Fechar
Buscar no Site

Davizinho cobra fatura e exige comando do PR no Maranhão

Por Manoel Santos Neto (JP)

Um acordo político celebrado em 2010 pelo senador Alfredo Nascimento, então ministro dos Transportes, com o deputado federal Davi Alves Silva Júnior, agora ameaça mudar os destinos do Partido da República (PR), no Maranhão.

A reportagem do Jornal Pequeno recebeu a informação de que presidentes de diretórios municipais do PR receberam um comunicado, feito por um assessor de Davizinho, Edilson Neves, informando que Alfredo Nascimento, presidente nacional do PR, já teria tomado a decisão de transferir o comando do partido no Maranhão, defenestrando o atual dirigente, o deputado estadual Jota Pinto.

Segundo Edilson Neves, o comando do PR no Maranhão passaria para as mãos do deputado federal Davi Alves Silva Júnior, mais conhecido na região de Imperatriz como Davizinho. Dirigentes municipais do PR estão buscando a confirmação e chegaram, inclusive, a ligar para o Jornal Pequeno, tentando checar se procede a informação.

A reportagem do Jornal Pequeno teve o cuidado de ouvir fontes do PR, que confirmaram a informação de, realmente, existir uma articulação no sentido de colocar o deputado Davizinho no comando do partido no Maranhão, no lugar do deputado estadual Jota Pinto.

Esta troca de comando, segundo apurou o JP, faria parte de compromisso assumido pelo senador Alfredo Nascimento, na ocasião em que era o ministro dos Transportes e recebeu em seu gabinete, em Brasília, o deputado Davizinho, que na época era filiado ao PDT.

Segundo fontes do PR, neste encontro, com a presença do deputado federal Valdemar Costa Neto, secretário-geral do partido, ficou acertada a saída de Davizinho do PDT para que fosse filiado ao PR.

Curiosamente, a revista “IstoÉ”, em sua edição de 6 de julho de 2011, divulgou uma reportagem mostrando como o então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o principal dirigente do PR, o deputado Valdemar Costa Neto, engrossam a bancada da sigla no Congresso Nacional trocando filiações por milionárias obras públicas.

Diálogo no gabinete do ministro – A reportagem da “IstoÉ” diz que, na tarde de 24 de junho de 2009, o ministro Alfredo Nascimento recebeu em seu gabinete o deputado Davi Júnior, então no PDT, para negociar a liberação de obras na rodovia BR-010, a Belém-Brasília. Embora não tenha sido focalizado pelo cinegrafista, o deputado Valdemar Costa Neto também estava no gabinete e participou de toda a conversa.

O diálogo, no gabinete do ministro, mostra Nascimento discutindo a liberação de obras com o deputado Davi Júnior. No primeiro trecho da conversa, o deputado Valdemar Costa Neto conduz a negociação e admite ter feito um acordo prévio com o ministro para a assinatura do projeto. Durante a conversa, Nascimento deixa claro que Davi poderia obter mais recursos do ministério quando deixasse o PDT e migrasse para o PR.

Foi graças a este acordo que, logo em seguida, Davizinho ingressou no PR. Ocorre que o senador Alfredo Nascimento saiu do Ministério dos Transportes e os compromissos celebrados com Davizinho não puderam mais ser viabilizados. Agora, o deputado Davizinho começou a exigir o comando do PR no Maranhão como forma de compensar as ‘perdas’ que tivera coma saída de Alfredo Nascimento do Ministério.

Na reportagem da revista “IstoÉ” – intitulada “As negociatas do ministro Nascimento” –, há um trecho curioso de uma conversa gravada do então ministro com Davizinho. Diz Nascimento:

“Rapaz, tu não tá nem no partido e já tá conseguindo arrancar as coisas daqui, imagina quando estiver no partido! (diz dirigindo-se ao deputado Davi) (risos).

Na sequência da conversa, o então ministro faz uma rápida leitura no texto que libera R$ 1,5 milhão para a obra e demonstra assinar de qualquer jeito o documento indicado por Costa Neto, sem saber do que se trata, nem mesmo em que lugar do Maranhão o projeto será implantado. Quem dispõe de todas as informações é Costa Neto.

Fontes do PR consultas pelo Jornal Pequeno acreditam que o deputado Davizinho está querendo ‘arrancar outras coisas’ para compensar a perda que teve no Ministério dos Transportes. “Não se sabe se Davizinho terá êxito, mas certamente ele baterá nas portas de vários prefeitos e até mesmo do governo do Estado, para tentar compensar o que perdeu”, afirmou uma fonte do PR.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens