Fechar
Buscar no Site

Covid-19: Presidente do Conass, Carlos Lula, fala sobre o plano de imunização

Carlos Lula, secretário de Estado da Saúde do Maranhão e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), confirmou que há  10 grupos de trabalho envolvendo gestores estaduais, municipais e o Ministério da Saúde para consolidar um plano de imunização contra a Covid-19 no país. O plano teve sua primeira etapa lançada nesta quarta-feira (2) pelo Ministério da Saúde.

“O Ministério  da Saúde ainda não sinalizou qual vacina será adquirida pelo país. Nós sabemos do compromisso inicial com a AstraZeneca, mas isso não impede que o Brasil possa adquirir outro tipo de vacina. É certo que vai haver uma coordenação nacional, sendo que acordamos com os Estados a coordenação por parte do Ministério de maneira igual por todo o país. O Maranhão, juntamente com os outros estados, vai integrar o cronograma do Ministério para distribuição do insumo e a vacinação gradual da população”, destacou Carlos Lula.

De acordo com o plano, a vacinação ocorrerá  em quatro etapas.

“Isto não quer dizer que as pessoas que não estejam nesses grupos agora não possam ser vacinadas no futuro. Na primeira fase a vacinação será voltada para trabalhadores da saúde, idosos  com mais de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos que estejam em instituições de longa permanência, por exemplo asilos, além  da população indígena. A segunda passa a atuar na população de 60 a 74 anos. A terceira fase vai alcançar as pessoas que têm comorbidades e que apresentam maior chance de agravamento da doença, como pacientes renais crônicos. Na quarta fase, o objetivo é imunizar os professores e profissionais do sistema de segurança”, explicou Lula.

Até o momento, ainda não há vacina com autorização concedida pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens