Fechar
Buscar no Site

Com literatura, Brejão realiza desfile cívico

ão Francisco do Brejão está situado entre os menores municípios do Maranhão nos quesitos área e população. Porém, no quesito Educação, a Capital do Leite obteve notas no Ideb para se colocar entre os 10 maiores do Maranhão. Quem assistiu o desfile da independência realizado nesta sexta-feira, 6 de setembro, entendeu porque o município do prefeito Adão Carneiro tem alto desempenho na educação básica.

Que nem as escolas de samba, o Desfile Cívico teve enredo, com direito a alas com fantasias e até, alegorias. Este ano, os estudantes passearam pela literatura brasileira, desde o quinhentismo que chegou com as caravelas até o pós-modernismo e a literatura contemporânea.

E para contar tanta história das letras brasileiras foram necessárias muitas Fanfarras. A Municipal de Brejao abriu o desfile e depois ficou num recuo semelhante às baterias das escolas de samba. E depois seguiram: Fanfarra Municipal, Amaral Raposo (Imperatriz), Fanfarra do Maestro Zezão (Açailândia) Fanfarra Municipal de Cidelandia, Fanfarra São João do Andirobal, Fanfarra José Heldo e Fanfarra Antônio Galletti. Está última abandonou os dobrados e tocou sucessos da música popular brasileira.

Para além da prosa e do verso do Barroco, Arcadismo, Romantismo, Simbolismo, Realismo e Modernismo, o desfile tratou das artes plásticas, da pintura e da música, entre outras manifestações. Ademais dos escritores consagrados, foi possível ver homenagens a Aleijadinho, Tarsila do Amaral e Vinícius de Morais, entre outros. Claro, a Semana de Arte Moderna foi um dos destaques e mesmo a arte engajada pode ser notada numa frase dos inúmeros banners: capitalismo é exploração.

A educação infantil foi um destaque à parte e claro, as crianças roubaram a cena do Desfile Cívico da Independência de São Francisco do Brejão. Mesmo na dispersão, estavam animados e agitados.

Já passava das 19h quando os hinos nacional e municipal foram tocados indicando o início da cerimônia oficial. Estudantes e a população presente se concentraram em frente ao Palanque Principal.

O vereador Tiago do José Jacó foi o primeiro a se dirigir ao público e elogiou o secretário de Educação, Carlito Taveira e o prefeito Adão Carneiro pela bela festa. O secretário Carlito Taveira disse que o tema “A literatura é livre e Liberta Uma Nação” é um convite para a reflexão, depois agradeceu o empenho das escolas das zonas urbana e rural, à sua equipe na pasta e titulares de secretarias da administração Adão Carneiro.

Em memória de Mariana, estudante da rede pública municipal, falecida este ano, o prefeito Adão Carneiro pediu um minuto de silêncio. Em seguida, ele lembrou que o Desfile Cívico passou 10 anos sem acontecer em Brejão, mas que no seu governo foi retomado e cresce ano após ano. “Parabenizo a equipe da Educação, a sociedade, os estudantes, pais, avós, responsáveis, os parlamentares presentes, as fanfarras e ano que vem vamos fazer maior e melhor”, concluiu. Do site Direto da Aldeia

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens