Fechar
Buscar no Site

“Dei um rabo de vaca no Sarney. Joguei a bola por um lado e peguei do outro”, diz Dutra

‘Como diz no futebol, dei um rabo de vaca no Sarney. Joguei a bola por um lado e peguei do outro’, disse o deputado

De O Globo

De ternos com cores extravagantes e sem papas na língua, o deputado Domingos Dutra (PT-MA), que nunca economizou críticas nem a seu partido, conseguiu o que se pode considerar uma façanha: vai presidir uma comissão da Casa, a de Direitos Humanos, uma das preferidas do PT. Principal adversário da família Sarney no Maranhão, o petista conta que manteve em silêncio sua candidatura à comissão, para não correr o risco, segundo ele, de sofrer o boicote do senador José Sarney (PMDB-AP).

– Como diz no futebol, dei um rabo de vaca no Sarney. Joguei a bola por um lado e peguei do outro – disse Domingos Dutra, que assegurou não usar o cargo e o trabalho na comissão para atingir seu desafeto político: – Não sou irresponsável. Sei que o cargo é da bancada. Não vou usar a comissão para retaliar ou algo desse tipo.

Na primeira reunião da Comissão, nesta quarta-feira, foram aprovados 37 requerimentos. Muitos deles para apurar ações do governo nas hidrelétricas, questões indígenas e quilombolas. Apesar de afirmar que não usará a comissão para fazer oposição aos Sarney, Dutra conduziu a aprovação de requerimento seu pedindo para investigar a construção de uma rodovia que a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), está construindo em São Luís.

– É uma comissão sem coloração política. Não poupamos PT nem PSDB. E nem ninguém – disse Dutra.

O petista, de qualquer maneira, considera sua ascensão à presidência da Comissão dos Direitos Humanos um fato positivo para sua luta no Maranhão.

– Pela minha origem, filho de uma quebradeira de côco, cuja mãe teve vinte filhos e o pai que tinha outros dez filhos por fora do casamento… Nasci num quilombo, sou um quilombola. Só de chegar na Câmara já é uma conquista.

Domingos Dutra pretende dar dor de cabeça ao governo e tocar em algumas mazelas do país, como a situação dos presídios.

– Tem preso vivendo pior que bicho, amontoado nas cadeias.

Os problemas dos indígenas:

– Há índio morrendo de morte morrida, se suicidando; e outros de morte matada, executados por jagunços.

Dutra não poupa nem a presidente Dilma Rousseff e critica sua demora para instalar a Comissão da Verdade.

– A Dilma nos pediu tanto empenho para aprovar o projeto e manter o texto original, o que fizemos, mas o tratamento não está sendo o mesmo. Ela demora para indicar a Comissão da Verdade, o que abre espaço para essa milicada da reserva querer crescer – disse, referindo-se a manifestos de militares da reserva contra a comissão.

Dutra é duro na avaliação das conquistas alcançadas pelos governos do PT. Acha que “avançou pouco” e que muita coisa ainda está no discurso.

– Ainda está muito conservador.

E ataca o ecletismo da composição da base parlamentar:

– Ali tem de tudo. De Deus ao diabo. Quem gosta do meio ambiente, quem não gosta. Quem gosta de índios, quem não gosta. Quem combate o trabalho escravo, e quem utiliza dessa mão-de-obra nas suas terras.

Procurado para falar sobre as provocações de Domingos Dutra, o senador Sarney avisou que não comentaria.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

11 respostas para ““Dei um rabo de vaca no Sarney. Joguei a bola por um lado e peguei do outro”, diz Dutra”

  1. ludovicensis disse:

    Atenção TRE: o deputado Roberto Rocha mandou criar um programa de rádio supostamente comunitário “Sua Cidade”, para fazer propaganda eleitoral antecipada.

  2. GRIFUVIM ARDENTE disse:

    NÃO BASTA CRITICAR SENHOR DEPUTADO. O POVO ESTÁ CANÇADO DE OUVIR AS MESMAS COISAS. NÃO SÓ DO SENHOR. MAIS DE VÁRIOS AMIGOS QUE SE DIZEM DA OPOSIÇÃO. PARA MIM TODOS SÃO FARINHA DO MESMO SACO. QUERO VER VC CRITICAR DO 18º SALÁRIO DOS DEPUTADOS. E A CASSÃO DA GOVERNADORA. ALGUÉM TEM PEITO PARA ENFRENTAR??? TODOS ESTÃO CALADOS. OU SERÁ QUE ESTÃO COM O BOLSO CHEIO DE DINHEIRO??? TUDO MANOBRA. QUEM CHEGAR POR ÚLTIMO TRANCA A PORTA E JOGA A CHAVE NO LIXO.

  3. JOSÉ RAIMUNDO SANTOS disse:

    Valeu, meu deputado. Dá umas lapadas nessa sarneysada. Foi um golpe e tanto, Dutra!

  4. Luiz disse:

    Só Dutra que se acha importante para incomodar o velho Sarney. Dutra é um deputado “meia boca” sem representatividade ou força politica.

  5. pericles santos disse:

    Lá em Saco das Almas Dutra , dava o rabo dele ( dizem que ainda dá) , agora ele diz que dá o da vaca.
    Como ele costuma dar as verbas que cabem ao estado do Maranhão para outros estados, conclue-se que o imbeil continua dando o que não é dele.

  6. LIMA disse:

    IMAGINO O GRAU DE ESCOLARIDADE DOS ELEITORES DESSE CIDADÃO!

  7. JOSE RAIMUNDO SANTOS disse:

    LIMA, A ESCOLARIDADE DE DUTRA E DE SEUS ELEITORES É BEM SUPERIORA À SUA E A DE SEUS PATRÕES. MAS O QUE É GRANDE MESMO EM NÓS, DUTRA E SEUS ELEITORES, É A ÉTICA E A HONESTIDADE, QUE VOCÊS NÃO TÊM.

  8. Dinho disse:

    Ei John Cutrim , ei Dutra palhaço vcs não vão se pronunciar no caso da morte do pedreiro Cristino Sousa que faleceu em casa após pedir atendimento médico quatro vezes pelo SAMU em São Luís.Agora imagina se fosse uma denúncia contra o Governo do Estado. Dutra e Marcelo Tavares estariam na trincheira da Tribuna cobrando providências, mas curiosamente quando o assunto é na esfera municipal, o tom do discurso é outro e olha.

  9. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Saiu uma notícia com o Domingos Dutra.
    Ele conseguiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos, uma das mais importantes da Câmara Federal.
    Isto é muito bom para o Maranhão e, principalmente, para o Domingos Dutra, já que agora terá condições de se projetar nacionalmente.
    Mas um MARIMBONDO DE FOGO não se cansa de me perguntar:
    Como um deputado do baixo clero, praticamente sem nenhum prestígio junto aos seus pares, conseguiu a presidência desta comissão?
    Como a pergunta me foi feita por um MARIMBONDO DE FOGO, deduzo que o dedo do Sarney se fez presente nesta conquista.
    E lendo a entrevista do Domingos Dutra, em momento algum ele se refere ao outrora companheiro BIRA, concluo que é pertinente a pergunta do MARIMBONDO DE FOGO.
    Eu já vinha chamando a atenção de todos para o fato de Domingos Dutra estar se distanciando do BIRA.
    Não foi no lançamento da pré-candidatura do BIRA. Preferiu ir a uma festa de casamento.
    Depois que o BIRA entrou na disputa Domingos Dutra não fez nenhum pronunciamento apoiando o companheiro.
    Calou-se, simplesmente, calou-se.
    Agora me aparece o Domingos Dutra como presidente de uma comissão.
    E ainda tem gente que acha que Domingos Dutra faz oposição a Sarney.
    //////////////////////////////
    ESTOU AGUARDANDO QUE SAIA ALGUMA NOTÍCIA COM O FLÁVIO DINO.
    Por acaso alguém sabe onde ele está?
    Por que Flávio Dino não faz uma declaração de que não apoiará o candidato do Sarney?
    Um MARIMBONDO DE FOGO já me respondeu:
    FLÁVIO DINO NÃO QUER PERDER A EMBRATUR.

  10. ALFREDO disse:

    QUANDO SE JUNTA LIMA E PERICLES, SÓ PODE DAR UMA QUADRILHA DE QUALIRA BABONA DEVASSA E CHUPONA, UM ( LIMA ) SÓ DORME DE BRUÇO O OUTRO (PERICLES ) SÓ ANDAR DE QUATRO , DOIS VELHOS SAFADOS E SEM VERGONHA PUXADOR DE SACO DO VELHO171 CANCEROSO, QUE ESTA ROUBANDO O MARANHÃO. PERICLES COM VAI Á MAEZINHA ? AVISAR ELA QUE ALFREDÃO VAI DORMIR LA´HOJE;

  11. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Washington já disse com todas as letras que já conta com o o apóio do Flávio Dino e de outros companheiros.
    Como o Domingos DUTRA NÂO DÀ UMA DECLARAÇÂO DIZENDO QUE APÓIA O BIRA, CERTAMENTE DOMINGOS DUTRA ESTARÁ, JUNTO COM FLÁVIO DINO, APOIANDO O CANDIDATO DO SARNEY.
    E ainda tem quem diga que Flávio Dino e Domingos Dutra fazem oposição ao Grupo Sarney.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens