cidade contém 20 leitos hospitalares, abandonados, sem equipamentos, onde a principal atividade desenvolvida é o plantio de maxixe e de fedegoso. No local, populares revelaram que o único parto que aconteceu fora de uma jumenta que sofria de dores.

“O que presenciamos em Matões do Norte foi um quadro de muito mato, sem qualquer vigilância ao patrimônio público e uma plantação de maxixe, que fazia a decoração do lugar. Aqui a gente viu ortiga, cobra cascavel, maxixe, menos gente sendo tratada”, disse Dutra, que chegou a apanhar alguns maxixes do local. “É pra colocar no feijão”, justificou, para em seguida brincar:

“Aqui deve ter uns preazinhos, uma cobra cascavel…”, contou Dutra. “Toma cuidado, se você for picado não tem nem onde te leve, teremos que te levar para Teresina”, alertou Simplício o colega do perigo.

Em Alto Alegre, “onde era pra ser chamado de hospital”, conforme Simplício, “existia apenas um prédio totalmente abandonado”. “Também no hospital de Peritoró não foi encontrado funcionários. A situação não foi diferente no hospital de Bernardo do Mearim e Lago do Junco, também com as estruturas totalmente comprometidas e sem funcionamento”, relatou o socialista.

Dutra e Simplício disseram ainda que em Alto Alegre do Maranhão, o hospital de 50 leitos possui alguns equipamentos, no entanto, uma parte foi incendiada, não havendo água encanada e muito menos vigilância. Da mesma forma, em Peritoró, na qual a unidade se encontra pronta, mas sem funcionar. (Com informações do blog Pedras Verdes e União Juventude)

Confira no vídeo abaixo a visita dos deputados aos hospitais.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens