Fechar
Buscar no Site

Oposicionistas criticam governo Roseana e defendem unidade em 2012 e 2014

Dirigentes dos partidos de oposição ao grupo Sarney voltaram a defender a união da oposição nas eleições de 2012 e 2014, durante Congresso Estadual do PPS, realizado neste sábado (5) na Câmara de Vereadores de São Luís.

O presidente estadual do PCdoB e da Embratur, Flávio Dino, criticou duramente o governo Roseana Sarney. Lembrou as promessas não cumpridas da implantação da Refinaria Premium da Petrobras em Bacabeira; exploração de gás natural, em Capinzal do Norte; revolução na educação e construção de 72 hospitais, que, segundo ele, não existem e não funcionam.

Dino afirmou que a causa do insucesso do Maranhão está no atraso político e no domínio oligárquico. “Em 2015, eles querem fazer as bodas de ouro no governo (50 anos de Sarney no comando do Maranhão), mas nós venceremos a eleição e impediremos essa festa”, disse.

Flávio Dino pediu que todos os candidatos a prefeito e vereador nos 217 municípios maranhenses sejam portadores da mensagem de mudança em 2014. “Não se afastem de dois sentimentos: coragem de falar a verdade e estar do lado certo; humildade de quem respeita o eleitor”, conclamou.

Flávio disse não ter vaidade de ser candidato a prefeito ou a governador e que aceitará ser candidato a qualquer cargo, desde que seja a decisão tomada por todos os partidos de oposição. “Estaremos do mesmo lado”, garantiu.

O presidente estadual do PPS, Paulo Matos, reiterou que o partido estará em 2012 e em 2014 somando com as forças de oposição ao grupo Sarney como tem sido a prática da legenda. “Certamente estaremos juntos com todos os partidos que formam o campo democrático para vencer de uma vez por todas a oligarquia Sarney que tanto atrasa o desenvolvimento de nosso estado”, declarou.

O dirigente tucano Afonso Salgado disse que o PSDB não fugirá ao diálogo para a grande mudança no Maranhão. “O PSDB reconhece a grande liderança que é o Flávio Dino e abrirá suas portas para essa grande aliança para o futuro do Maranhão”, afirmou.

Para o deputado Rubens Júnior, a aliança entre PPS e PCdoB, em 2010, deve continuar no sentimento de unidade pelo Maranhão. “Onde houver candidato do PPS este será o candidato do PCdoB e das oposições para construir um Maranhão justo e livre em 2014”, ressaltou.

Roberto Rocha reconheceu que o PPS foi fundamental para que Flávio Dino se consolidasse como principal liderança das oposições para 2014 e afirmou que o PSDB, seu ex-partido, será fundamental para a consolidação da aliança para fazer o que ele chama de única procissão pela mudança do estado.

Paulo Matos é reconduzido à presidência

Em Congresso Estadual marcado pela unidade, Paulo Matos foi reeleito para mais um mandato à frente do PPS. Ele terá como vice a deputada estadual Eliziane Gama.

A recondução de Matos para novo biênio de forma consensual foi destacada pelos líderes do partido. “O PPS cresceu muito nos últimos anos no estado. Temos representação na Assembleia Legislativa, na Câmara de São Luís, prefeitos e vereadores e chegamos a eleger um vice-governador do estado. O partido tem sido conduzido com maestria pelo Paulo Matos”, discursou Eliziane Gama.

A deputada afirmou que a reeleição de Matos é fruto da unidade partidária e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ele nos últimos anos. Ela propôs que o Diretório e a Executiva Estadual da sigla sejam constituídos por 30% de mulheres.

O vereador Batista Matos destacou a forma equilibrada, simples e discreta com que Paulo Matos dirige o partido. Já o secretário Othelino Neto (Desenvolvimento Metropolitano) elogiou o trabalho de Paulo Matos e reafirmou que o partido permanecerá na oposição ao governo do Estado. “Estaremos juntos com aqueles que querem libertar o Maranhão”, assinalou.

Pré-candidato a prefeito de Imperatriz, o ex-vice-governador Pastor Porto ressaltou o papel protagonista do PPS nas eleições de 2006 e 2010, indicando os companheiros de chapa de Jackson Lago (PDT) e Flávio Dino (PCdoB), respectivamente. “O partido tem participado dessa mudança histórica do Maranhão e estará na linha de frente já na eleição de 2012, quando deve disputar as prefeituras municipais projetando 2014, que será de extrema importância para o Maranhão”, frisou.

Reeleito para mais dois anos de mandato, Paulo Matos agradeceu a confiança dos congressistas e prometeu conduzir de forma coletiva os destinos do partido. “Vamos primar pela radicalidade democrática”, assegurou.

Matos enfatizou o papel do PPS na construção da candidatura de Flávio Dino ao governo em 2010. “O PPS teve o desprendimento e a compreensão de defender a tese de duas candidaturas em 2010, que foi fundamental. Se o partido não tivesse tomado essa decisão estaríamos à deriva, não teríamos liderança. O partido outra vez foi protagonista”, avaliou.

Ele lembrou que em 2006, quando o PPS decidiu por apoiar Jackson ao governo e indicar o pastor Porto para candidato a vice também atuou com visão política. “Vencemos e fomos derrotados pelas togas amestradas de Brasília, num golpe judicial, por quatro votos. Certamente, em 2012 teremos candidaturas fortes e competitivas em vários municípios, como São Luís e Imperatriz. Nosso partido é autêntico, de posição e de história”.

Participaram do Congresso Estadual do PPS o presidente da Embratur e do PCdoB/MA, Flavio Dino; o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), o presidente do PSB de São Luís, Roberto Rocha; o secretário do PSDB de São Luís, Afonso Salgado; o deputado estadual Rubens Junior (PCdoB); o suplente de vereador Geraldo Castro (PCdoB) e o deputado federal Weverton Rocha (PDT), além dos pepessistas Altemar Lima, Simplício Araújo, Miosótis Lúcio, vereador Vieira Lima, Catulé Jr., Dorival, entre outros.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens