Fechar
Buscar no Site

Colunaço do Dr.Pêta(JP)

PETINHADAS

*** Na sessão Mistério, aí do lado, Dr. Pêta pergunta: “Qual é o pretenso candidato a governador que vai fazer um anúncio importante na próxima quarta-feira???!!! Vixi, Maria!!! “Jesus/Maria/José”!!! Tcham. tcham, tcham, tcham…!!! Bom, e pode esperar!!! Do jeito que a blogosfera local, inacreditavelmente, tá especulando e falando “loucuras sem pé nem cabeça”, não se surpreendam com nada que possa vir por aí nos blogs!!! Ontem mesmo, as “marmotas” tiveram como alvo o governador maranhense, (des)informando que Flávio Dino teria montado um gabinete de crise porque estaria “sobressaltado com a possibilidade de perder o mandato e de ser condenado à inelegibilidade”!!! Hahahahahahahahahahahahaha!!! Deve ter sido com uma gargalhada dessa que o governador reagiu a tamanho delírio, se é que tomou conhecimento dele, pois, convenhamos, tem mais o que fazer!!!

*** “Não existe crise, muito menos ‘gabinete de crise’. Isso é um completo delírio”, disseram as “três fontes leoninas”, que, por via de dúvidas, Dr. Pêta sempre consulta nesse tipo de publicação esdrúxula!!! “Até achamos que Procuradoria Geral da República pode dar parecer pela cassação, por motivos óbvios, mas o TSE jamais vai acolher um recurso ridículo desses, após uma decisão de 7 a 0 no TRE do Maranhão”, complementaram, em “uníssono”!!! Pois é…, e quantas vezes Flávio Dino foi ‘cassado’ antes???!!! Lembram a sentença daquela juíza de Coroatá???!!! E as centenas de ações “gravíssimas” de Andrea Murad e outros???!!! Resumindo: factoide, nada mais!!!

*** Mas, enfim, um assunto vai remetendo a outro!!! A nomeação da advogada Anna Graziella, pelo presidente Jair Bolsonaro, como juíza titular do Tribunal Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) foi um dos assuntos que movimentaram a semana, e, como sempre, provocando ‘rios’ de especulações, principalmente por parte dos ‘especialistas’ em ‘teorias da conspiração’!!! Uma delas: Graziella foi para o TRE-MA com o objetivo de ‘encrencar’ Flávio Dino e Brandão no recurso do MDB contra a reeleição dos dois!!! Mas como???!!! Mesmo que esse caso fosse a julgamento, ela teria que se dar por impedida devido às ligações com Sarney, Roseana & Cia Ltda, partes supostamente interessadas no processo!!! Anna foi chefe da Casa Civil e diretora do Convento das Mercês no governo Roseana!!! E na época era advogada da parte interessada!!! “Na prática é ruim ou bom para Flávio e Brandão”, alguém perguntou ao Dr. Pêta!!! Nem bom nem ruim!!! O que tem a ver o ‘fiofó’ com as calças, se a cueca tá no meio???!!! Rapaz, Anna Graziella tem saber jurídico suficiente para ocupar o cargo!!! Alie-se esse preparo à força que o ex-presidente Sarney, seu amigo, tem hoje com Jair Bolsonaro e está explicada a nomeação!!!

*** E aí os “teoristas da conspiração” já querem dizer que Weverton estaria por trás da nomeação…, que o senador pedetista intermediou um ‘encontrão’ de Graziella com Flávio Bolsonaro para ver a questão da ‘dança das cadeiras no TRE!!! E que, agora integrante efetiva da justiça eleitoral maranhense, Anna renderia ‘panos pras mangas’!!! Afinal, a ‘indicada de Weverton’ nomeada com a força do filho do presidente, o novo amigo do senador, pode se empenhar para viabilizar a cassação de Dino e Brandão!!! É pra sorrir???!!! Quer saber???!!! Como Dr. Pêta disse, domingo passado, numa mensagem edificante aos ativistas xiitas ludovicenses contra a estátua da Havan, “vão plantar batatinhas no pomar da Maricota”!!! Afffff!!!

*** Outro assunto que ‘ouriçou’ os meios políticos foi a entrevista de Márcio Jerry (Secid) ao jornal O Imparcial, na terça!!! Nela, Jerry pregou a unidade para 2022 do grupo comandado por Flávio Dino e confirmou que disputará a reeleição para a Câmara dos Deputados, em Brasília, descartando rumores de que poderia sair candidato a vice-governador!!! Na entrevista, no entanto, não passou despercebida aos mais atentos uma declaração “estrambólica” de Jerry!!! Perguntado sobre o que espera do próximo nome que comandará o governo do estado, Jerry disse: “O futuro governador ou governadora…”!!! Governadora???!!! Não teve como não pensar na possibilidade de ele estar se referindo a Roseana Sarney, hahahahahahahahaha!!! Tanto que meu chefe tratou logo de ‘trocar uma ideia’ com uma de suas três fontes palacianas de alta credibilidade!!! E disse a fonte: “Eliziane…, por que não”???!!! É…, ‘salvou a pele’ do entrevistado, hahahahahahahaha!!!

*** E olha só essa ‘treta’ com um blogueiro aqui do Grupo JP!!! Terminado um evento de entrega de ambulâncias em frente ao Palácio dos Leões, no início da semana, ele percebeu o vice Carlos Brandão e o senador Weverton Rocha conversando, teve uma ideia e ‘correu’ até os dois!!! A intenção era convencê-los a gravarem um vídeo ‘pinga-fogo’ exclusivo para um quadro de política que apresenta na emissora “debaixo da ponte”!!! No vídeo, pensou até em repetir uma disputa de pênaltis que os dois tiveram numa recente entrega de obras no interior do estado e que saiu empatada!!! Pois bem…, o blogueiro até convenceu Brandão e Weverton a gravarem o vídeo, mas na hora da gravação, ‘do nada’ o celular deu pane e travou!!! Pense num ‘cabra’ frustrado!!! É…, acontece!!! Mas, também, meu amigo, um vídeo desse seria pesado demais pro celular, hahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, esse meu chefe ‘inventa’!!! Não é que agora anda ‘enchendo’ o zap de amigos e de grupos de ‘zap’ que participa com propaganda de um tal de ‘Mocotó da Chikita’!!! Pois é…, aí, curioso que é, Dr. Pêta botou a ‘muriçoca chipada’ pra ‘investigar’ e não é que descobriu que o mocotó é de uma ex dele!!! Só que essa ‘muriçoca’ investiga mesmo é a fundo!!! E aí, ‘futuca’ daqui, ‘fufuca’ de lá, tomou conhecimento até de uma conversa do meu chefe com um deputado amigo seu!!! Quando soube que o mocotó era de uma ex dele, o parlamentar ‘mandou bala’: “Pois vou pedir esse mocotó pra lhe ajudar na pensão”, hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Se ninguém conseguiu, o jovem Eduardo Braide, agora prefeito de São Luís e sentado na cadeira nº 1 do Palácio de La Ravardière, precisa dar um jeito!!! Falamos do ‘nosso’ antigo relógio da Praça João Lisboa (Largo do Carmo), que, embora belo e vistoso, NUNCA FUNCIONA!!! Localizado no Centro Histórico de São Luís, Patrimônio Cultural Nacional (Iphan) e Mundial (Unesco), desde 06 de dezembro de 1997!!! “Terra onde até o relógio mente”, diria o padre Vieira, se vivo fosse e passasse no Largo do Carmo, em São Luís, às 11h05 desse sábado, pois observaria o relógio marcando 06h15 numa face, 08h30 na outra, 09h25 na terceira e meio-dia na quarta face!!! Essa semana, o arquiteto Ronald Almeida registrou nas redes sociais: “Oito meses após completa restauração, o principal e único relógio em praça pública do Maranhão continua destrambelhado em suas tentativas de marcar as horas certas. Será está uma missão impossível em São Luís, embora facílima e perene no caso Big Ben de Londres, o mais famoso relógio do mundo”???!!! “O relógio do Largo do Carmo recebeu da Prefeitura de São Luís, ao longo de 2020 (obras em parceria do programa federal do Iphan PAC Centros Históricos), um novo e bonito pedestal em mármore travertino polido e um simpático jardim circular em sua volta. Bom serviço inaugurado pelo então prefeito Edivaldo Holanda Jr, em 11 de novembro de 2020. Disseram até que o mecanismo (maquinário) do relógio com 4 faces mais famoso da capital maranhense teria sido todo recuperado por empresa e profissionais especializados”, acrescentou Ronald, ressaltando que cada uma das 4 faces do “relógio da João Lisboa”, como nos acostumamos a chamar, marca uma hora diferente, e nenhuma delas é a hora oficial de Brasília!!! Portando, tá na HORA de o prefeito Braide mandar avaliar TODA essa situação e colocar o nosso ‘relógio da João Lisboa’ para funcionar de verdade!!! Vamos ficar aguardando… tic tac, tic tac, tic tac…!!!

*** O deputado Wellington do Curso denunciou, essa semana, no ‘Poder Rangedor’, com base em informações do Portal da Transparência, que, em meio à pandemia, o Detran gastou quase 700 mil reais, somente em diárias, para comissionados e outros funcionários!!! A ‘farra’ a que ele se referiu em plenário, só se está sendo este ano, na nova administração, porque ano passado, ainda na gestão da Larissa Abdalla, o Detran fez foi mutirões, inclusive itinerantes, para atender à demanda reprimida!!! Quase todos os sábados tinha mutirões para vistorias e provas de habilitação!!! E o próprio Wellington fala que, de 2020 foi no segundo semestre e o órgão voltou a funcionar em junho daquele ano, depois de três meses parado!!! Quanto a 2021, só se foi depois que a ex-diretora-geral saiu, porque no mês de janeiro inteiro o orçamento estava fechado!!! Outra: em 2020, a direção do Detran teve que instalar proteção acrílica em todos os guichês de atendimento, fazer desinfecção predial, manutenções nas instalações pelo período parado; ou seja, o pessoal da engenharia e do administrativo teve muitos deslocamentos!!! Se teve ‘farra de diárias’ é bom o deputado investigar direitinho coisas mais recentes!!!

*** É, meu amigo, pelo ‘andar da carruagem’ vai ser é ‘quente’ a próxima eleição para a OAB-MA!!! O pleito é em novembro, mas os bastidores já estão ‘fervendo’!!! Alguns grupos de advogados já se movimentam para conquistar a categoria, e, para isso, vale quase tudo, inclusive se apropriar de propostas de adversários na disputa!!! É do que está sendo acusado um dos pré-candidatos às eleições da Ordem!!! O postulante à presidência da entidade pelo Grupo Valor & Ordem, Gustavo Carvalho, tem afirmado que o candidato adversário passou a apresentar na mídia o mesmo ‘projeto de governo’ lançado e registrado em cartório por ele, intitulado “Objetivos em Quatro Pilares”!!! Já o grupo adversário, usando o título “Pilares” em seu projeto, anda mencionando em entrevistas de rádio os mesmos objetivos destacados no ‘plano de governo’ de Carvalho, segundo ele!!! ‘Rapá’!!!

*** Meu amigo, amante de Fórmula 1 em São Luís sofre!!! Assiste ao treino na BandSports (TV fechada), com a qualidade top de imagem, mas é obrigado a ver a corrida na retransmissão da Bandeirante da TV aberta!!! E é aí que o ‘bicho pega’!!! Um investimentozinho em equipamentos melhores, para dar uma melhor qualidade às imagens, seria de bom alvitre!!! Recado dado!!!

*** E as redes sociais continuam impagáveis!!!

Ouro no surf – esporte de maconheiros
Prata no skate – esporte de maconheiros
Podium completo nos 100m rasos da Jamaica – terra de maconheiros
Bob Marley tinha razão, kct!!!

*** O presidente Jair Bolsonaro tem conquistado boa parte da população por sua sinceridade e simplicidade!!! Mesmo que essa sinceridade contradiga tudo o que ele mais pregava na campanha de 2018: por exemplo, quando afirmava que o tradicional “toma-lá-dá-cá”, da troca de cargos por apoio, estaria descartado em seu governo!!! Agora, em mais um momento de sinceridade, confessa que sem os réus do Congresso Nacional não poderia governar!!! Numa entrevista à Rádio Arapuan FM, da Paraíba, Bolsonaro afirmou que é necessário conviver com eles: “Se eu afastar do meu convívio parlamentares que são réus, ou têm inquéritos, perco quase metade do Parlamento”!!! Donde se conclui que o então candidato a presidente do Brasil fez propaganda enganosa, adotando o ‘velho’ fisiologismo que tanto condenava!!! Mas os fins justificam os meios ou os meios justificam os fins, não é, presidente???!!! Hoje esse ‘dito’ pode ser dito!!! Quando os adversários diziam, não podia!!!

*** Em seu relatório anual, a Vale anuncia, no ‘cronograma para retomada’:

2021/2022 – Instalação de novos britadores para processar corpos minerais de jaspilito no S1 1D

1S22 – Start-up do projeto Gelado com capacidade de 10Mtpa

2S22 – Start-up do projeto Sistema Norte 240 Mtpa, aumentando a capacidade do Sistema em 10 Mtpa

1S23 – Expansão de Serra Leste para 8 Mtpa de capacidade

2021/23 – Solicitação de novas licenças e abertura de novas frentes de lavra

2S24 – Start-up do projeto Serra Sul 120

2025 – Mudança da Usina 1 para processamento 100% a seco, impactando temporariamente a produção”!!! Bem promissoras essas ações em andamento!!! A Vale só precisa explicar como vai conseguir embarcar esses 40 Mtpa extras!!! Em sua atualização, a Vale, que foi forçada a reduzir a produção após o desastre de Minas Gerais, em 2019, disse que seu negócio de minério de ferro atingiu a capacidade de 330 milhões de toneladas no último trimestre, mas também sinalizou atrasos no início de algumas operações, levando analistas a concluírem que a empresa teria dificuldades para cumprir suas previsões de produção para 2021!!! “A previsão de produção de minério de ferro para o ano todo, de 315-335 milhões de toneladas, é mantida, mas atingir até mesmo o limite inferior dessa faixa exigiria um forte segundo semestre do ano”, disse LaFemina, complementando: “Possível, mas o risco é grande”.

A produção da Vale precisará de uma média de 86 milhões de toneladas por trimestre, no segundo semestre do ano, para atingir o fundo de sua faixa desejada!!! Para colocar esse número em perspectiva, em três meses, até junho, sua produção foi de 75 milhões de toneladas.

*** Olha essa!!! Em 16 de julho, a Royal Dutch Shell, uma empresa de petróleo e gás; e a Scottish Power, uma subsidiária da Iberdrola, empresa espanhola de eletricidade, fizeram um anúncio. Eles estavam – disseram – apresentando propostas conjuntas às autoridades britânicas para construir, na Costa da Escócia, o primeiro conjunto de parques eólicos flutuantes em grande escala do mundo. No momento, a maior fazenda flutuante é uma matriz de 50mw de seis turbinas que deve ser concluída no próximo mês no Mar do Norte, a 15 km de Aberdeen. O consórcio, ao contrário, disse que está pensando em gigawatts (gw). Os parques eólicos offshore com alicerces no fundo do mar já fazem parte da matriz energética em vários locais. Nos últimos quatro anos, sua capacidade quase dobrou: de 19 gw para 35 gw, e os custos amortizados caíram em um terço: de $ 120 por MW / hora para $ 80!!!

MISTÉRIO

*** Qual é o pretenso candidato a governador que vai fazer um anúncio importante na próxima quarta-feira???!!! Vixi, Maria!!! “Jesus/Maria/José”!!! Tcham. tcham, tcham, tcham…!!!

*** Qual é o grupo de militares que está em plena ação de bastidores para ajudar o soldado Adonias a se safar, depois do estúpido crime que cometeu ao tirar a vida do médico Bruno Calaça, de 24 anos, no fim de semana passado, em Imperatriz???!!! Imagina…, a família se sacrificar e formar um filho médico e vir um militar irresponsável e despreparado lhe tirar a vida da forma mais estúpida que se possa imaginar!!!

*** Quem é a super secretária, mãe de vereador, que estaria por trás de publicações na blogosfera dando conta de que o secretário Márcio Jerry andaria incentivando ataques de um vice contra uma prefeita da ‘Grande Ilha’???!!! Por isso que um outro vice, este poderoso, deu um ‘corte’ nele num almoço recente!!! MJ tá é unindo o vice à prefeita, ‘perturbado’, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Por que a PMMA não abre uma investigação séria para apurar vários casos de policiais que andam alugando para bandidos armas cauteladas permanentemente???!!! Por isso é que frequentemente tem militar dizendo que perdeu arma…!!!

*** Quem foi o ‘autor intelectual’ de notas na ‘blogosfera tupiniquim’ (des)informando que Simplício Araújo havia desistido de sua pretensão de disputar a sucessão de Flávio Dino???!!! O ‘dinamismo’ desse jornalismo ‘me comove’!!!

*** Qual blogueiro, aqui do Grupo JP, ao fim de um evento no Palácio dos Leões, viu o vice Brandão e o senador Weverton conversando, e quando convenceu os dois a gravarem um vídeo ‘pinga-fogo’ exclusivo para um quadro de política que tem na emissora ‘debaixo da ponte’, o celular dele, ‘do nada’, deu pane e travou???!!!

*** Qual é o “assessor-parlamentar-inseto”, que, em meio à polêmica sobre a Estátua da Liberdade da Havan, quer porque quer, agora, que o monumento seja levado para a Liberdade, seu bairro de origem???!!! Aí só ‘ressuscitando’ o ‘velho Cafifa’, criador do Matadouro!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Uma resposta para “Colunaço do Dr.Pêta(JP)”

  1. Getúlio Leite disse:

    Dr. PETA, o relógio da João Lisboa é o único do Brasil que fornece,ao mesmo tempo, a hora de Brasilia, Moscou, São Francisco (Califórnia) e Moçambique…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens