Fechar
Buscar no Site

Com aplicativo, professores maranhenses pagam meia entrada usando o celular

A professora Laudicéia Galvão dá aulas de Sociologia há 18 anos na Rede Estadual de Ensino Médio em São Luís. Atenta aos avanços tecnológicos implantados nos últimos anos, ela foi uma das primeiras a aderir à emissão de Carteira de Identidade Funcional oferecida aos docentes da Rede, por meio do aplicativo para smartphone Siaep Professor.

“Já baixei o aplicativo para o meu aparelho e o vantajoso é a praticidade, poder usar, por exemplo, a meia entrada em qualquer lugar do país, apenas usando o aparelho celular. É excelente. A tecnologia é fundamental para o aprimoramento da educação”, diz a professora.

A Carteira de Identidade Funcional, regulamentada por meio da Portaria nº 1.462 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), identifica professores e garante os direitos referentes à Lei que estabelece a meia-entrada para professores da rede pública e privada em estabelecimentos de lazer e cultura. Entre eles, cinemas e teatros.

O aplicativo, lançado no dia 6 de setembro, gerou 855 carteiras funcionais de professores somente no primeiro fim de semana de funcionamento. Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação Seduc, o aplicativo para dispositivos que operam no Sistema Operacional Android é parte do Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas, que tem como objetivo aprimorar as ferramentas de gerenciamento das Unidades Regionais de Educação (UREs).

Além da emissão de identidades funcionais, o App tem outras funcionalidades que já podem ser utilizadas pela comunidade escolar, na versão web. “Estamos desenvolvendo novas funções para a versão mobile. Em breve, os professores poderão acessar o sistema de lançamento de notas e frequência, além das demais funcionalidades do Siaep”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação da Seduc, Edilson Machado.

Laudicéia Galvão foi uma das primeiras a aderir (Foto: Handson Chagas)
Machado explica que, por determinação do secretário de Educação, Felipe Camarão, todas as equipes pedagógicas também terão acesso ao App. “Como o aplicativo foi muito bem recebido pelos professores, o secretário Felipe Camarão determinou que supervisores, coordenadores e demais membros das equipes pedagógicas das escolas tenham acesso ao App, embora apenas professores tenham direito ao desconto em estabelecimentos de diversão, conforme determina a Lei”, explica.

Como baixar

Para ter acesso ao aplicativo Siaep Professor, o usuário deve fazer o download na plataforma playstore e acessar com a mesma senha que já usa na web. Em seguida, clicar na guia ID Funcional. Caso não tenha foto no Siaep, deverá fazer a inserção obedecendo as regras exibidas na tela. A carteira é gerada na hora e poderá ser utilizada em tela ou download para ser impressa.

Cada carteira terá um Qrcode para verificação online de sua autenticidade. Os professores aposentados que desejarem acessar o recurso devem entrar em contato com a central de atendimento da Seduc para obter uma senha de acesso.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens