Fechar
Buscar no Site

Castelo sempre permaneceu na dianteira das pesquisas

As pesquisas para medir a intenção de votos dos eleitores de São Luís, realizadas durante os quatro anos de mandato do prefeito João Castelo, sempre mostraram o tucano nas primeiras colocações. Um fato que chama a atenção se levarmos em consideração o quesito rejeição do tucano, explorado e massificado como sendo sempre altíssimo pelos adversários.

Há dois anos, quando ainda aventava-se a possibilidade do presidente da Embratur, Flávio Dino ser candidato a prefeito, Castelo já aparecia razoavelmente bem nas pesquisas. Ele pontuava na segunda colocação, atrás do comunista.

Nessa época, Castelo passava por um momento de instabilidade na sua administração, quando ele ainda preparava projetos, tentava arrumar a casa e buscava recursos para que mais tarde uma série de obras fossem executadas – como de fato ocorreu com a maioria.

Paralelo a isso, Castelo era vítima de um virulento bombardeio do sistema de comunicação da família Sarney, que a todo custo tentava desgastar sua administração. Por outro vértice, o império midiático do senador José Sarney atuava também no campo político. O escopo era descontruir a imagem de ‘político realizador’ de Castelo adquirida na época de governador.

Mesmo neste período, o mais crítico do seu governo, quando um inverno rigoroso castigava a cidade, a imprensa sarneisista não dava sossego e o governo do Estado tentava a todo modo travar sua administração, com perseguições de todos as lados, Castelo, ainda assim, aparecia bem situado nos levantamentos.

Ele ficava atrás, somente, de Flávio Dino.

Quando o comunista era retirado da lista, o prefeito figurava na frente dos demais candidatos, vencendo-os em todos os cenários, inclusive no segundo turno.

Chegado o último ano de gestão, com algumas obras começando a deslanchar e a prefeitura mais organizada, Castelo deu um salto positivo na sua gestão, passando dessa forma a ser mais bem avaliada pela população. O ‘boom’ castelista foi refletido nas pesquisas, havendo um crescimento significativo nos índices de aceitação do alcaide.

Ao mesmo tempo, Flávio Dino, abalado pela morte do filho, dava sinais de que não iria disputar a Prefeitura de São Luís. Com isso, Castelo foi consolidando-se.

Com o anúncio definitivo de Flávio de que estaria fora do pleito de São Luís, Castelo assumiu a ponta na corrida sucessória.

Até os últimos levantamentos divulgados, Castelo segue liderando, às vezes na frente de Tadeu Palácio, outras vezes empatado com o ex-prefeito.

Mas tal como nas outras pesquisas feitas no decorrer de quatro anos sobre a intenção de votos dos ludovicenses, Castelo permanece no topo da linha sucessória.

O que mudaram, na verdade, foram apenas os índices de rejeição do tucano, que de lá para cá decresceu.

E assim deve ser os resultados das demais pesquisas a serem feitas durante a campanha eleitoral, com Castelo na frente, cacifando-se para o segundo turno.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens