Fechar
Buscar no Site

Denuncia de abandono e extinção da SEDES do governo Roseana Sarney

No Governo do Estado do Maranhão, nada se cria tudo se desmancha. A Governadora trata do Estado como se fosse um “brinquedinho”, daqueles que se monta e desmonta a seu bel prazer.

Não contente em acabar com a agricultura no Estado, extinguindo em suas gestões anteriores, a Emater, Cimec e outras do ramo, agora resolveu acabar de vez com a Assistência Social. Desconhecendo a Lei Federal que trata do comando único da Assistência Social, subtraiu a Assistência Social da SEDES – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e acoplou-a na SEDIHC – Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania.

Vice-governador Washington Luiz cumprimenta Fernando Fialho na ocasião em que assumiu secretaria

A SEDES inseriu em sua nomenclatura, a Agricultura Familiar e a SEDIHC, por sua vez, inseriu a Assistência Social que fazia parte da SEDES, cujos recursos federais destinados aos Programas Sociais, são repassados aos municípios (Fundo a Fundo) através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Com esta divisão, Fernando Fialho ficou com a SEDES e a maioria de seus funcionários (alguns à contragosto), e a SEDICH presenteada à Sra. Luíza de Amorim Oliveira, que trouxe toda a sua trupe do Monte Castelo para o Edifício Clodomir Millet no retorno do Calhau. Bem que Luíza poderia ficar no Canadá. Não faria a menor falta.

Pasmem, os senhores, a SEDIHC ainda não disse a que veio. Não há menor conexão entre as duas políticas, a dos Direitos Humanos e a da Assistência Social.

Vale ressaltar, que a Governadora “arrancou” o Cadastro Único que é a porta de entrada de todos os Programas e Serviços da área da Assistência Social e o “levou” para a SEDES, onde a música mais tocada é “O samba do Crioulo Doido”. Uma parte de seus funcionários atende na Praia Grande (antigo NEPE), sem a menor estrutura física e a outra parte, na Rua Coronel Paiva no bairro do Turu, em uma casa alugada, que segundo as más línguas, é de propriedade do Sarney Filho.

Por outro lado, a SEDIHC, está prestes a sair do Centro Administrativo do Governo, onde fica a maioria das Secretarias de Estado e se mudar para o antigo CSU do Vinhais, um prédio esteticamente feio, desconfortável, e fora dos padrões dignos de uma Secretaria de Governo.

A Vigilância Sanitária precisa fazer uma visita na SEDIHC. As salas são extremamente sujas (quem está recolhendo o lixo dos cestos, por uma questão de gentileza, é o pessoal contratado pela Prefeitura do prédio, sem a menor obrigação). Tem de tudo: churume, banheiro sujo, frigobar com bactérias, baratas, poeira etc. O chão, quase não se enxerga a cor do piso. Às vezes, é varrido pelas próprias técnicas. Até Assistente Social já lavou banheiro.

Alguns dias trás, vimos na televisão, o Dr.Mário Macieira, Presidente da OAB/MA dando uma entrevista, quando dizia que ira solicitar à Vigilância Sanitária a interdição de um prédio de propriedade da Prefeitura Municipal, entretanto, este senhor, “esqueceu” da SEDIHC, visto que a sua esposa, a Sra. Luiza, é a dita Secretária.

Senhora Governadora, reveja seus conceitos. Afinal, este não seria o “melhor” Governo de sua vida?

(*) Denuncia enviada por servidores que prefere não se identificar, com medo de represálias. Qualquer denúncia pode ser enviada ao blog através do e-mail [email protected]

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens