Fechar
Buscar no Site

Defesa desiste de depoimento de Sarney em processo de Lula

A defesa do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, desistiu nesta terça-feira (7) do depoimento do ex-senador José Sarney. O político maranhense foi arrolado como testemunhas de defesa em um processo onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também é réu.

A ação penal movida pelo Ministério Público Federal apura um suposto pagamento de propina por parte de empreiteiras ao ex-presidente Lula, por meio da compra de um apartamento tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo.

Os depoimentos de Sarney e outros políticos estavam marcados para quarta-feira (8). Com a desistência, a audiência do caso foi suspensa pelo juiz federal Sérgio Moro, que conduz o processo.

Os advogados de Lula explicaram que os depoimentos deles não são mais necessários porque “versariam sobre questões que já foram esclarecidas por outras testemunhas e documentos carreados aos autos”, informaram na petição.

A ação

A denúncia foi aceita em setembro de 2016 e abrange três contratos da OAS com a Petrobras. De acordo com a acusação, R$ 3,7 milhões em propinas foram pagos a Lula. Para os procuradores do MPF, a propina se deu por meio da reserva e reforma do apartamento triplex, em Guarujá, e do custeio do armazenamento de seus bens.

Lula responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro nesta ação penal. Ele também é réu em outro processo relacionado à Lava Jato na Justiça Federal do Paraná, que envolve a compra de um terreno para a construção da nova sede do Instituto Lula e um imóvel vizinho ao apartamento do ex-presidente, em São Bernardo do Campo.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens