Fechar
Buscar no Site

Competência e resultados que incomodam

???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Secretário Murilo Andrade

Com a experiência de quem atuou à frente da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, onde tornou o sistema penitenciário referência para o país, o advogado Murilo Andrade, tem imprimido nova dinâmica ao complexo penitenciário de Pedrinhas.

Antes de assumir a secretaria mineira, Murilo Andrade comandou a Superintendência de Articulação Institucional e Gestão de Vagas e a Subsecretaria de Administração Prisional, onde teve destacado desempenho.

O secretário de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão é também especialista em direito público e doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais. Ele também é autor de livro “A Execução Penal à Luz do Método APAC”.

É com esse perfil e o reconhecimento nacional na execução de políticas públicas de ressocialização dos presos de Justiça que o atual secretário de Administração Penitenciária do Maranhão começa a melhorar o sistema penitenciário do Estado.

Em menos de 100 dias no comando do complexo de Pedrinhas, Murilo Andrade retomou o controle do Estado sobre as dependências dos presídios, que até 2014 tinha as chaves nas mãos dos apenados.

Melhorou a alimentação dos presos, implantou o uso de uniforme, estabeleceu regras para garantir a segurança interna e reduzir a possibilidade de entrada de drogas e armas em Pedrinhas. Resultado: o número de fugas e mortes caiu drasticamente no primeiro trimestre de 2015 comparado ao mesmo período de 2014.

Outra iniciativa inovadora adotada pela Sejap em conjunto com outras secretarias como a de Direitos Humanos e Participação Popular foi a abertura de diálogo com parentes dos detentos, o que indica um compromisso do governo Flávio Dino com a humanização dos presídios maranhenses.

São estes resultados, conseguidos em um curto espaço de tempo, que provocam o incômodo de quem durante várias décadas contribuiu com uma postura de omissão para o caos no sistema penitenciário do Estado. Evidente que houve uma falha que permitiu a fuga de presos na madrugada de domingo, em Pedrinhas, porém isso não apaga os avanços conquistados no setor prisional do Maranhão.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens