Fechar
Buscar no Site

Comissão de Ética Pública pede explicações a Juscelino Filho pelo uso de gabinete por sogro

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República aprovou em reunião a solicitação de explicações ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em razão da denúncia de que seu sogro despacha de seu gabinete.

A aprovação ocorreu por unanimidade. O pedido de explicações é um procedimento prévio à abertura formal de uma apuração. A informação de que o sogro do ministro usa o seu gabinete foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com o jornal, registros de entradas e saídas do ministério mostram que o empresário Fernando Fialho, sogro de Juscelino, atende na sede da pasta, em Brasília. Isso acontece até quando o genro cumpre agenda no Maranhão, sua base eleitoral.

Ainda segundo o Estado de S. Paulo, um empresário recebido por Fialho no ministério no dia 17 de março disse que tratou de internet e debateu a “expansão da conectividade”.

Procurado pelo GLOBO, o ministério não se pronunciou. Ao Estado de S. Paulo, a pasta confirmou que o sogro de Juscelino despacha na pasta e justificou que ele contribuiu “com sua experiência”.

A Comissão de Ética Pública tem entre suas atribuições investigar a conduta de agentes públicos em cargos da alta administração do Executivo. O órgão é acionado por alguém que pede a apuração de algum fato ou mesmo de ofício, sem que seja acionado por ninguém. Se a comissão entende que há algum tipo de infração ética por algum funcionário público em casos em análise, pode aplicar uma advertência e até recomendar a demissão. Nestes casos, cabe ao presidente da República aceitar ou não aceitá-la. (O Globo)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens