Fechar
Buscar no Site

Da água para o vinho: Edinho diz que candidatura de Lobão será decidida daqui a três anos e elogia Roseana

O tom ríspido e duro do senador Edinho Lobão (PMDB) quando o assunto era a candidatura do pai, o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, ao governo do Estado mudou da ‘água para o vinho’. Em entrevista concedida neste final de semana ao site Política Real, o antes discurso incisivo de Edinho de que seu pai “será candidato de qualquer jeito”, independente do apoio e da posição a ser tomada pelo grupo Sarney, passou agora a ser mais brando e prudente.

Durante conversa com o repórter Francisco Lima Jr, Edinho diz que o momento é de se preocupar com a administração da governadora Roseana Sarney. “Isso [pré-candidatos ao governo] é até, de certa forma, imaturo, pois o governo está apenas no seu nono mês”, afirma. De acordo com Edinho, a candidatura do pai, ministro Edson Lobão, será discutida só daqui a três anos.

Mais adiante na entrevista, Lobão Filho chega até a elogiar Roseana, quando até uns dias atrás, dizia a aliados e pessoas mais próximas ‘cobras e lagartos’ da filha do senador José Sarney. Termos impublicáveis. “Eu avalio com muita alegria o otimismo da nossa governadora, ainda mais agora que ela declarou que seu governo deslanchou. Fico muito feliz e torço pelo sucesso do governo dela, que será, também, o sucesso do povo do Maranhão”, declarou.

A pergunta que fica é: o que fez Edinho, tão rude e intempestivo quando a possibilidade do clã Sarney não apoiar seu pai em 2014, mudar tão abruptamente de opinião? Confira abaixo alguns trechos da entrevista.

Política Real – Há um sentimento por parte da bancada nordestina de que o governo de Dilma “estaria ainda em falta” com o Nordeste, devendo-lhe um plano de desenvolvimento regional. O senhor compartilha desse pensamento e por quê?

Edinho – Não acho que este governo esteja em falta com o Nordeste. A meu ver, o que há é um contingenciamento branco orçamentário e, portanto, faltando recursos para todos os programas e projetos do governo. E o Nordeste paga por isso porque ele é muito dependente desses programas. Como as receitas locais, as receitas próprias do Nordeste são limitadas, pequenas, os governos da região ficam com dificuldades em levar adiante com seus próprios recursos os programas no Nordeste. O nosso papel aqui é exatamente esse, o de prover esses estados e municípios com esses recursos adicionais, para que possam amenizar essa situação. E nós temos contribuído com matérias como, por exemplo, o SIMPLES NACIONAL, que acabamos de aprovar na Casa e terá um imenso efeito positivo na economia nacional, inclusive na do Nordeste. Vamos atravessar essa tormenta externa com a mesma serenidade que passamos pela outra com o presidente Lula.

POLITICA REAL – A governadora Roseana Sarney declarou com manchete recente sem eu jornal que seu governo, enfim, “deslanchara”. Como político e homem de comunicação, como o senhor analisa esta declaração?

LF – Eu avalio com muita alegria o otimismo da nossa governadora. Pois, realmente o início do seu governo, como todo governo, foi de definições e de montagem de uma estratégia. Pela declaração dela imagino que esta estratégia já tenho sido delineada. E agora é correr atrás e se ela está dizendo que deslanchou, como maranhense, fico muito feliz e torço pelo sucesso do governo dela, que será, também, o sucesso do povo daquele estado. E que isso se reflita na melhoria do bem estar, do aumento do nível de emprego, no aumento da renda, nas melhorias das condições sociais de toda a população.

POLITICA REAL – O senhor declarou a POLITICA REAL recentemente que seu pai, o ministro Lobão, será candidato ao governo do Maranhão. Isso causou imensa repercussão e muitas especulações. A que o senhor atribui isso?

LF – Não entendi essa repercussão toda em torno da pré-candidatura do ministro Lobão. Já existem tantos pré-candidatos. Isso é até, de certa forma, imaturo, pois o governo está apenas no seu nono mês. No momento, devemos nos preocupar é que o governo da governadora Roseana possa ter um sucesso administrativo, possa ter conseqüências positivas para a população na sua gestão. Ainda mais agora que ela declarou que seu governo deslanchou. Isso que devemos fazer no momento, unir forças para que este governo tenha sucesso e prospere. Quanto à candidatura do ministro Lobão, será discutida no seio partidário e só daqui a três anos.

EM TEMPO: após a gravação desta entrevista falamos mais um pouco da política estadual e o senador Lobão Filho, sobre a possível candidatura do senador João Alberto a prefeito de Bacabal, nos declarou enfático: “É um sonho dele. Talvez o maior sonho político do senador João Alberto. Muito mais até do que ser governador do Maranhão. Torço para que ele realize”.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens