Fechar
Buscar no Site

Castelo abre vantagem e se consolida na liderança na disputa pela Prefeitura de SL

A pesquisa do instituto DataM, divulgada pelo blog do Luís Cardoso, mostra uma tendência clara e que pode ser sentida nas ruas nestas primeiras semanas de campanha em São Luís. O crescimento do candidato a prefeito à reeleição João Castelo – segundo a sondagem aparece com 31,2% da preferência dos entrevistados – e, consequentemente, sua consolidação na liderança da corrida eleitoral.

O resultado mostrado pela DataM somente ratifica a posição do prefeito João Castelo na dianteira das pesquisas de intenção de votos dos eleitores de São Luís, tal como o blog já havia afirmado antes. (reveja aqui).

Vale lembrar, aliás, que o tucano nunca esteve atrás, só do presidente da Embratur, Flávio Dino, quando cogitava-se a possibilidade deste sair candidato a prefeito. Quando Dino retirou-se da disputa, Castelo passou a liderar todas as consultas divulgadas (exceto uma, quando apareceu empatado com o ex-prefeito Tadeu Palácio).

De acordo com o levantamento do DataM, João Castelo surge na pesquisa espontânea (quando a pergunta é feita ao entrevistado sem alternativa de nomes) com um índice de 30,1%, quase que o dobro dos adversários – Tadeu Palácio chega a 15,5% e Holanda Júnior 15,1%.

Isto permite dizer que o tucano já tem uma faixa do eleitorado já sólida, assentada e que dificilmente ele perderá ao longo do primeiro turno. Em todas as eleições para prefeito em São Luís, Castelo nunca teve menos de 30%.

Polarização

Outro aspecto a se considerar nos números da DataM/blog do Cardoso é o crescimento de Edivaldo Holanda Júnior, já previsto pelo blog. Com 21,4% da preferência do eleitorado, o candidato apoiado por Flávio Dino deve ser, segundo direciona as duas últimas pesquisas publicizadas, o nome que polarizará a eleição com Castelo, confirme o blog também já havia apontado.

Fato que se pode constatar nas ruas, tanto pelo volume de campanha dos dois (Castelo e Edivaldo Jr.) quanto pela preferência declarada dos eleitores aos mesmos.

De mais a mais não há, a princípio, outros pontos relevantes na pesquisa, a não ser por considerar o desempenho ínfimo do candidato do grupo Sarney, o vice-governador Washington Luiz que permanece estacionado com 3,5%, bem atrás de Eliziane Gama (7,7%) e um pouco à frente de Marcos Silva (2,5%) e Haroldo Saboia (2,0%).

A pesquisa do DataM ouviu pouco mais de 800 pessoas e foi registrada no TRE sob o número 00052/2012.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens