Fechar
Buscar no Site

Colunaço do Dr.Pêta

PETINHADAS –

*** Criticado por uma minoria, elogiado pela maioria, o governador Flávio Dino segue tomando providências e adotando medidas que, se por um lado não resolvem plenamente os problemas decorrentes da Covid-19 – mesmo porque isso é muito difícil hoje –, por outro, amenizam esses problemas, e, de alguma forma, levam um certo conforto aos maranhenses!!! E quem, no planeta, tem a solução definitiva para esse mal???!!! Nas redes sociais, grupos de WhatsApp e veículos eletrônicos de comunicação, o que mais tem são ‘senhores da razão’…, desses que, por exemplo, criticam o governador por ter fechado bares e restaurantes e ter deixado ônibus circulando!!! Tem comparação mais esdrúxula???!!! Onde o perigo é maior: em ônibus com passageiros todos de máscara (porque só entra se tiver com máscara) ou em restaurantes e bares, onde o cidadão usa a máscara só para entrar e sair, porque lá dentro tem que tirá-la pra comer e beber…, e daí já aproveita para o bate-papo, expondo-se ao contágio da nova cepa do coronavírus, que está no ar, ‘respirando com a gente’!!! Além do que o transporte público é uma necessidade vital!!! Mesmo assim, o governador criou alguns auxílios para amenizar a situação de empregadores e empregados!!! Não é suficiente, lógico, mas já é uma ajuda para diminuir os prejuízos, que acabam sendo impostos em nome da preservação da vida!!!

*** Desde o início da pandemia, Flávio Dino vem se adiantando nas ações de combate à doença!!! Foi o primeiro governador a tomar medidas – inicialmente brandas, depois extremas –, como lockdwon, abertura de novos leitos, instalação do hospital de campanha do Multicenter Sebrae, aquisição de ventiladores e EPIs –, para tentar baixar o número de vítimas no Maranhão!!! E agora, diante da nova onda do coronavírus, novamente toma medidas – muitas debaixo de intensa pressão – para continuar combatendo o vírus dentro de suas possibilidades!!! Com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontando ocupação de leitos clínicos e de UTI ultrapassando a marca dos 95% em São Luís, os números da doença não avançam apenas na capital!!! Somente na quarta-feira, 24, foram computados em todo o estado 1.186 novos casos da Covid-19!!! A escalada de contágio foi determinante para a adoção de medidas mais enérgicas, como os três dias de paralisação de atividades (26, 27 e 28), em todo o território maranhense, para tentar frear a circulação do vírus!!!

*** Com a nova escalada da pandemia, o Governo do Estado adotou medidas céleres para garantir tratamento, vacinação e auxílio às populações mais vulneráveis!!! Um dos pontos é a abertura de novos leitos exclusivos para tratamento do novo coronavírus!!! Desde o início de janeiro, o Maranhão já criou 850 leitos dedicados para contaminados com a Covid-19!!! O número, expressivo, registre-se, corresponde a uma média de 11 novos leitos por dia no Maranhão!!! Além dos leitos, o Estado segue abrindo novos hospitais, ampliando estruturas e reformando unidades em todas as regiões, como os Hospitais de Campanha de Imperatriz (já entregue), de Bacabal (doado pelos Estados Unidos e gerido pela SES) e o de São Luís (que está em fase de montagem, com 60 novos leitos)!!!

*** Em relação à vacinação, foi montada uma verdadeira força-tarefa para que os imunizantes cheguem a todos os municípios!!! Até agora, já foram distribuídas aproximadamente 572 mil vacinas em 300 voos!!! O Maranhão também saiu na frente ao assinar contrato para compra de 4,582 milhões de doses da vacina Sputnik V!!! “Estamos executando a maior operação logística da história da saúde no Maranhão, todos os dias, para que as vacinas cheguem rapidamente aos nossos municípios”, disse o governador Flávio Dino, em vídeo postado nas redes sociais, o que mostra o esforço de várias equipes mobilizadas para as entregas!!!

*** Ontem, 27, Flávio Dino anunciou auxílios emergenciais a trabalhadores dos setores de eventos e de turismo; e a taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo!!! Também adiou imposto de micro e pequenas empresas, e dará vale-gás para 115 mil famílias mais pobres, conforme CAD-ÚNICO!!! Anunciou, também, medidas que valerão a partir de amanhã, 29!!! (Veja nesta edição)!!!

*** Por outro lado, em reunião virtual com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de outros governantes estaduais, Flávio Dino propôs que seja criado um comitê nacional para enfrentar o coronavírus!!! Ele disse que o decreto presidencial 10.659, que formaliza a criação do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, contém “no mínimo uma impropriedade jurídica”, já que o comitê, idealizado para discutir medidas a serem tomadas contra a crise sanitária na ‘articulação interfederativa’, não cita governadores e prefeitos!!! “Esse decreto contém no mínimo uma impropriedade terminológica, jurídica. E há uma impropriedade política abissal, gigantesca. Como nós podemos achar que há uma coordenação nacional sem estados e municípios? Como? Se os leitos estão nos estados e municípios? Esse decreto não é de coordenação nacional”, afirmou Dino!!! A proposta foi rejeitada!!!

*** Cultivadores de uma relação estranha, mesmo nos melhores momentos da parceria Estado (Flávio Dino)-Município (Edivaldo Holanda Júnior), quando várias situações de conflito se registraram em São Luís, Prefeitura e Caema finalmente colocaram os interesses da cidade em primeiro lugar e encararam com a devida responsabilidade, cada uma fazendo a sua parte, a recuperação do trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, na Cohama, que teve a sua estrutura rompida devido às fortes e intensas chuvas da madrugada de sábado, 22!!! A Caema adotou manobras no esgoto para executar as intervenções necessárias, em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Semosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) e SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes)!!! A cratera era responsabilidade da Companhia de Saneamento e o ordenamento do trânsito da SMTT!!! Caema e Semosp trabalharam juntas nas obras da caixa de esgoto que havia sido rompida devido à pressão pelo despejo irregular de água de chuva na tubulação (A fase de testes se deu por toda a madrugada de segunda e na manhã de terça, 23, foram iniciados os serviços de aterro da vala)!!! E a SMTT fez o que estava ao seu alcance no ordenamento do trânsito!!! Os incômodos foram inevitáveis, mas o mais importante foi o trabalho conjunto, parceiro, de Estado e Município!!! E é isso que a população quer: que os governos estadual e municipal coloquem São Luís em primeiro lugar, que trabalhem pela cidade independentemente das adversidades políticas!!!

*** E é profundamente lamentável que, enquanto o governador Flávio Dino (Caema) e o prefeito Eduardo Braide (Semosp/SMTT) dão o bom exemplo, o lado podre da população, o lado irresponsável, da maldade, do vandalismo age em sentido completamente contrário, mostrando, tristemente, um nível de educação e cidadania baixíssimo!!! Um exemplo desse desprezo, dessa falta de zelo com a cidade é o que acabam de fazer com a Praça João Lisboa, o Largo do Carmo e a Praça da Alegria!!! Três obras muito bonitas e importantes para a cidade, entregues agora, em dezembro, pelo ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior, os três logradouros foram vandalizados…, quebraram todas as luminárias, quebraram os vidros de proteção da acessibilidade para a igreja do Carmo…!!! Na Praça da Alegria, foi arrancado e roubado todo o mármore dos assentos!!! Pior é que o contingente da Guarda Municipal não dá conta, porque a maioria dos seus integrantes está se aposentando, o que deve levar o prefeito Eduardo Braide a pensar em fazer concurso público para Guarda Municipal!!! E é lamentável, e triste, que a Prefeitura tenha que colocar guardas em todos os logradouros públicos, o que é difícil, e vigilância de câmeras, de tudo, porque essa parte irresponsável da população não colabora com um dinheiro que é dela, do imposto dela!!! É realmente uma situação muito difícil…, teria que ser feita uma campanha educativa!!! Há informações de que a Prefeitura vai começar a trabalhar nas escolas…, mas é preciso um trabalho maior e mais abrangente de conscientização dessas pessoas, para que elas tenham um sentimento maior de pertencimento, de amor à cidade!!! Triste!!!

*** Rapaz, o ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, definitivamente esnoba o Maranhão e continua a perseguir uma ideia fixa pela construção da Ferrogrão e da Fio!!! As duas não apresentam viabilidade econômica: a Fiol, que não liga a ferrovia a qualquer porto existente (o projetado está em um paraíso ecológico e enfrenta resistência feroz de grupos ambientalistas, há 15 anos), foi condenada pelos professores da UNB, que mostraram a sua falta de viabilidade!!! A Ferrogrão conseguiu a proeza de ter um senador de Mato Grosso (estado que, segundo o ministério, seria beneficiado) se posicionado totalmente contra o projeto por não ter viabilidade econômica, e, além disso, cortar terras indígenas e contribuir para aumentar o desmatamento da Amazônia!!! O senador Jaime Campos acha que essa ferrovia acabará por prejudicar muito os produtores em seus mercados, e principalmente por ter duas outras soluções aceitas por todos: a construção da Fico, que ligará Lucas do Rio Verde à Ferrovia Norte Sul, e a portos no Sudeste (Santos) e no Nordeste (Itaqui), e uma outra ferrovia que liga Cuiabá a Rondonópolis e de lá a Santos!!!

*** Mas, Tarcísio de Freitas, dando mostras de que não leva nada disso em conta, mudou o rumo dos recursos que viriam para fazer a ligação Ferrovia Norte Sul-Balsas e Alto Parnaíba, o que beneficiaria também o Piauí, uma ferrovia com grande viabilidade econômica e sem problemas de espécie alguma!!! Para completar, está tirando o dinheiro da ferrovia do nosso interesse, recomendada pelo TCU, para colocar à disposição de quem ganhar o leilão para construir a Ferrogrão, para que essa empresa não tema a enxurrada de ações que forçosamente terá, por trazer danos às comunidades indígenas e à Floresta Amazônica!!! Mas, o ministro, impávido e sem ver reação alguma da classe política do Maranhão, vai nos impondo a sua vontade, assim como está fazendo com a Ferrovia Centro Leste, que está tendo a concessão da atual operadora renovada, contrariando os estados de Minas, Espírito Santo e Goiás!!! Pior!!! Só quem manda é ele e pronto: já bateu o pé!!! Enquanto isso, o Maranhão só assiste!!! Triste!!!

*** Rapaz, queira dever 1 milhão para um banco, mas não deva 10 centavos para um ‘bofe’ que não gosta da ‘fruta’!!! Meu amigo, o ‘língua solta’ desmoraliza é mesmo!!! E foi o que aconteceu essa semana com uma irmã de deputado que deve 50 reais para a já famosa ‘rainha dos áudios’ da ‘Grande Ilha’!!! O débito vem desde a campanha de 2018, quando ‘rainha dos áudios’ fez uma gravação para a campanha à reeleição do irmão da suposta ‘caloteira’!!! Apesar de não receber a grana, depois de cobrar bastante na época, a ‘marqueteira’ (hahahahahahahaha) estava ‘na dela’, quieta…, até que, ‘do nada’, a devedora começou a falar mal da ‘dita-cuja’ num grupo de ‘zap’!!! ‘Siô’, não deu outra!!! Em menos de 10 minutos, a ‘prejudicada’ disparou uma penca de áudios ‘daqueles’ contra a mana do deputado!!! Pense numa desmoralização generalizada!!! Pior é que os áudios desconcertantes de ‘rainha’ ‘bombaram’ nas redes sociais!!! O que teve de gente ‘rindo’ disso foi uma ‘festa’!!!

*** E a ‘disputa’ acirrada entre duas apresentadoras na “emissora-debaixo-da-ponte”, hein!!! Pois é…, tá dando até para lembrar os badalados ‘embates’ da ‘ex’ com ‘A Grande’, de Ivete com Cláudia Leite…!!! ‘Ká’ entre nós, e com direito a ‘força-tarefa’ no ‘salão’ para ganhar da poderosa influencer do rádio!!! Babado forte!!!

*** Falar em “emissora-debaixo-da-ponte”, o senador Weverton Rocha, tido como arrendatário (ou ex-arrendatário), e o dono do ‘Sistema’, Edinho Lobão, trocaram amabilidades ao vivo no programa do Minard, na Nova FM!!! Foram 65 minutos de ‘prosa’, com direito até a elogios a Josimar Maranhãozinho!!! O clima só ficou um pouco desconfortável, mesmo, quando o apresentador tentou fazer ilações e levou um ‘corte’ do senador!!! ‘Serinho’, Weverton ‘mandou bala’: “Minardi, vamos encerrar a conversa de forma clara, porque de ilações, já na segunda-feira você atacou a minha honra, por conta de ilações. Põe aqui no ar esse teu ‘alguém’, e aí a gente conversa aqui abertamente. Agora, fazer ilação eu tô fora, tá”???!!! Em outro momento, o parlamentar ‘mandou ver’ novamente: “Senão vejamos, vamos ver bem aí no Google…, lá na eleição de senador, vários… não é o meu caso, porque naquela época você dizia que eu era o melhor político do mundo…, mas, naquela eleição de senador…”!!! Aí Minardi interrompe: “Continua sendo, continua sendo…”, hahahahahahahahahaha!!!

*** No domingo passado, Dr. Pêta fez uma leitura das ‘entrelinhas’ de uma entrevista de Othelino Neto, na Mirante, sugerindo que o presidente da Assembleia Legislativa poderia mudar seu rumo em relação às eleições de 2022!!! Possivelmente incentivado por Weverton, Othelino estava propenso a disputar o Senado, mas com a decisão de Flávio Dino, de concorrer à vaga de Roberto Rocha, que encerra o seu mandato agora, Othelino disse, na entrevista, que reavaliará sua posição!!! Uns dois ou três dias após essa leitura do Dr. Pêta, eis que surge, ‘do nada’, uma reunião no gabinete do senador, com foto e tudo, para tratar do “enfrentamento da Covid-19″…!!! Em cima da mesa, uma pesquisa sobre o cenário eleitoral do Maranhão!!! Na foto, pode-se ver os pretensos candidatos ao governo, a vice, ao Senado…, o coordenador de campanha…!!!

*** Falar em Weverton, o senador já anda mesmo com postura de pré-candidato!!! Na quinta-feira, 25, ele distribuiu cestas básicas em alguns bairros de São Luís e gravou um vídeo da ação, que, política ou não, convenhamos, teve seu alcance social!!! “Cada um pode fazer sua parte e ajudar quem mais precisa. Vamos vencer juntos a crise causada pela Covid-19. Vacinação Já”, disse oi presidente do PDT-MA no vídeo que fez rodar nas redes sociais!!!

*** Olha só!!! Essa semana várias pessoas procuraram meu chefe, revoltadas com a cobrança integral das mensalidades que escolas e faculdades particulares estão impondo em plena pandemia!!! No ano passado, como se sabe, por meio de um projeto de lei sancionado pela Assembleia Legislativa, as unidades de ensino foram obrigadas a diminuir o valor das mensalidades em 30%!!! Dr. Pêta, então, ‘entrou em campo’ e apurou que a lei aprovada pela Alema está suspensa por decisão judicial!!! Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, a partir da ADI 6435, a lei estadual que trata da concessão de desconto em escolas/faculdades foi considerada inconstitucional!!! Além do Maranhão, Ceará e Bahia tiveram as leis declaradas inconstitucionais!!! No entanto, pais que se considerarem lesados nessa situação de pandemia, podem ingressar na justiça comum e solicitar o desconto!!! Isso pode ser feito com base na Lei 10.406/2002 (Código Civil Brasileiro) e na Lei 8078/90 (Código de Defesa do Consumidor)!!! É isso aí!!!

*** E a ex-governadora Roseana, gente!!! Pois é…, essa semana cobrou de Flávio Dino que conceda um pacote de ajuda ao setor empresarial!!! Bom, se ela não tivesse vendido o banco oficial do estado, BEM que ajudaria muito nesse momento!!!

*** O governador Flávio Dino anunciou, essa semana, a antecipação da 1ª parcela do 13º salário!!! Hora do vice sugerir ao chefe que anuncie, também, a antecipação para os profissionais da saúde vinculados à Emserh e Oscip, em todo o Estado!!! É algo em torno de 25 mil pessoas!!!

*** Meu amigo, o que tem de ‘nego’ aplicando golpe nessa ‘Grande Ilha’ não está escrito!!! Que o diga o proprietário do restaurante Villa do Vinho Bistrô!!! Essa semana, Werther Bandeira alertou clientes e demais pessoas para que não caiam no golpe que está sendo aplicado com a utilização do nome do restaurante!!! Um ‘elemento’ de nome Danilo estaria ligando e usando o número de celular 98 / 992687753 e oferecendo vouchers para almoço e janta no Villa do Vinho Bistrô!!! Bandeira faz o apelo para que ninguém forneça dados ou aceite ofertas de promoções em nome do restaurante, porque se trata de um golpe, “com alguma má intenção de manchar a nossa reputação ou mesmo de usar dados de clientes para algum tipo de ação criminosa”, disse o empresário, por meio de suas redes sociais!!! Werther reforçou que, “em respeito ao decreto governamental, o restaurante continua fechado e atendendo somente pedidos via Delivery (Uber Eats ou IFood) ou com retirada na sede”!!!

*** E as redes sociais continuam ‘dando show’ de criatividade!!! Os posts agora são de uma ‘irmã Zuleide’: “Quando uma mulher te diz ‘vou te perguntar uma coisa, mas não minta pra mim’, pode crer, essa mulher já tem 14 prints, três testemunhas, sete áudios, e Deus confirmou pra ela em sonho”!!! Outra da ‘Zuleide’: “Rosas são vermelhas / violetas são azuis / que um PIX misterioso apareça em minha conta / em nome de Jesus”!!! Hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Viram aí o site da agência iNFRA, informando que aumentou a pressão para a construção de um novo porto no Maranhão diante das dificuldades que a Vale vem tendo, ao longo dos últimos anos, para ampliar suas operações de movimento de minério no terminal da Ponta da Madeira!!! Isso está levando a pressão por uma mudança nos rumos do principal terminal privado de exportação do país!!! “A Vale vem informando, por vários anos seguidos, que vai conseguir chegar ao patamar de 230 milhões de toneladas ano de movimentação no porto!!! Já foram feitas estimativas de ir no futuro até a 280 milhões de toneladas/ano!!! No entanto, pelos dados oficiais, a movimentação tem ficado sempre abaixo dos 200 milhões”!!!

*** “No início do ano, um acidente com uma das oito esteiras que levam o minério até os navios elevou a preocupação de que, por mais um ano, as projeções fiquem distantes de serem alcançadas!!! Em nota enviada à Agência iNFRA em respostas a questionamentos sobre se o acidente foi causado pela falta de acionamento de alarmes, a Vale informou o seguinte:

‘Não haverá impacto na programação mensal de embarques de minério de ferro no Porto de Ponta da Madeira, em função (a) da tradicional sazonalidade de produção no Sistema Norte, em decorrência do período chuvoso no Norte do Brasil, e (b) de uma produção esperada para 2021 no Sistema Norte abaixo dos 230 Mtpa de capacidade de embarque’. A empresa informou, ainda, que não tem metas oficiais de embarque em seus terminais. Apesar de não ter metas oficiais, declarações dadas por seus diretores ao longo dos anos sempre apontaram para o crescimento nos embarques pela Ponta da Madeira. No entanto, de acordo com o anuário da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), nos últimos dois anos o volume ficou na casa dos 191 milhões, menos que os 198 milhões de 2018, quando chegou seu maior patamar. Os problemas principais apontados por um especialista no tema consultado é que o ciclo das chuvas na região se alterou, o que amplia o período em que a Vale não consegue carregar o minério para os navios”!!!

*** “Além do problema ambiental, por causa do incêndio, a estimativa de um especialista do setor é de que em 2021 o volume possa ser ainda menor que o dos últimos dois anos. Os volumes de embarque após o acidente estão em cerca de 80% do que foi exportado no ano passado, de acordo com dados de consultores do setor de mineração obtidos pela Agência iNFRA. A queda dos volumes exportados ocorre justamente num ano de explosão de preços dessa commodity no mercado mundial. Por causa disso, as companhias australianas estão expandindo seus embarques e ganhando mercado no principal país consumidor de minério de ferro, a China. Com menos exportações, menos receitas para o país.

Em recente artigo publicado em jornais no Maranhão, José Reinaldo, ex-governador e ex-ministro dos Transportes, que atua no momento como consultor, apresentou a ideia de que o terminal da Ponta da Madeira comece uma transição para receber outras cargas, especialmente do agronegócio. Segundo ele, com a conclusão da Ferrovia Norte-Sul e sua conexão com a Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste), prevista para os próximos três anos, o volume de cargas do agronegócio vai subir e a EFC (Estrada de Ferro Carajás), da Vale, e os portos no Maranhão poderão ser um gargalo para o escoamento desses novos volumes.

Para evitar o gargalo, ele sinaliza com a construção de uma extensão ferroviária da EFC para o TPA (Terminal Portuário de Alcântara), um TUP (terminal privado) já aprovado pela ANTAQ”!!!

***

MISTÉRIO

*** Quem é a secretária de Finanças da ‘terrinha’, que, além da prática de nepotismo, está acumulando cargos, no total de três (um federal e dois estaduais), e que ainda desafia MPE e MPF???!!! Pior que quando alguém reclama, diz que tá ‘nem aí’, porque o ‘cara-metade’ é presidente de Câmara!!! ‘Rapá’, a moça é ‘dura na queda’!!! Essa ‘não dá água pra pinto’, hahahahahahaha!!!

*** Quem é o empresário da construção civil, ‘alugador’ de máquinas pesadas, que aderiu à dança de salão e agora está um verdadeiro Carlinhos de Jesus!!! Cá pra nós, tem que dar a César o que é de César: em dois dias, o ‘cabra’ já tá um ‘pé de valsa’!!!

*** Qual apresentador esportivo apareceu, quinta-feira, 25, na emissora “do outro lado da ponte”, com uma ‘basqueteira surradíssima’???!!! Alô, alô, Sérgio Frota…, vamos dar um tênis para o garoto, hahahahahahahahaha!!!

*** Qual é o banco oficial que durante o período de pandemia está doido para dar trabalho ao Juizado das Relações de Consumo, com cobranças em duplicidade, feitas direto na conta do cliente sem prévio aviso???!!!

*** Por que um certo partido político, localizado na área do São Francisco, não conserta o alarme da sua sede, que dispara dia e noite, atormentando o sono da vizinhança???!!!

*** Por que os terminais eletrônicos de um banco oficial, no São Luís Shopping, estão sem funcionar há uma semana???!!! Estará ‘covidado’???!!!

*** Quem são os ‘velhinhos transviados’ da ‘Tríplice-Fronteira’, que, depois de mais um anúncio de medidas do governo de combate ao coronavírus, ‘vasaram’ do Olho d´Água original e foram ‘se esconder’ num sitiozinho na São Luís Rei de França, nas ‘barbas’ do camburão que fica na rotatória do eixo Olho d´Água/Araçagi???!!! Com eles é sexta sem lei, meu amigo, hahahahahahahaha!!!

*** Quais são os torcedores que vivem ‘moendo’ o tempo todo para que se faça times bons e competitivos em São Luís, e agora, quando o Sampaio lança seu novo uniforme, eles aparecem reclamando do valor???!!! E olha que são os mesmos que desembolsam 250 e até 300 reais por camisas dos times do Rio e São Paulo, e que pagam 20 reais para assistir jogos em telões tomando cerveja de 15!!! Ora, me comprem 500 bodes…, sem ser gregórios…!!!

*** Por que será que uma secretária da principal cidade dos Lençóis Maranhenses fechou sexta-feira, 26, para vacinação, e as pessoas só foram avisadas na porta do ginásio de esporte, com a ‘história’ de que o governador tinha dado feriado e eles não poderiam trabalhar???!!! Marrapá!!! O governador se esforça para amenizar as consequências da covid e esse ‘povo’ dá um feriado para a vacina!!! Pense numa penca de reclamações nas redes sociais!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens