Fechar
Buscar no Site

Deputado chama Sarney de mentiroso e contesta indicador sobre saúde do MA

O líder do Bloco Parlamentar de Oposição (BPO), Marcelo Tavares (PSB), contestou, na sessão desta segunda-feira (5), os indicadores de saúde no Maranhão, apresentados pelo Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS) e publicizados pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB), através de artigo publicado no jornal O Estado do Maranhão neste final de semana. Tavares afirmou que o artigo do senador maranhense está “completamente equivocado”, uma vez que dá unicamente a filha, governadora Roseana Sarney, o crédito pela melhoria do Maranhão no IDSUS.

O deputado classificou o artigo de “mentiroso”, que não teria “nenhuma relação com a verdade”. Marcelo Tavares justificou dizendo que os anos que serviram como base para o índice foram os de 2007 e 2008, quando Jackson Lago era governador. Ele destacou ainda que em 2009 o governo foi parte Jackson e parte Roseana.

“Primeira mentira: não é de responsabilidade de Roseana; segunda mentira: diz que há melhoria da colocação no Maranhão. É a primeira vez que esse índice é divulgado, então não houve uma divulgação anterior para dizer que melhorou agora”, explicou Marcelo.

De acordo com o parlamentar socialista, a terceira mentira “é dizer que a melhoria, que não aconteceu, é ocasionada pelo programa ‘Saúde é Vida’, do Ricardo Murad [secretário de Estado de Saúde]”, porque o único hospital inaugurado pelo “Saúde é Vida” foi o de Lago dos Rodrigues, de 20 leitos, no ano de 2010.

“Só o hospital dos Lagos dos Rodrigues infelizmente não tem a capacidade de melhorar a saúde do Maranhão inteiro. Naquele ano de 2010, se a governadora Roseana Sarney inaugurou um hospital, que foi o de Lago dos Rodrigues, ela fechou o Hospital do IPEM, fechou o Hospital Pan Diamante, fechou o Hospital de Barreirinhas e uma série de outros hospitais. Então ela fechou muito mais do que abriu. E dizer que o Maranhão melhorou! Melhorou como se é a primeira vez que esse índice é publicado? Onde foi que o Sarney comparou?”, questionou Marcelo Tavares.

Marcelo solicitou ao deputado governista Carlos Alberto Milhomem (PSD) mostrar “para o senador Sarney que ele anda escrevendo besteira no jornal que é dono”. “O cidadão que tem mais de 50 anos de vida pública deveria escolher melhor o que escreve”, disse. “Quando forem procurar um índice para falar bem desse governo caótico, escolha um índice que realmente reflita a realidade do Maranhão e no período de comando da oligarquia”, completou.

Marcelo ressaltou ainda que todos os índices utilizados são referentes aos programas do governo federal feitos diretamente com os municípios, como, por exemplo, o PSF (Programa Saúde da Família). E explicou que a variante principal para compor esse índice do IDSUS é o numero de equipes da Saúde da Família, “que é um programa do governo federal e não da governadora, mas, infelizmente, o nosso Estado é um dos de pior situação social do Brasil, não digo isso com nenhuma alegria. Agora, mentira, nós não vamos aceitar”, concluiu.

Inconsistência

O deputado federal Simplício Araújo (PPS) disse hoje que lamenta muito a forma desesperada como a Secretaria de Saúde do Maranhão comemorou os dados do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS). De acordo com ele, o estudo vem recebendo criticas de especialistas em saúde publica de todo o Brasil. Especificamente no caso do Maranhão, o IDSUS 2012 aponta Timon com a melhor pontuação. “Ou seja, a cidade que se limita com Teresina e vive sendo constrangida na capital do Piauí teria a melhor situação de saúde do estado?”, indagou o deputado.

Simplício Araújo ressaltou que todos os timonenses sabem o quanto sofrem com a atual gestão de saúde na cidade, e que o fato se deve principalmente ao desfinanciamento da saúde promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, que aconteceu a partir de 2009, época do estudo, quando Timon sofreu a retirada de recursos do Hospital Alarico Pacheco.

Também com referência ao estudo, o parlamentar disse que, caso houvesse algo a comemorar, esse mérito seria todo dos municípios. “Em 2009, quando o Ministério da Saúde levantou dados para o IDSUS, apenas uma unidade do Programa Saúde é Vida estava funcionando no Estado, no caso em Lago dos Rodrigues, e ainda assim a cidade perde no ranking do estudo para vários municípios que sequer possuem hospitais”, avaliou.

Simplício Araújo destacou que os 24 indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde em nada refletem a realidade da saúde nos municípios brasileiros. Ele afirma ainda que tal estudo não pode ser aplicado num país tão grande e com diferentes culturas. “No caso de Timon, a colocação do município em destaque vem colocar por terra toda a eficiência da avaliação do Ministério da Saúde”, frisou.

O deputado pretende visitar o Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS no Ministério da Saúde para debater os dados com a equipe responsável pelo IDSUS.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

15 respostas para “Deputado chama Sarney de mentiroso e contesta indicador sobre saúde do MA”

  1. Capelobo disse:

    SARNEY É UM POBRE COITADO EM BUSCA DE UM CONSOLO.
    ESSE AÍ SÓ A MORTE DÁ JEITO.
    QUER DE QUALQUER FORMA LEVANTAR A MORAL DE UM GOVERNO MISERÁVEL.
    DESESPERO, ELE SABE QUE VÃO SER LEMBRADOS APENAS COMO BANDIDOS DA PIOR ESPÉCIE.

  2. Claudio Roberto disse:

    Amigo Jornalista, a presente não é para comentar, mas para denunciar uma maracutaia em andamento. No concurso da Prefeitura de Vitorino Freire, a nora do prefeito Ribamar Rodrigues já passou no concurso de Satubinha para o cargo de enfermeira. Sabe qual o instituto que fez o ceratame lá Graça Aranha, o mesmo que vai realizar em Vitorino Freire. Por favor veja a relação de aprovados para o cargo de enfermeiro plantonista. Denuncie essa aberração. Ela vai fazer concurso em VF para enfermeiro auditor, salário R$ 7.530,00 0 maior. Assim como o neto vai fazer para procurador municipal. salário R$ 7.530,00, denuncie para o MP, bote em toda a impresnsa.

  3. vertigem disse:

    esse monstro quer passar pela politica brasileira ileso, ele acha que escrevendo mentiras é a solução, mas é um grande engano, esse cachorro vai ser marcado pra sempre como um coronel bandido e corruptor, que favorece seus filhotes abutres e suas crias podres…
    o fim ta próximo, a oitiva aconteceu (finalmente) e agora não para mais, pois seu amante sergio muniz nao vai mais poder protelar….EI SARNEY VAI TOMAR NO CU. EI SARNEY VAI TOMAR NO CU…

  4. Capitao caverna disse:

    Quem sarney mentiroso nao.ele e o diabo o pai da mentira.

  5. LIMA disse:

    CONTESTA É O CARAL……. PORR…OS NUMEROS ESTAO AI CARAL….. O QUE Q AINDA FALTA PORR…… VAI TOMAR NO C….. PUTA Q PARIU!!!! SO FALTA DIZER QUE SARNEY MANIPULOU ESSES NUMEROS!!!! CARA NAO DA PRA AGUENTAR ESSA OPOSIÇAO!!! PORRRA!!!!!!!!! ARTIGO MENTIROSO É O CARALHO!!!! PENSA QUE TODO MUNDO É IDIOTA SEU BALAIO ?????????? SEU BALAIO ….NEM TODO MUNDO É ANALFABETO PARA VCS ALIENAREM…. TODO MUNDO SABE QUE ESSES NUMEROS SAO CONSISTENTES E NAO FOI SARNEY QUEM CRIOU ESSE ARTIGO. ELE APENAS SE BASEOU.!!! NUMEROS ABSOLUTOS!!! FATOS!!!!!!!! EI DEPUTADO, PROCURA OS TEUS ELEITORES ANALFABETOS PRA VC FALAR ISSO.!!!! OPOSIÇAO MALDITA!!!!!! É POR ISSO Q VCS NUNCA VAO SER VENCEDORES. !!!! PUTA QUE PARIU …. ….. DERROTADOS,FRACASSADOS,ALIENADOS,…… JOHN CUTRIM,DESCULPA OS PALAVROES E ESSAS PALAVRAS NAO FORAM DIRECIONADAS A VC.

  6. Mario Reis disse:

    um bosta de um Lima desses quando precisar de saúde vai entender que merda esse RICARDO GURU tá fazendo.

  7. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Sobre este assunto já tinha divulgado um comentário em outro tópico.
    Eis o comentário:
    No texto divulgado encontramos estas pérolas:
    a) Entre as capitais, à frente de cidades como Brasília, Rio de Janeiro e Teresina, em nono lugar está São Luís, onde hoje a maioria dos atendimentos é feita pela rede estadual de saúde.
    Digo eu: Então os maranhenses procuram atendimento nos hospitais de Teresina porque são todos doidos varridos?
    b)A governadora Roseana Sarney destacou que o avanço alcançado na saúde nos últimos três anos, retratado agora pelo Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde, mostra que o Maranhão está no caminho certo. “Hoje, temos uma rede totalmente estruturada e que está se consolidando com as ações do Programa Saúde é Vida, garantindo mais qualidade de vida para os maranhenses”, afirmou a governadora.
    Digo eu: Alguém no Maranhão consegue ver esta rede estruturada? Só se for uma rede estruturada no cultivo de maxixe, como mostrou o Dep Domingos Dutra.
    c)Paralelamente, os gestores municipais têm buscado melhorar a atenção primária, com o trabalho das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), e no atendimento de média complexidade. Neste caso, o Estado tem dado importante contribuição, com a construção e aparelhamento de novas unidades hospitalares nos municípios.
    Digo eu: Um bonito jogo de palavras. Mas só um jogo de palavras. Precise de atendimento médico numa pequena cidade do interior maranhense.
    A propaganda oficial mostra um quadro totalmente diferente da realidade.
    d) Quando todas as obras do programa estiverem concluídas…
    Digo eu: Está é a pérola das pérolas. Quando todas as obras estiverem concluídas. Dá até para rir. Se nem os 72 hospitaus prometidos ainda foram concluídos, imagine a conclusão de todas as obras. Observe que não marca uma data para a conclusão de todas as obras. Apenas diz quando todas as obras estiverem concluídas.
    Quem escreveu este texto pensa que o povo maranhense é jumento? Jumento igual ao que estava pastando nos fundos de um hospital que o Deputado Simplício divulgou a foto?
    Como a realidade é diferente do que mostra a propaganda oficial.
    Como é diferente.

  8. pericles disse:

    Jonh, se não me engano já te falei isso, mas se não, vou te falar agora.
    Marcelo Tavares emprenhou a Assembléia Legislativa do Maranhão com pelo menos 1100 funcionários fantasmas. Do valor total pago aos “funcionários espectrais”, pelo menos 70% ficavam com Marcelo.
    Resumo da ópera: Marcelo Tavares é LADRÃO e, dizem as más linguas ( ou seriam boas?) que, a exemplo do tio chifrudo, é descalcificado.

  9. ARATUZZA JUNIOR disse:

    taí…………… concordo com o tavares…………… o diablo de bigode mentiu e mente sobre a realidade da saude publica no maranhão. também comparar uti aerea e hospitais de alta resolução do sudeste a disposição da saude dos politicos vagabundos custeaos pelo contribunte maranhense, é outra coisa. te manca diablo de bigode. tenta lavar teu pe enlameado e te deita num côfo.

  10. LIMA disse:

    EU NAO PRECISO DE SAUDE PUBLICA BALAIO!!! E SUA OPINIAO É TAO INSIGNIFICANTE QUANTO UM CHEQUE RASGADO. O QUE VEM DE BAIXO NAO ME ATINGE.!!!

  11. silva disse:

    esse deputado e um palhaço cara, onde ele stava e o que fez, na epoca do seu tio o traira do Ze reinaldo, arrebentou com o maranhao? quem tem telado de vidro tavares, nao joga pedra em ninguem. va trabalhar!!!!!

  12. VIRGULINO ( LAMPIAO) disse:

    EITA QUE A MENINA LIMA SOLTOU A FRANGA!!!
    CALMA MENINA!!!
    CONSISTENTES E TEU PAR DE CHIFRES!!!
    ANALFABETOS, SO CONHECO UM, TU LIMA, O MAIOR ANALFABETO PELA SACO QUE O MARANHAO JA TEVE!!
    FRACASSADOS,ALIENADOS,BAYTOLA, LAMBE CUECA DO RICARDO…
    FAÇA MINHA AS TUAS PALAVRAS, TODAS SAO O QUE TU ES NA VERDADE!!
    LAMBE OVO!!!
    PUTA QUE PARIU, OLHA O PALAVRAO, QUEM SABE NAO TE PARIU!!

  13. jeca disse:

    SARNEY NÃO MENTE,ELE CRIA,MENTIROSO SOU EU, ELE É LADRÃO.

  14. OZEAS disse:

    eu fico impressionado com a oposição do maranhão, não pertenço e nem simpatizo com nenhum partido politico, mais quero deixar bem claro a minha indignação com a oposição e a politica que é feita em nosso estado. por exemplo: a oposição fica torcendo para o governo da direita fracassar seja qual for o projeto, só para ter motivo pra falar , o projeto só presta se for do lado deles. é impressionante como torcem o nariz e viram o rosto quando é alguém do lado deles envolvida em maracutaia; quando a notícia é boa para o maranhão a nível nacional eles não gostam, por que notícia boa para eles é quando fala das mazelas e da pobreza e que o maranhão é o estado mais pobre e miserável do país ,e chegam até colocar em outdoors em brasília ( eu vi), é este tipo de notícia que eles gostam de ouvir. outro dia ouvir um repórter piauiense elogiando o reveillon de são luis e falando que a cidade melhorou muito desde a última vez que esteve aqui na década de 70 , e teve alguns idiotas que ficaram chateados com essa declaração e começaram a falar que ele estava totalmente errado que são luis era um nojo devido aos maus governos, por que vocês não deixam os visitantes tirarem suas próprias conclusões, o jornalista não elogiou governo e nem prefeito ele fez um comentário sobre a cidade dentro que ele observava, eu pergunto por que as notícias ruins são sempre de fontes verdadeiras? e as notícias boas geram dúvidas quanto a sua veracidade? a oposição está perdendo e muito, por que ao invés de ficar procurando e torcendo por falhas deveriam apresentar os seus projetos, já faz muito tempo que a oposição daqui não mostra um bom projeto é só ataque todo tempo. eu sou um cidadão maranhense que fica indignado com esse tipo de comportamento. john cutrim eu acho que o jornalismo deve ser feito sem nenhum tipo de interferencia política , pois isso torna a notícia superficial e pretenciosa. um abraço.

  15. João araujo filho disse:

    Ei lima essa entrou ardendo mas não esquenta tua bundinha vem coisa grossa ai o ladrão chefe tá encurralado e a ladra do Maranhão tá feito galinha tonta portanto para com esses chiliques isso é coisa de viado e tu é macho até debaixo de outro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens