Fechar
Buscar no Site

Deputado Ciro Neto tem semana movimentada na Assembleia Legislativa

Entre reunião de comissões e debates sobre a reforma da previdência, o deputado faz presença e dá declarações

Logo na segunda-feira (10), o deputado Ciro Neto, durante a fala do grande expediente, em Sessão Plenária, fez um aparte na fala do deputado Fábio Macêdo (PDT), sobre a visita na ENEVA, que foi muito pontuada nos meios de comunicação na semana passada.

Sobre a visita, ou melhor sobre a forma como os deputados foram barrados pela empresa, em sua termoelétrica no porto do Itaqui, Ciro Neto, foi muito enfático em pontuar que o gás natural explorado nos complexos da ENEVA em cidades como Santo Antônio dos Lopes e Capinzal deve ser usado pelo maranhense como gás veicular e gás de cozinha. No que diz respeito a exploração do gás, o deputado fez uso da própria fala dos representantes da ENEVA durante audiência pública, realizada no dia 22 de maio no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Estado.

Durante a audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Econômicos , o gerente de relações institucionais da ENEVA, Giancarlo Ciola explicou que “o papel da Eneva é encontrar o gás e produzir o gás, que é uma matéria-prima. A distribuição, o transporte, a disponibilização desse gás depende de muitos atores com os quais nós trabalhamos constantemente, com os quais temos relação de parceria muito produtiva (…) Nós acendemos a luz de muitas casas aqui, produzimos energia barata, ok?”

Sobre a tarifa de energia, o deputado questiona, será se realmente pagamos mais barato. “Talvez não seria melhor voltar os investimentos para a termo elétrica do porto do Itaqui-Bacanga, que gera energia para quase 40% de São Luís, segundo a empresa? Ou melhor ainda, a empresa ENEVA poderia focar seus investimentos em geração de energia limpa”, pontou o deputado.

O gás natural é um recurso de todos e é esgotável, segundo posicionamento do deputado, talvez fosse melhor aproveita-lo para diminuir o consumo da gasolina, como uma alternativa de produto para abastecimento dos carros no Maranhão. Ainda segundo o parlamentar, quando comparado à gasolina, o gás sairia cerca de 40% a 50% mais barato para o bolso do consumidor.

Já terça-feira, os deputados membros da Comissão de Assuntos Econômicos, Fábio Macedo, Ciro Neto, Leonardo Sá, Wendell Lages junto com Duarte Jr discutiram como irão agir daqui para frente na tentativa de fiscalizar, em prol do maranhense, a empresa que explora o gás natural em nosso estado.

Previdência


Além de fazer aparte durante Sessão Plenária, os deputados estaduais Ciro Neto, Antônio Pereira, Fernando Pessoa, Wendell Lages, Zé Inácio, Adelmo Soares, Daniella Tema, Leonardo Sá e Zito Rolim, junto com os deputados federais, Marcio Jerry, Bira do Pindaré, Juscelino Filho e discutiram a reforma da previdência, em Audiência Pública proposta pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Othelino Neto que compôs a mesa junto com a deputada Cleide Coutinho.

A audiência realizada no Auditório Fernando Falcão, contou com membros de partidos, empregados e empregadores, interessados na reforma da previdência.

São João dos Patos
O parlamentar Progressista, Ciro Neto também repercutiu em suas redes sociais, o aniversário de 81 anos de emancipação política da cidade de São João dos Patos, terra natal de sua avó Maria da Cruz.

Já ontem (13), o deputado participou de audiência pública, organizada pela Comissão de Assuntos Municipais, da Assembleia Legislativa, sobre os abatedouros no Maranhão.

Compareceram nesta reunião, representantes da AGED, a engenheira agrônoma representante da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, membros da vigilância sanitária estadual, bem como donos de abatedouros privados.

Durante a reunião, o deputado disse que a melhor solução para a problemática seria a criação de convênios entre municípios, além disso, tentar capturar os olhos dos empresários, mostrar a eles, que investir em abatedouros pode sim, ser algo lucrativo, formando parcerias entre municípios e empresários.

Finalizando as atividades da semana na Assembleia Legislativa, hoje (14), os parlamentares Ciro Neto, Dra Thaiza Hortegal (PP) e Fernando Pessoa (Solidariedade), estiveram presentes em evento organizado pela Procuradora da Mulher na Alema, deputada Dra Helena Duailibe, junto com a procuradora da mulher na Câmara Federal, deputada federal Iracema Portella (PP-PI).­

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens