Fechar
Buscar no Site

Concordam? O pref. João Castelo é o único adversário real do grupo Sarney em SL

Do blog do jornalista JM Cunha Santos

De posse do medo e da vergonha está a cidade de 400 anos administrada pelo prefeito João Castelo. E o prefeito que, num esforço de superação administrativa, está levando asfalto, pavimentação e obras de drenagem a bairros secularmente esquecidos pelo poder público; o prefeito que modificou o panorama da saúde na capital, não recebe do governo do Estado qualquer auxílio para sanar os problemas da cidade, só vingança e perseguição.

A cidade de mais de 1 milhão de habitantes cresceu para todos os lados, mas o Sistema de Segurança só recebeu da governadora Roseana Sarney ameaças, punições e transferências. Por isso São Luís é hoje a quinta cidade mais violenta do Brasil e a vigésima sexta mais violenta do mundo. Em São Luís, o medo venceu a esperança. São 60 assassinatos por mês e nem vamos conferir a fatura que nos cobram em lesões corporais, acidentes fatais e aleijumes irreversíveis.

A velha cidade padece. O grupo político do senador José Sarney conseguiu, usando a Justiça, impedir a construção de um hospital de urgência e emergência que mudaria ainda mais a face da saúde em São Luís. Tudo porque em 2008 a cidade elegeu Castelo, não elegeu nenhum dos candidatos de José Sarney. A cidade, repetimos, paga o preço de uma sórdida vingança.

Todos os dias o Sistema Mirante de Comunicação filma as desgraças que sobraram para São Luís dos 50 anos de domínio da família Sarney no Maranhão. E coloca a culpa no prefeito João Castelo; Filma as deficiências históricas de um Sistema de Transportes que prefeitos da ditadura, nomeados por Sarney, como Mauro Fecury e outros, nunca planejaram e ainda por cima desmantelaram e culpa o prefeito João Castelo; filma dezenas de bairros sem infraestrutura que o prefeito trabalha para reconstruir, cuja origem são as invasões, a grilagem, o expurgo do camponês ocasionados pela Lei Sarney de Terras e culpa o prefeito de São Luís; filma os Socorrões da cidade entupidos, porque os governadores de José Sarney, inclusive a vitalícia Roseana, preferiram nestes anos todos as roletas e carteados de Las Vegas a construir hospitais no interior do Estado e culpa o prefeito de São Luís; filma ruas, vielas e becos abandonados que somente agora entraram no planejamento da Prefeitura e culpa o prefeito João Castelo. Mas a presença da Prefeitura, hoje, no São Raimundo, em Santa Bárbara, no Coroado, no Anjo da Guarda e centenas de outros logradouros, pela primeira vez é visível e indiscutível, apesar da mídia de Sarney.

O PT governa o país, mas a cidade ficou sem o PT que conheceu a vida toda, porque foi comprado por Sarney, no submundo da corrupção política, pelos 30 dinheiros da servidão humana. Para que o Partido e a cidade não tivessem um candidato de oposição à oligarquia – o deputado Bira do Pindaré – Sarney lançou o candidato de seu PT particular no Maranhão: Washington Oliveira Sarney, que hoje enverga esse sobrenome com um orgulho de fazer dó.

São Luís é a vítima.

Caso Bira do Pindaré perca a indicação no Partido dos Trabalhadores, o único adversário real do grupo Sarney na disputa por São Luís nas eleições de 2012 é o prefeito João Castelo. A outra opção neste grupo seria o ex-prefeito Tadeu Palácio, ninguém menos que o ex-secretário de Turismo de Roseana Sarney.

E o estudantil, elástico e tenso deputado Weverton Rocha, seguindo a linha das macaxeiras políticas, pretende enterrar, junto com Jackson Lago, a história do PDT do Maranhão e vendê-lo em módicas prestações mensais ao senador José Sarney.

Teremos, então, duas alianças políticas principais na disputa pela Prefeitura de São Luís: a do PMDB com o PT, dois partidos de propriedade de José Sarney.

O único candidato, hoje, com possibilidades reais de derrotar o grupo Sarney e com cara de adversário do grupo Sarney é o prefeito João Castelo. A oposição só não enxerga isso se não quiser. E só perde a eleição se não enxergar.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens