Fechar
Buscar no Site

Confiança

O governador Flávio Dino é detentor de uma qualidade rara num político. Ele mais do que desperta, convoca a confiança dos que o ouvem. As pessoas se mostram dispostas a acreditar em tudo o que ele diz, evidentemente porque é sincero ao emitir conceitos e opiniões, mesmo que fale no Maranhão, um Estado em que as pessoas, danificadas pelo mau comportamento adotado pelas autoridades durante quase 50 anos, perderam completamente a fé na classe política.

Flávio Dino consegue ser assertivo sem ser grosseiro e determinado sem ser radical, o que talvez possa explicar sua retumbante vitória sobre o endinheirado grupo Sarney. Faz parte de sua história, posto que o comportamento estável, honesto e cooperativo de um governante desperta a confiança da comunidade e isso é quase um consenso filosófico.

Confiança no governo Flávio Dino e crise de confiança no governo Dilma Roussef. Dizia o filósofo Sun Tzu que a quantidade e frequência das negociações podem ser um indicador de que nem tudo vai bem ou tudo vai muito mal. Em outras palavras, se a oportunidade de negociar pode ser um indicador da pré-existência de relações democráticas e igualitárias, o excesso de negociações é, claramente, um indicador seguro da falta de confiança. Nesse momento, Dilma Roussef e o PT tentam negociar com Deus e o mundo, mas é terrível a previsibilidade de comportamento que o povo faz do governo.

O sentimento coletivo de insegurança do povo brasileiro, principalmente em relação ao governo e a seu próprio futuro, (do povo) é estarrecedor. Ninguém sequer espera mais por algum acontecimento político ou econômico que devolva credibilidade ao PT. A confiança se deteriorou, o colapso das instituições públicas ficou visível demais. Ninguém nas ruas, que não pertença ao PT arrisca um discurso favorável ao governo brasileiro. As pessoas mais humildes, que não lêem jornais, já ligam a televisão à espera de novidades sobre…. corrupção.

Some-se a isso a demolição da economia do país e teremos a receita da maior crise de confiança da história do Brasil. Que vai bater em outra galáxia depois da divulgação do formidável escândalo da Receita Federal. Diante dessa notícia, na internet, os internautas refletem que vai ser bem pior quando abrirem a caixa preta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Reputação, credibilidade e transparência das autoridades são essenciais à democracia. Tudo isso está faltando a Dilma e ao PT. Tudo isso está sobrando para o governador do Maranhão. (Editorial do JP)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens