Fechar
Buscar no Site

Castelo mostra que houve licitação no processo de implantação do VLT

DURANTE ENCONTRO COM JORNALISTAS E BLOGUEIROS

O prefeito João Castelo (PSDB), candidato à reeleição, assegurou, na tarde desta terça-feira (11), que o processo de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) está sendo realizado “com a maior transparência possível”.

Durante encontro com jornalistas e blogueiros, realizado no auditório do Grand São Luís Hotel (antigo Vila Rica), Castelo informou que a implantação do projeto é decorrente de duas licitações e de discussões com órgãos como Iphan, o SPU e a Caema.

A reunião com profissionais da mídia impressa e eletrônica serviu para esclarecer todas as dúvidas sobre a implantação do novo modelo de transporte coletivo em São Luís. Castelo frisou que a implantação do bilhete único dará ao cidadão economia de tempo e fácil acesso ao sistema, como consequência imediata da integração do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ao Corredor de Transporte Urbano, cujos recursos para sua construção estão assegurados pelo governo da presidente Dilma Rousseff, por meio do PAC Mobilidade Urbana.

Questionado por blogueiros e jornalistas, Castelo explicou que o VLT, custeado com recursos próprios do Município, está em avançada fase de implantação do primeiro trecho da Linha 1. Segundo ele, depois de concluídos os seus primeiros 13 km de extensão, no trecho Praia Grande-São Cristóvão, o VLT dará a São Luís o status de ser a primeira cidade brasileira a ter uma linha de transporte rápido com o roteiro Centro/aeroporto, passando pela rodoviária.

A primeira etapa de cinco quilômetros, que vai do Terminal da Integração ao Bairro de Fátima, deverá ser concluída até dezembro, conforme previsto no edital de licitação para a obra.

Durante a entrevista, Castelo enfatizou que o modelo de transporte VLT, cujo projeto vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de São Luís há dois anos, como complemento ao programa do Corredor de Transporte Urbano, é apontado por especialistas como uma das melhores alternativas para se resolver o problema do trânsito nas grandes cidades.

Castelo informou ainda que a Secretaria de Obras do Município (Semosp), responsável pela licitação, promoveu dois certames para a habilitação das empresas. Uma para a escolha da responsável pela implantação da via e estações, por meio da Concorrência nº 019/2012, edital publicado no dia 20 de junho de 2012 no Diário Oficial e no Jornal Pequeno.

As propostas foram apresentadas no dia 23 de julho e o resultado homologado em 30 de julho. O outro foi o Pregão Presencial 190/2012, publicado no Diário Oficial do município e no jornal O Imparcial em 27 de junho de 2012, para a aquisição de equipamentos (material rodante), o veículo propriamente dito. O pregão foi realizado em 12 de julho de 2012.

Castelo também observou que não houve necessidade de fazer audiência pública, uma vez que o projeto de implantação do VLT não acarretará qualquer dano ambiental ou social.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens