Fechar
Buscar no Site

Castelo vistoria obra do Canal do Coroado e anuncia etapa de urbanização

O prefeito de São Luís, João Castelo, e o secretário municipal de Projetos Especiais, Francisco Barros, vistoriaram, na manhã desta quinta-feira (26), o andamento da obra de prolongamento do Canal do Coroado. Os serviços de ampliação e retificação já foram concluídos nos seus 354,2 metros de extensão e concentram-se, agora, na fase de formatação do terreno (terraplanagem e limpeza).

O prefeito João Castelo, acompanhado de comitiva e de lideranças comunitárias, realizou uma vistoria técnica à obra do Canal do Coroado

Ao chegar ao canteiro de obras para realizar a visita técnica, o prefeito, acompanhado da primeira-dama Gardênia Gonçalves e de secretários municipais, foi recebido por uma comitiva de lideranças comunitárias. Na ocasião, Castelo anunciou, dentro da etapa de urbanização da obra, a construção de um complexo de cultura e esporte na área.

“O que era antes um rio de esgoto, transformou-se agora numa realidade totalmente diferente, ou seja, numa área saneada, organizada e que vai dar mais dignidade a quem vivia na lama e em condições totalmente insalubres”, ressaltou Castelo, durante a vistoria técnica à obra do Canal do Coroado.

Com o auxílio de uma planta técnica, o prefeito João Castelo e o secretário Francisco Barros puderam explanar, de forma detalhada, o projeto de uma área urbanizada que será construída na região do entorno do canal, com o apoio do programa do governo federal Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), já aprovado e com recursos garantidos.

“Além de tudo isso, vamos ter ainda uma área de lazer e cultura. Portanto, o povo vai ver a importância dessa obra, pois estamos trabalhando dia e noite para levar mais qualidade de vida à população”, afirmou o prefeito.

Em uma área de 10 mil m², a praça terá quadra de esporte, playground (parquinho), biblioteca, cine-teatro, oficinas de arte, área verde, de vivência e ciclovia, sendo dotada, ainda, de equipamentos sociais que irão promover ações de cultura, lazer e esportes.

O contrato para a construção da praça será assinado com a Caixa Econômica Federal a fim de que se inicie o processo de contratação da empresa para o começo das obras. O edital de licitação deve ser lançado na próxima semana.

Francisco Barros informou, também, que o prefeito João Castelo já autorizou a finalização do projeto executivo para iniciar o processo de contratação da limpeza e fechamento do outro trecho do canal na Rua da Felicidade (parte montante), no João Paulo.

Barros acrescentou que a Prefeitura está desenvolvendo outras melhorias no bairro, como limpeza de galerias, asfaltamento e drenagem.

Comunidade agradece – Várias lideranças comunitárias fizeram questão de acompanhar a vistoria e parabenizar o prefeito João Castelo pela obra que, além de solucionar a questão sanitária, resolverá um dos problemas crônicos de alagamento em São Luís.

O prefeito, acompanhado de moradores, percorreu a extensão do Canal do Coroado

Foi o caso do líder comunitário do Coroado João Dutra, satisfeito com os serviços executados pela gestão municipal. “Está do jeito que a gente deseja, atendendo ao anseio dos moradores”, disse. O comunitário João Flor, líder da Vila Natal, enfatizou que a comunidade acompanhou de perto os trabalhos. “Com a obra praticamente pronta, pudemos ver que ficou tudo muito bom. As famílias saberão, a partir de agora, o que é viver com qualidade”, afirmou.

Entre outras lideranças, fizeram-se presentes, também, a presidente da Associação Cultural e Folclórica de Salinas do Sacavém, Eduarda Costa Soares; o presidente da União de Moradores do Bom Jesus, Maximiano Cantanhede; o presidente da Associação dos Condutores de Veículo a Tração Animal do Bom Jesus, Luís Truvel; Irmão Raimundo do Coroadinho; João Batista do Bom Jesus; José Edilson Siqueira e Antonio José Fernandes da Salinas, entre outros.

A moradora Raimunda Silva Batista, de 58 anos, que há 28 reside no Coroado, também destacou o alcance da obra do Canal do Coroado. “Com a obra, a água da chuva poderá escoar até o Rio das Bicas, realizando seu curso natural, solucionando, dessa maneira, o problema de drenagem que existe. Sem falar também das doenças que não vão mais existir”, pontuou.

Entre as autoridades presentes, estiveram o deputado federal Weverton Rocha (PDT) e os vereadores João Batista Matos (PPS) e Nato (PRP), além de secretários municipais e imprensa.

Obra – A obra de ampliação e retificação do Canal do Coroado faz parte do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga e visa beneficiar 15 mil pessoas de bairros adjacentes ao Canal, entre Coroado, Filipinho e João Paulo.

Todo o Canal do Coroado tem 354,2 metros de extensão com dois metros de altura e seis metros de largura, produzido com material de concreto (laje de fundo, paredes laterais e cobertura).

O canal tem início da Rua Almeida Garret, perpassa a Avenida dos Africanos e, juntando-se com o Canal do Rio das Bicas, que está sendo construído pela Prefeitura, desemboca na Bacia do Bacanga.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens