Fechar
Buscar no Site

Decisão, coragem e competência

Por: José Reinaldo Tavares

Castelo tem sido um grande prefeito. Realizador, lutador, capaz de enfrentar com sucesso um governo estadual indolente, mas hostil, que o monitora sistematicamente com o único objetivo de atrapalhá-lo, impedindo que recursos sejam liberados pelo governo federal, chegando ao extremo de retomar verbas oriundas de convênios assinados por Jackson Lago antes do golpe que sofreu. A ação de Castelo destoa da grande maioria de prefeitos de São Luís que, todos sabem, apenas recolhiam o lixo, jogando-o em lixões poluentes.

Com obras por toda São Luís, ele moderniza a cidade com ótimas avenidas, bem executadas, com a abertura de vias muito importantes como a Avenida Litorânea, o novo corredor urbano de transportes, asfaltamento de bairros inteiros que nunca haviam presenciado a ação da prefeitura, magníficas obras de drenagem, cuja falta infernizava a vida de milhares de pessoas. Ousa ao anunciar que fará a primeira linha do VLT (são sete ao todo) e constrói um grande hospital de urgência e emergência, que, sem dúvidas vai mudar o conceito da prestação de serviços de saúde a população da cidade. Tudo isto faz parte de um planejamento que está sendo executado e à medida que as obras se sucedem, transformarão a capital do Maranhão, modernizando-a, como nunca se viu.

O governo tem um candidato a prefeito que ameaça a população com uma parceria entre governo Estadual e Prefeitura, sim, porque, se posta em prática ameaça destruir a cidade. Explico: ora, prefeito bom a cidade tem, mas o estado não tem governo, e na verdade é isso que precisa ser mudado, o que oxalá acontecerá em 2014.

Não me canso de enumerar… Basta ver o resultado do governo de Roseana em São Luís. Ela conseguiu destruir o que já existia. Hoje temos uma tenda no lugar do aeroporto internacional e ela nunca foi lá pelo menos verificar o que aconteceu. As estradas de acesso à ilha viraram matadouro de gente e a governadora nada diz. Os milhares de empregos que viriam da refinaria da politicalha e do gás de Capinzal do Norte – cujas informações passadas à população dão conta de que a jazida era maior que a da Bolívia – só existiam na cabeça dos marqueteiros da família Sarney. Sem contar o caos e o “fechamento” generalizado que ocorre: as escolas fecham, a Universidade Virtual está quase fechando, a Biblioteca Pública está fechada desde que ela assumiu o governo e a escola de música é só uma lembrança… A criminalidade só faz crescer e São Luís se tornou a quinta capital mais violenta do país em número de assassinatos por 100 mil habitantes, os hospitais mais importantes estão fechados, as UPAS não atendem doentes transportados nas ambulâncias do Samu, a cidade não tem água (agora transportada em duvidosos carros-pipa) e por fim ela presenteia São Luís com a poluição total de todas as praias da ilha e é humilhada pelo Ministério Público Federal e por decisão de juiz federal, que obriga a Secretaria Estadual de Meio Ambiente a afixar avisos condenando as praias e classificando-as como impróprias para banho. E se obrigarem também a fazer exames da areia, então teremos um escândalo ainda maior… É inaceitável. Logo o melhor e mais acessível lazer das famílias da cidade, independente da condição econômica e social delas.

Matéria jornalística, exibida recentemente no Bom Dia Brasil, causou revolta em todo o país e, ao mostrar a verdade existente em nossas praias, causará grandes prejuízos ao turismo do Maranhão e a todos aqueles que investiram em hotéis, restaurantes e equipamentos de lazer, com risco real de pungente desemprego.

Esse é um presente e tanto da governadora Roseana Sarney para São Luís nos seus quatrocentos anos. É o coroamento definitivo do descaso, da incompetência, da preguiça que domina a administração estadual, sem comando e sem projeto.

Como a governadora se limita a receber empresários e não recebe a população, só se preocupando com a propaganda de seu governo, não podia mesmo dar em outra coisa.

E vejam bem como funciona esse governo: Roseana foi avisada pelo pessoal da Mirante, sua empresa de TV, afiliada a Rede Globo, que seria veiculada uma matéria muito forte sobre a poluição das nossas praias. Então ela se movimentou e criou mais um faz de contas. Às pressas, ela juntou secretários para anunciar uma porção de estações de tratamento de esgoto, querendo dar a entender que ela iria resolver o problema. Tudo teatro para tentar diminuir o impacto da matéria da Globo. Sem projetos, sem licença ambiental, sem audiência pública, ela anuncia as obras, dizendo que o dinheiro viria do governo federal. Sem nenhuma negociação com aquela instância. Mais uma brincadeira, com o intuito de novamente enganar a população.

O prefeito João Castelo chegou à conclusão de que a ação do governo era predatória em relação a São Luís. Tudo o que é de responsabilidade da gestão estadual na capital está falindo. O grande exemplo disso é o sistema de água e esgoto de São Luís, um escândalo e uma tragédia que empobrece a população e a cidade. João Castelo foi o executor do Sistema Italuís nos anos 80 e constatou que tudo estava sendo destruído por irresponsabilidade do governo do Estado. Foi demais e ele resolveu agir. Com grande coragem e desprendimento, mas com grande senso de responsabilidade e solidariedade para com a população, resolveu dar um basta e nomeou uma comissão para estudar a concessão dada pela prefeitura ao governo do Estado há muitos anos para gerir o sistema de agua e esgoto da cidade. Os termos da concessão e da lei federal não foram cumpridos pela Caema, que representa o Estado na concessão e existem motivos legais fortes que embasarão o trabalho da comissão. Castelo tem certeza de que, sob o controle da prefeitura, o problema será resolvido e tem essa certeza com a autoridade de quem enfrentou e resolveu o problema no passado.

O sistema de água da capital é superavitário, mas o governo usa o lucro de São Luís e de Imperatriz para cobrir os custos de todo o estado, já que não coloca recursos estaduais para gerir o sistema. Portanto, a capital aguentou enquanto o sistema Italuís aguentou, mas agora não dá mais.

Mais uma vez Castelo dá provas de seu grande espírito público, pois poderia se eximir da responsabilidade e jogar a culpa nos verdadeiros responsáveis, o governo do Estado. Mas ele não se esconde e vai enfrentar o problema certo de que conseguirá resolvê-lo, se tiver êxito sua pretensão de ter um novo mandato.

O problema é urgente, e por culpa exclusiva do governo Estadual a televisão mostra ao país a verdadeira face do domínio da oligarquia no estado.

Enquanto isso, o senador não desiste de tentar convencer a todos de que o Maranhão está “bombando”…

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

17 respostas para “Decisão, coragem e competência”

  1. Luis Figueiredo disse:

    Zé Reinaldo pensa que o povo é abestado. Todo mundo sabe que ele pegou dinheiro, e muito, mas muito mesmo, para ir para o colo de Castelo. Tentou de todas as formas levar Flávio Dino, Rubens Junior, e todo o PC do B, às custas de dinheiro da prefeitura. Como nenhum deles topou essa canalhice sem precedentes, ele foi só. Mas Zé Reinaldo tá rico, isso é verdade. A cidade de São Luís… quiser que se lasque.

  2. Paulo Silva Costa disse:

    DESSA VEZ NÓS VAMOS MANDAR VC SEU ZÉ REINAL E SEU CASTELO DA VIDA DE MENTIRAS E DE CORRUPÇÃO. POIS VCS DOIS, DUAS RAPOSAS DA POLITICA MARANHENSE QUE O POVO NÃO AGUENTA MAIS…. SE VC TIVESSE UM POUCO DE VERGONHA SAIRIA PELO MENOS DE FORMA HONROSA DA POLITICA… HOJE ME ARREPENDO DE TER VOTADO EM VOSSA SENHORIA PARA SENADOR!!
    UMA PESSOA QUE QUR MANTER UM CORRUPTO E MENTIROSO Á FRENTE DA PREFEITURA!!
    UM CIDADÃO QUE PASSOU TRES ANOS SEM FAZER NADA, E AGORA QUER FAZER TUDO EM SEIS MESES.. SÓ ENGANA MESMO OS INCAUTOS..POR ISSO, VCS VÃO PERDER POR QUEREREM ENGANAR A POPULAÇÃO..ESSA MANIA DE FAZER OBRA ELEITOREIRA É A MESMA USADA PELOS SARNEYS!!
    VC E ROSEANA SÃO A MESMA CARA!!

  3. JUSTICEIRO disse:

    É o amor q a família Sarney tem pelo MA,por isso não deixa o cara fazer nada trancando tudo lá em cima. 2014 vem aí,vamos mandar todos pro inferno.O povo ta pedindo agora é Flavio dino a gente chega lá.

  4. LIMA disse:

    “Castelo tem sido um grande prefeito”(José Reinaldo Tavares) . EM QUE MUNDO NÓS ESTAMOS???????

  5. solange silva disse:

    fico totalmente pasma! Como um ex-governador se passa a escrever tanta idiotice! Dizer que o prefeito João Castelo está trabalhando! Me polpe, sr. ex-governador, aqui prá nós, o senhor está querendo enganar a quem? Será que é ao povo? Ou senhor é muito inocente (coisa que esta totalmente fora de cogitação), ou está pensando que as coisas ainda estão da mesma maneira quando o senhor foi governador, junto com sua ex-primeira-dama, onde o dinheiro do contribuinte corria solto, jorrava dos cofres publicos, para festanças homericas dentro do Palacio e fora dele. Por favor sr. ex-governador se de ao respeito, pelo menos se preserve como ex-governador do estado.

  6. Afonso Coêlho disse:

    Meu caro John Cutrim, este José Reinaldo e seus comentários não são dignos de creditos, pois vejamos o que ele já foi na vida ele deve a José Sarney. É um sujeito desprezivo e oportunista e traidor que não mede esforços para se dar bem em detrimento do povo da nossa capital, mais ele está tão sem credito que nem os pares dele confiam mais nele. Vê se toma vergonha traidor desprezivo.

  7. Ribamar disse:

    No interior tambem, onde temos um prédio novinho, construido com o dinheiro deixado pelo governo Jackson que era para implantar um polo da Uema em Vitorino Freire e agora o predio pronto, Roseana deu o prédio para o municipio mas não deu para Uema instalar o polo na cidade e os alunos do curso da Darcy Ribeiro, estão sem prédio para estudar. Eita governo dos sonhos da filha do Oligarca

  8. José Lucas disse:

    ENGRACADO COMO ESSA BANDO DE COMEMTARIOS AI É DE GENTE Q RECEBE PELO GOVERNO DO ESTADO JÁ QUE SE NOTA A RAIVA QUE ELES TEM DO GOVERNADOR JOSE REINALDO QUE TEVE PULSO PRA DIZER PRA SR. ROSENGANA Q ELA NAO PODIA DOMINAR O DINHEIRO PUBLICO DOS COFRES DO MA E GASTAR COMO SE FOSSE DELA!!! COMO O PAI DELA SEMPRE ENSINOU ELA A FAZER!!!!

  9. Antonio Lima disse:

    José Reinaldo é um sujeito que pensa que o povo não tem memória… Fala das mazelas que assolam a vida da população com se ele nunca tivesse ficado à frente do comando da administração desse Estado por um longo período e nada ter feito para solucionar os graves problemas que assolam a vida da população, e ele agora se arvora em aponta-los com o maior sunismo.
    Pode ter certeza que em outubro a população vai dizer que são os políticos que assumem compromissos e trabalham e prol da coletividade e dar um basta em tudo isso…

  10. pericles disse:

    Como dizia o grande filósofo Branchu, TODO CASTIGO PRA CORNO É POUCO.

  11. jovelino disse:

    Esse povo do contra tudo é sempre muito despeitado mesmo. Se Castelo não começa a obra do VLT, é pq não faz, se inicia é puro engodo. Se Castelo não faz o prolongamento da Litorânea, foi promessa de campanha não cumprida, se faz e provavelmente entrega ainda em setembro a obra, fez apenas em cima da eleição. Se Castelo não recupera a destruidíssima avenida Mário Andreazza, era porque estava deixando todas a avenidas abandonadas; se resconstruiu totalmente a avenida e deixou ela lindíssima, aí essa mesma turma diz que era pra ter feito antes. Se reconstruiu a nova avenida Santos Dumont, o acesso ao parque Vitória, se está revitalizando praticamente trodas as avenidas e asfaltando um monte de ruas em toda a cidade, aí os mesmos despeitados, que só sabem falar mal, aí dizem: “ah, era pra ter começado tudo no primeiro ano de gestão”. Ah, me compre um bode. Caro Gilberto, só com essas coisas que citei aqui rapidinho, bem que vc poderia fazer que nem no posto do espigão abaixo. SÓ NÃO VÊ TUDO O QUE CASTELO ESTÁ FAZENDO QUEM NÃO QUER. Mas, provavelmente, para esse bando de imbecil que seja mesmo o bom para o Maranhão seja o agiota do Flávio Dino junto com os comparsas Weverton Rocha, que pagou quase 10 milhões para destruir o Costa Rodrigues e depois comprou uma empresa de ônibus; ou então Roberto Bobo, filho do pior governador do Maranhão, que deixou os funcionalismo 8 meses sem receber; ou então o Edivaldo Holanda (pai do Holandinha e realmente quem fala e faz por esse menino); ou até mesmo o tresloucado Ricardo Murado, o homem dos 72 hospitais de quase um bilhão sem licitação. Affe maria John, é muito pilantra.

  12. Luiz disse:

    Zé Reinaldo a cada dia demostra sua falta de caráter e coerência com seu passado, antes Sarney era a oitava maravilha do mundo, depois de “ zangar” com a família, eles são os representante do Mal na terra.
    Ate pouco tempo o Cara era Flavio Dino, agora ele é traidor.
    Castelo era o símbolo do politico retrógado, agora é empreendedor, honesto, um grande Prefeito. Não comenta sobre o paradeiro da grana de Castelo simplesmente “escondeu” e vai pagar em parcelas, não comenta sobre três anos de paralisia.
    Muito para os outros candidatos ter um Zé Reinaldo como pajem de um candidato, como se não bastasse esse governo pífio de Castelo ainda tem este Zé para terminar o serviço.

  13. Francisco José disse:

    Você só esqueçeu de citar o cetecma, zé reinaldo que até hoje também está fechado, por essa governadora incompetente. parabéns pelo artigo.

  14. maranhense disse:

    É triste ver o ex-governador, que tanto combateu a familia Sarney por tudo que ela representa de atraso, se juntar a esse incompetente prefeito e, pior, ainda defendê-lo!
    Aqui só podemos constatar uma realidade, que o ódio que o ex-governador criou contra o clã o fez ignorar a razão e se juntar com uma corja de corruptos. (pois é, diga-me com quem andas que te direi quem és). Triste fim para quem quiz “libertar o Maranhão”…

    Ps: eu nao sou pago pelo governo estadual, caro José Lucas, assim como acredito que todos que estão chocados com apostura do ex-governador, nao precisam ser do governo estadual para colocarem o que.expressaram aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens