Fechar
Buscar no Site

“De mãos dadas por São Luís”

Prefeito Edivaldo e governador Flávio Dino

Por Edivaldo Holanda Júnior (prefeito de São Luís)

O processo de municipalização, iniciado na década de 90, exigiu, dentre outras coisas, uma articulação mais eficiente do regime de colaboração entre os entes federados – União, Estado e Município –, considerando que grande parte dos municípios passou a sofrer com a falta de recursos e de infraestrutura para execução de obras e serviços públicos.

Em São Luís, uma série de demandas com imprescindível colaboração para execução e alcance social ficou por décadas represadas em função de um contexto político que a excluiu das prioridades de investimentos por parte do governo estadual. A população sentiu na pele a perseguição que nos foi imposta.

Felizmente, vivemos um momento novo em nosso Estado e, muito especialmente, na nossa cidade de São Luís. Está em curso, desde o início deste ano, uma inédita parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão, graças ao espírito público do governador Flávio Dino. A boa vizinhança, a aliança e, sobretudo a amizade, darão o tom desta relação daqui pra frente.

Essa parceria histórica nos permitirá, dentre outras coisas, a execução de um amplo projeto de mobilidade urbana para São Luís, com reflexo direto na infraestrutura de nossa cidade, estabelecendo um cenário promissor para os negócios aqui instalados.

Neste sentido, celebramos esta semana um convênio para requalificação de aproximadamente 120 quilômetros de vias urbanas da capital, com um investimento de aproximadamente R$20,6 milhões em obras. Os serviços de recapeamento asfáltico serão realizados em 296 ruas e avenidas, beneficiando dezessete bairros, com a ressalva de que foram priorizadas as vias que funcionam como corredores de transporte público.

O objetivo é melhorar consideravelmente a qualidade da pavimentação e a trafegabilidade nas pistas, recapeando-as com mais de 60 mil toneladas do chamado Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), material que nos trará como resultado um asfalto de qualidade superior em nossas vias.

Somente na região Itaqui-Bacanga terão sua malha viária requalificada os bairros Vila Embratel, Anjo da Guarda, São Raimundo, Vila Bacanga, Vila Isabel, Vila Ariri, Vila São Luís, Vilas Mauro Fecury I e II, e ainda o Alto da Esperança. Além destes, o asfalto novo chegará às comunidades da Cidade Operária, Cohab, João de Deus, São Bernardo, Vila Luizão, Coroadinho e Vila Nova República.

No ato de celebração deste convênio, agradeci ao governador por este que certamente será o primeiro de muitos, recebendo dele sinal claro e positivo de que São Luís permanecerá sim recebendo a devida atenção no que diz respeito a obras que venham beneficiar a nossa população.

Em paralelo, estamos, por meio de um comitê técnico, juntamente com o governo estadual, discutindo mais obras de intervenções nas avenidas Guajajaras e Holandeses, além das que já estão em curso por meio do nosso Plano Estratégico de Intervenções no Trânsito. Alguns dos projetos já estão em processo de licenciamento ambiental e de contratação, com início previsto a partir do segundo semestre deste ano.

No conjunto da mobilidade urbana, graças a Deus, já contabilizamos também melhorias significativas no transporte público, com ações como a inserção demais de 300 novos ônibus, somente em nossa gestão. Até o final deste mês, estaremos concluindo a implantação do sistema de biometria facial para, em seguida, lançarmos o edital para a licitação, algo que nos permitirá remodelar todo o serviço, beneficiando a população que faz uso deste tipo de transporte.

Parece pouco, se não atentarmos para o fato de que tudo isso foi possível em pouco mais de 2 anos, o que significa que muito mais está por vir. Estamos no caminho certo, seguindo um rumo que por anos foi perdido, mas que, com muito esforço e trabalho, está sendo retomado.

Nossa direção é uma só, a que nos levará a uma São Luís melhor para todos.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens