Fechar
Buscar no Site

Comunidade de Vinhais Velho faz proposta de acordo à Roseana

A Comunidade de Vinhais Velho apresentou proposta de acordo à governadora Roseana Sarney que altera o projeto da Via Expressa a fim de beneficiar tanto o governo quanto os habitantes da área atingida. O documento foi protocolado no Palácio dos Leões, na última quinta-feira, dia 9.

O documento propõe a alteração do traçado da Via Expressa desviando a Via para o final da Vila, atingindo apenas duas propriedades e uma família de Vinhais Velho e não 35 conforme previsto atualmente.

De acordo com o Deputado Domingos Dutra, ‘esta proposta prova que tanto a comunidade quanto seus apoiadores não estão obstruindo a construção da Via Expressa, apenas querem compatibilizar o empreendimento com a defesa da comunidade em seus valores material e imateriais’, destaca o parlamentar que atua em defesa da preservação da histórica Vila.

Para o vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Leopoldo Gil Dulcio Vaz, de 59 anos, a preservação da Comunidade é essencial para a manutenção da história local e a preservação de objetos antigos existentes.

‘Assim que as máquinas começaram a trabalhar na Vila, logo apareceram nas escavações objetos antigos como machadinhas e flechas, as quais indicam a presença de ancestrais históricos que fizeram parte da cultura do Maranhão como índios e escravos’, relata Leopoldo indignado com o desrespeito aos moradores por parte do governo que quer indenizar com valores irrisórios (R$ 28 mil) moradores como o senhor Olegário Batista Ribeiro, 78 anos de idade, irmã da dona Babá, de 82.

O advogado e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, no Maranhão, Luiz Antônio Pedrosa, destaca que Vinhais Velho tem uma formação cultural impar no Estado do Maranhão. ‘O significado da Vila Vinhais Velho é mais que uma comunidade, transcende as barreiras de um simples bairro, é um conjunto de cultura e de histórias. A Vila representa a matriz cultural que é primordial para a conservação da nossa história e nossa identidade’, descreve.

Ricarte Almeida, secretário Executivo da Cáritas Regional Brasileira no Estado do Maranhão, órgão vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destaca que o governo só tem a ganhar ao aceitar o acordo com a comunidade, pois, a Vila será mais uma atração turística aos visitantes.

‘São muitas as histórias e lendas contadas na Comunidade. Todas as festividades culturais promovidas na comunidade são desenvolvidas para a manutenção dessas lendas, história e festas culturais’, destaca o sociólogo ao considerar a comunidade um verdadeiro sítio arqueológico. A Comunidade Vinhais Velho espera que a governadora se manifeste com brevidade sobre a proposta a fim de garantir paz a todos os moradores. (Jornal Pequeno)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

2 respostas para “Comunidade de Vinhais Velho faz proposta de acordo à Roseana”

  1. Luis malaquias Jr disse:

    Amigo John,
    Essa sem duvidas, poderia ser considerada a piada mais engraçada do ano.
    Afirmar que na passagem das máquinas, machadinhas, flechas e outros mais
    utensílios, foram encontrados, e que tudo isso pertenciam aos índios e escravos,
    etc e tal…. Me faz chegar a uma conclusão: essa terrinha chamada Maranhao
    e realmente uma província de quinta categoria. Um lugarzinho de muro baixo.
    Tem imbecil e idiota pra pensar e acreditar em muita baboseira.
    Grato.

  2. pericles disse:

    Machadinhas? Ppontas de flexas dos Tupinambás? Onde cara pálida? Frequento o Vinhais Velho há mais de 30 ( trinta meu camarada) anos, conheços TODOS os butecos de lá e NUNCA tinha ouvido falar de tais imbecilidades.
    O que sei e que tem nego que depois da noticia da avenida, “comprou” NOVE “propriedades” para especular.
    Ora, Dutra se movimenta no campo político na esperança de que os “proprietários” ganhem ações patrocinadas peço escritório de advogacia de propriedade dele Dutra, e de sua mulhar Núbia.
    Fica a pergunta: Só Sarney é ladrão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens