Fechar
Buscar no Site

Deputado chama Sarney de mentiroso e contesta indicador sobre saúde do MA

O líder do Bloco Parlamentar de Oposição (BPO), Marcelo Tavares (PSB), contestou, na sessão desta segunda-feira (5), os indicadores de saúde no Maranhão, apresentados pelo Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS) e publicizados pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB), através de artigo publicado no jornal O Estado do Maranhão neste final de semana. Tavares afirmou que o artigo do senador maranhense está “completamente equivocado”, uma vez que dá unicamente a filha, governadora Roseana Sarney, o crédito pela melhoria do Maranhão no IDSUS.

O deputado classificou o artigo de “mentiroso”, que não teria “nenhuma relação com a verdade”. Marcelo Tavares justificou dizendo que os anos que serviram como base para o índice foram os de 2007 e 2008, quando Jackson Lago era governador. Ele destacou ainda que em 2009 o governo foi parte Jackson e parte Roseana.

“Primeira mentira: não é de responsabilidade de Roseana; segunda mentira: diz que há melhoria da colocação no Maranhão. É a primeira vez que esse índice é divulgado, então não houve uma divulgação anterior para dizer que melhorou agora”, explicou Marcelo.

De acordo com o parlamentar socialista, a terceira mentira “é dizer que a melhoria, que não aconteceu, é ocasionada pelo programa ‘Saúde é Vida’, do Ricardo Murad [secretário de Estado de Saúde]”, porque o único hospital inaugurado pelo “Saúde é Vida” foi o de Lago dos Rodrigues, de 20 leitos, no ano de 2010.

“Só o hospital dos Lagos dos Rodrigues infelizmente não tem a capacidade de melhorar a saúde do Maranhão inteiro. Naquele ano de 2010, se a governadora Roseana Sarney inaugurou um hospital, que foi o de Lago dos Rodrigues, ela fechou o Hospital do IPEM, fechou o Hospital Pan Diamante, fechou o Hospital de Barreirinhas e uma série de outros hospitais. Então ela fechou muito mais do que abriu. E dizer que o Maranhão melhorou! Melhorou como se é a primeira vez que esse índice é publicado? Onde foi que o Sarney comparou?”, questionou Marcelo Tavares.

Marcelo solicitou ao deputado governista Carlos Alberto Milhomem (PSD) mostrar “para o senador Sarney que ele anda escrevendo besteira no jornal que é dono”. “O cidadão que tem mais de 50 anos de vida pública deveria escolher melhor o que escreve”, disse. “Quando forem procurar um índice para falar bem desse governo caótico, escolha um índice que realmente reflita a realidade do Maranhão e no período de comando da oligarquia”, completou.

Marcelo ressaltou ainda que todos os índices utilizados são referentes aos programas do governo federal feitos diretamente com os municípios, como, por exemplo, o PSF (Programa Saúde da Família). E explicou que a variante principal para compor esse índice do IDSUS é o numero de equipes da Saúde da Família, “que é um programa do governo federal e não da governadora, mas, infelizmente, o nosso Estado é um dos de pior situação social do Brasil, não digo isso com nenhuma alegria. Agora, mentira, nós não vamos aceitar”, concluiu.

Inconsistência

O deputado federal Simplício Araújo (PPS) disse hoje que lamenta muito a forma desesperada como a Secretaria de Saúde do Maranhão comemorou os dados do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS). De acordo com ele, o estudo vem recebendo criticas de especialistas em saúde publica de todo o Brasil. Especificamente no caso do Maranhão, o IDSUS 2012 aponta Timon com a melhor pontuação. “Ou seja, a cidade que se limita com Teresina e vive sendo constrangida na capital do Piauí teria a melhor situação de saúde do estado?”, indagou o deputado.

Simplício Araújo ressaltou que todos os timonenses sabem o quanto sofrem com a atual gestão de saúde na cidade, e que o fato se deve principalmente ao desfinanciamento da saúde promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, que aconteceu a partir de 2009, época do estudo, quando Timon sofreu a retirada de recursos do Hospital Alarico Pacheco.

Também com referência ao estudo, o parlamentar disse que, caso houvesse algo a comemorar, esse mérito seria todo dos municípios. “Em 2009, quando o Ministério da Saúde levantou dados para o IDSUS, apenas uma unidade do Programa Saúde é Vida estava funcionando no Estado, no caso em Lago dos Rodrigues, e ainda assim a cidade perde no ranking do estudo para vários municípios que sequer possuem hospitais”, avaliou.

Simplício Araújo destacou que os 24 indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde em nada refletem a realidade da saúde nos municípios brasileiros. Ele afirma ainda que tal estudo não pode ser aplicado num país tão grande e com diferentes culturas. “No caso de Timon, a colocação do município em destaque vem colocar por terra toda a eficiência da avaliação do Ministério da Saúde”, frisou.

O deputado pretende visitar o Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS no Ministério da Saúde para debater os dados com a equipe responsável pelo IDSUS.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens