Fechar
Buscar no Site

Colunaço do Pêta, no Jornal Pequeno

PETINHADAS

*** As eleições municipais se aproximam e trazem com elas uma preocupação recorrente: as pesquisas eleitorais!!! Não é de hoje que resultados de pesquisa são questionados…, muitos institutos, quando acontece o resultado das eleições, conseguem se aproximar dos resultados finais; outros, “não passam, nem perto”!!! Geralmente conseguem um nível de acerto bom as empresas de pesquisa que investem, que se estruturam e que, consequentemente, cobram pelo trabalho um valor compatível com a credibilidade que passam aos contratantes!!! Não é o caso de institutos que, ao contrário, ‘mergulham’ nos preços e, certamente, não conseguem garantir um resultado confiável!!!

*** Novas eleições (agora municipais) se aproximam, e, certamente, a situação persistirá, cabendo a contratantes que atentem bem para “institutos de pesquisa de ‘fundo de quintal” que apresentam orçamentos com valores muito abaixo do mercado, deixando dúvidas sobre a sua legitimidade!!!

*** Bom, dito tudo isso, não custa lembrar a sábia máxima de que “o barato muitas vezes sai caro”!!! O caro, no caso, é, ao final do resultado, contratante e contratado serem confrontados com o resultado final das urnas e, consequentemente, com o bem maior de qualquer empresa ou pessoa: a sua credibilidade!!!

*** Impressionantes como setores da mídia, tanto nacionais quanto locais, ‘torcem desesperadamente’ para que seja comprovado “ao menos um” caso de coronavírus no Brasil ou no Maranhão, respectivamente!!! Parece ‘urubu na carniça’!!! Parece que sentem orgasmos múltiplos ao alarmar a população!!! Já vivemos preocupados com tantos problemas e ainda temos que deparar, “por esses tempos”, com jornalistas e blogueiros irresponsáveis e inconsequentes noticiando, a todo instante, casos suspeitos de coronavírus que NUNCA se comprovam!!! O jornalismo, principalmente a blogosfera, vive hoje uma crise de credibilidade realmente muito grande!!! E é impressionante como esses manipuladores da opinião pública mais leiga adoram explorar à exaustão, de ‘manchetear’ casos de aumento (gasolina, gás de cozinha…, seja do que for) e ‘pandemias’, embora, no caso das epidemias, não tenham absolutamente nada comprovado!!!

*** Nessa sexta-feira, 7, por exemplo, a Emap teve que vir a público desmentir um “caso de coronavírus” divulgado irresponsavelmente na mídia local”!!! “A Empresa Maranhense de Administração Portuária negou que um navio americano Condor Arrow, atracado no Porto do Itaqui, tenha algum tripulante com suspeita do novo coronavírus. Mais uma vez as redes sociais foram usadas para difundir notícias fakes”, disse a Emap, em nota, o que mostra que tem todo sentido a ‘denúncia’ do Dr. Pêta!!!

*** A propósito, um vídeo do canal do Youtube “Mundo Rural Business” que circula nas redes sociais com milhares e milhares de visualizações, o setor do agronegócio tem sido bastante afetado pelas notícias sobre o coronavírus!!! O Mundo Rural Business se intitula como uma agência independente provedora de informações estratégicas para as atividades produtivas agrícolas!!! Nesse vídeo, intitulado “Você pode perder ou ganhar muito dinheiro com isso”, o canal afirma que a China está se utilizando da epidemia do coronavírus para derrubar os preços dos alimentos no mundo!!! “O que a Rural Business tem certeza é de que ‘no mundo de cobras criadas’, nada é por acaso. Surtos de gripe devem acontecer todos os dias na China. E por que de tempos em tempos isto toma proporções gigantescas”?, indaga o Mundo Rural Business, no vídeo.

*** O canal afirma que, na visão da analista chefe de grãos do Rural Business, Tânia Tozzi, “o dia em que surgir uma doença, em que realmente tenha riscos gigantescos à população, ela não será colocada na ‘prateleira’ como estão fazendo com o coronavírus”. O Mundo Rural Business diz que todas as vezes que uma situação semelhante aconteceu na China, o país vivia uma crise no abastecimento de alimentos, exatamente como estaria acontecendo agora. Segundo o Mundo Rural Business, a China, com a ajuda de ‘especulações’ divulgadas na mídia, está se utilizando do coronavírus para que as pessoas acreditem que essa nova doença vai jogar uma ‘âncora’ no crescimento econômico da China. E que isso vai reduzir o consumo e a importação de alimentos pelo país.

Ano de 2004 e a China anunciava ao mundo o surto de gripe aviária, da família de vírus da H5N1. À época, a doença evoluiu, transformou-se em pandemia e infectou vários países da Ásia. De acordo com o Mundo Rural Business, mesmo a provável instabilidade que o vírus da gripe aviária pudesse provocar na economia chinesa, no ano de 2004, quando o Produto Interno Bruto (PIB) do país era de 9,1%, em 2007 ele subiu para 11,9%.

*** Ano de 2009, e a China anunciou novo surto, o da gripe suína, também uma variante do vírus H5N1. Segundo o Mundo Rural Business, o PIB da China naquele ano acelerou. O Mundo Rural Business afirma que as especulações de epidemia do coronavírus ajudam o mercado financeiro internacional a fazer dinheiro. E que a China se aproveita para comprar alimentos baratos, e controlar a inflação”!!! Vale uma reflexão!!!

*** Mesmo com o governador Flávio Dino ‘torcendo o nariz’ para eleição municipal de São Luís, e só recebendo pré-candidatos por absoluta cortesia, conforme detectado em sobrevoos da ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta pelos telhados do Palácio dos Leões, o senso comum da base governista parece que está trabalhando com a cabeça no lugar!!! Com o deputado federal Eduardo Braide muito à frente dos demais pré-candidatos, a situação trabalha, agora com inteligência, para levar a eleição ao segundo turno, pois existe, hoje, um risco real de Braide ‘levar’ o pleito no primeiro turno!!! E como evitar isso???!!! Botando o máximo possível de candidatos para fazer frente, no primeiro turno, ao líder de todas as pesquisas!!! A situação estava com um nó – no PCdoB –, que, finalmente, conseguiu desatar: Rubens Júnior permanece no partido e Duarte Júnior vai disputar a Prefeitura pelo PRB, conforme já está praticamente 100% acertado!!! A presença na eleição de Duarte, segundo colocado em todas as pesquisas, diminui as possibilidades de Eduardo vencer no primeiro turno; afinal, o candidato Neto Evangelista, que tem o apoio do PDT, do DEM, do presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto; de Weverton Rocha (quase 2 milhões de votos nas eleições para senador) e, consequentemente, da Famem, tem tudo para crescer e disputar a segunda colocação com Duarte Júnior!!! Ou seja, só esses dois já se pode dizer que é mais de ‘meio’ segundo turno garantido!!! E ainda tem o fator do candidato em si, como disse Dr. Pêta há uns três domingos: Neto é leve, jovem, goza de boa reputação e tem credibilidade!!! Vai ser uma boa disputa com Duarte Júnior, um bom gestor – mostrou isso no Procon –, fazendo um mandato diferenciado, boa parte dele em defesa de interesses do consumidor; jovem – como Neto Evangelista –, imbatível nas redes sociais e com uma vantagem que começa a ficar perceptível: está amadurecendo e esticando o pavio!!! Flávio Dino e Edivaldo Holanda assistem a tudo de camarote!!! Se ainda não sabem exatamente o que querem, ao menos já sabem o que não querem!!! E bola pra frente que tem muita água vindo aí – não só de chuvas – para rolar por debaixo das pontes e ‘pontes’!!!

*** Rapaz, o Flávio Dino costuma dar canseira em secretários, jornalistas e demais auxiliares em suas andanças na cidade e pelo interior do estado durante inaugurações e outros eventos!!! “Ele é incansável” e tem uma ‘pegada’ impressionante”, costumam dizer aqueles que o acompanham Maranhão afora!!! Bom, e foi exatamente aí que o ‘bicho pegou’, sexta-feira, quando Dino resolveu ir andando do Palácio dos Leões ao ‘Palácio’ João Goulart – próximo à igreja da Sé –, onde agora está funcionando a vice-governadoria e outros setores do executivo estadual!!! Meu amigo, ali pouco depois da Prefeitura, começou a chuviscar…, e aí o governador teve que ‘sair’ do seu forte, a caminhada, para uma pequena corrida; afinal, com essa onda toda de coronavírus e viroses que os escribas andam ‘estardalhaçando’ por aí, não é bom arriscar!!! Flávio Dino, então, ‘engatou’ uma ‘quinta’ e ‘tome’ corrida até o João Goulart!!! Meu amigo, desacostumado de um ‘pique’, o governador chegou ao seu destino esbaforido…, não conseguiu falar nem 30 segundos e, antes dos 30 segundos, de tão cansando, perdeu até o raciocínio, outro ponto fortíssimo de Dino!!! Resultado: ao final do evento, chamou os

*** Meu amigo, o ‘rebuliço’ já está é grande entre os parlamentares federais maranhenses para a escolha do novo coordenador da bancada do Maranhão no Congresso Nacional!!! Já tem até ‘pré-candidato’ percorrendo gabinetes pedindo voto!!! Vixi!!!

*** Rapaz, adivinha o que meu chefe constatou nessa peregrinação dele de uma semana lá por Brasília???!!! Há um ano, nos restaurantes da capital federal agora é só tilápia, salmão, pescada amarela…; não tem mais robalo, hahahahahahahahahahahaha!!!

*** E olha essa outra!!! Uma mulher foi fazer compras.
No balcão do caixa, ela abriu a bolsa para pagar.
O caixa notou um controle remoto de TV em sua bolsa.
Ele não conseguiu controlar sua curiosidade e perguntou:
Você sempre carrega o controle remoto da TV com você?
Ela respondeu: “Não, nem sempre. Mas meu marido se recusou a me acompanhar hoje nas compras, por causa de uma partida de futebol. Então, eu peguei o controle remoto”.
Moral: Acompanhe e apoie sua esposa em seus hobbies…*
E a história continua…
O caixa deu risada e depois, devolveu todos os itens que a senhora havia comprado.
Chocada com esse ato, ela perguntou ao caixa o que estava acontecendo!
Ele disse: seu marido bloqueou seu cartão de crédito…
Moral: respeite sempre os hobbies do seu marido.*
E a história continua…
A esposa tirou da bolsa o cartão de crédito do marido e o passou. Infelizmente ele não bloqueou seu próprio cartão.
Moral: Não subestime o poder e a sabedoria da sua ESPOSA.*
E a história continua…
Após passar o cartão, a máquina indicou: ‘DIGITE O CÓDIGO ENVIADO PARA SEU CELULAR’ …
Moral: quando um homem tende a perder, a máquina é inteligente o suficiente para salvá-lo!
E a história continua…
Ela sorriu para si mesma e pegou o celular que tocava na bolsa.
Era o telefone do marido, mostrando o SMS recebido.
Ela tinha levado o celular junto com o controle remoto, para que ele não a chamasse durante as compras…
Ela comprou seus itens e voltou para casa muito feliz.
Moral: Não subestime a inteligência de uma mulher!
E a história continua…
Ao chegar em casa, seu carro tinha sumido…
Um bilhete foi colado na porta…
“Não encontrei o controle remoto. Sai com os amigos para assistir a partida da futebol em um bar. Chegarei tarde em casa. Ligue no meu celular se precisar de algo”.

Droga… ele levou a chave da casa também!

Moral: Não tente controlar seu marido; você sempre vai perder!

*** E pra fechar…

Deixar-se levar

É natural que todos entre nós tracemos metas, projetamos o futuro ou no mínimo tentamos organizar uma agenda semanal.
No entanto os imprevistos, as surpresas inesperadas inerentes á toda existência nos dá vez por outra um choque de realidade nos mostrando que na maioria das situações nós não temos controle absolutamente de nada!
A única maneira de minimizar essa sensação de fragilidade e impotência diante dos fatos é deixar-se levar, a sabedoria popular nos diz: O que não tem remédio remediado está.
Deixar-se levar no entanto nem sempre implica em sermos engolfafos numa correnteza que nos arrasta para verdadeiros precipício psíquicos e emocionais.
A vida sempre está a nos presentear com situações benéficas que também foge do nosso controle, amores avassaladores que chegam sem avisar e que não poder serem detidos, deixe-se levar e viva-o!
Uma nova percepção sob o ângulo profissional, um novo lugar, um novo rumo e tudo está acontecendo tão abruptamente que nem mesmo que quiséssemos poderíamos controlar, é a vida nos convidando a soltar o freio, a quebrar a corrente, soltar as amarras e simplesmente deixar-se levar.
Se praticas o bem esteja cônscio de que o amparo espiritual jamais te levará a caminhos que não te ofereçam lições para sua evolução moral, pois o bem.que praticares será teu advogado em toda parte.
Quando perderes o controle das coisas, sejam boas ou más deixe-se levar, trabalhe a gratidão pelos benefícios e s resignação para os infortúnios.
Somos criaturas divinas, trazidas até aqui neste recôndito do universo, neste planeta Terra não apenas para aprendermos sob o açoite das amargas experiências, mas também para experimentarmos a alegria, o amor e tudo o mais que esses sentimentos nos acrescenta.
Deixe-se levar, e quando enfim a jornada provisoriamente acabar concluirá com paz de espírito que muitas vezes na vida o melhor a fazer foi entregar tudo na mão de Deus. (Cris Neris – Escritora)

**********

MISTÉRIO

*** Qual é o pré-candidato a prefeito da capital que está provocando ‘calafrios’ dentro da base governista???!!!

*** Por que ao menos dois importantes projetos de interesse de São Luís estão parados na Secretaria Nacional de Saneamento???!!!

*** Quem foi a jornalista do ‘Poder Rangedor’ que quase ‘come com os olhos” uma colega que tentava fazer uma gravação exclusiva com um auxiliar de governo, sexta-feira, 7, no evento de lançamento do Bolsa Atleta, no ‘palácio’ João Goulart???!!!

*** Qual é o acordo e qual é o objetivo de dois partidos – um da base de Flávio Dino e outro do berço sarneisista – estarem sendo levados a uma migração em massa de candidatos a prefeito da base de Sarney para a base de Dino???!!!

*** A consistência de Carlos Madeira e o ar de seriedade que passa para a população serão capazes de colocá-lo no segundo turno contra Eduardo Braide???!!!

*** Qual é o pré-candidato a prefeito que anda de crista baixa porque o adversário que escolheu para atacar não lhe dá mais bola???!!! É, meu amigo, agora tem que mudar de estratégia!!!

*** Quem foi o secretário que, ao ser convidado pelo meu chefe para conhecer as instalações do JP online e da Federação de Sinuca no Golden Shopping Calhau, perguntou se nas salas não tinha nenhum espaço para sessão de massagens???!!! Marrapá…, esse tá estressado ou quer arrumar uma indústria de confusão, hahahahahahahahahaha!!!

*** Qual é a ‘gatinha’ do eixo Cohab-Cohatrac que anda mexendo com o coração de um parlamentar ‘aliançado’???!!! Mis-tééééééé-rio!!!

*** Quando será que a Prefeitura vai retirar os camelôs que transformaram a frente do Liceu Maranhense numa verdadeira favela???!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens