Fechar
Buscar no Site

Castelo abre vantagem e se consolida na liderança na disputa pela Prefeitura de SL

A pesquisa do instituto DataM, divulgada pelo blog do Luís Cardoso, mostra uma tendência clara e que pode ser sentida nas ruas nestas primeiras semanas de campanha em São Luís. O crescimento do candidato a prefeito à reeleição João Castelo – segundo a sondagem aparece com 31,2% da preferência dos entrevistados – e, consequentemente, sua consolidação na liderança da corrida eleitoral.

O resultado mostrado pela DataM somente ratifica a posição do prefeito João Castelo na dianteira das pesquisas de intenção de votos dos eleitores de São Luís, tal como o blog já havia afirmado antes. (reveja aqui).

Vale lembrar, aliás, que o tucano nunca esteve atrás, só do presidente da Embratur, Flávio Dino, quando cogitava-se a possibilidade deste sair candidato a prefeito. Quando Dino retirou-se da disputa, Castelo passou a liderar todas as consultas divulgadas (exceto uma, quando apareceu empatado com o ex-prefeito Tadeu Palácio).

De acordo com o levantamento do DataM, João Castelo surge na pesquisa espontânea (quando a pergunta é feita ao entrevistado sem alternativa de nomes) com um índice de 30,1%, quase que o dobro dos adversários – Tadeu Palácio chega a 15,5% e Holanda Júnior 15,1%.

Isto permite dizer que o tucano já tem uma faixa do eleitorado já sólida, assentada e que dificilmente ele perderá ao longo do primeiro turno. Em todas as eleições para prefeito em São Luís, Castelo nunca teve menos de 30%.

Polarização

Outro aspecto a se considerar nos números da DataM/blog do Cardoso é o crescimento de Edivaldo Holanda Júnior, já previsto pelo blog. Com 21,4% da preferência do eleitorado, o candidato apoiado por Flávio Dino deve ser, segundo direciona as duas últimas pesquisas publicizadas, o nome que polarizará a eleição com Castelo, confirme o blog também já havia apontado.

Fato que se pode constatar nas ruas, tanto pelo volume de campanha dos dois (Castelo e Edivaldo Jr.) quanto pela preferência declarada dos eleitores aos mesmos.

De mais a mais não há, a princípio, outros pontos relevantes na pesquisa, a não ser por considerar o desempenho ínfimo do candidato do grupo Sarney, o vice-governador Washington Luiz que permanece estacionado com 3,5%, bem atrás de Eliziane Gama (7,7%) e um pouco à frente de Marcos Silva (2,5%) e Haroldo Saboia (2,0%).

A pesquisa do DataM ouviu pouco mais de 800 pessoas e foi registrada no TRE sob o número 00052/2012.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

13 respostas para “Castelo abre vantagem e se consolida na liderança na disputa pela Prefeitura de SL”

  1. joaozinho disse:

    É nítido o crescimento de Edivaldo Holanda por onde você anda na Cidade. Não é à toa que aquele blogueiro miranteano vem abrindo a caixa de ferramenta contra o jovem candidato . Chegou ao ridículo de criticar até a camisa ! Um louco que não percebe que quem o lê interpreta nas entrelinhas que ele está a serviço de algo ou alguém e assim potencializa aquilo que ele quer destruir.
    O crescimento do Caostelo era esperado pelo derrame de asfalto e de propaganda, mas tem um limite em 40%, com os adversários somando uns 60%, cenário absolutamente distinto da eleição passada em que por toda a campanha era o drama que o somatório dos demais dava menos que o percentual do Caostelo. Conclusão: Com a máquina na mão, Caostelo está no 2º turno eo seu adversário será Edivaldo Holanda Jr pelos apoios que tem.

  2. ludovicensis disse:

    Merece credibilidade uma pesquisa feita pelo jornalista que coordena na Rádio Capital os massacres eletrônicos ao prefeito? O jornalista apresenta na rádio um programa em horário há um ano patrocinado pela Via Expressa do governo do Estado. Essa pesquisa foi feita para turbinar o chefe dele, o ex-deputado Roberto Rocha, vice de Edvaldo Jr. e para destacar a rejeição do prefeito.
    Se o prefeito tem rejeição alta, por que não é vaiado nos eventos públicos de que participa, como São João, e nas inaugurações? Será que o blog contratante teria condições de apresentar a nota fiscal da contratação do serviço do instituo de pesquisa, e correspondente pagamento?

  3. Luiz disse:

    O Povo é que vai sofrer mais 4 anos se Castelo conseguir comprar a eleição.

  4. Luciana disse:

    A pesquisa já diz tudo é 45 de novo.

  5. Juçiele disse:

    O povo quer Castelo de novo e eu voto 45 de novo sim

  6. Mari disse:

    Porque você não mostra os índices de rejeição também John…???

  7. paula disse:

    O povo tem o governo que merece: Caostelo!

  8. pericles disse:

    Ladrão, apenas um ladrão, nada mais do que um ladrão.

  9. poliana disse:

    Em um município em que há 50 casos de raiva em 2011 e 2 mortes em 2012 com 26 casos só até o meio do ano (índice de áfrica sub-saariana), num município onde os estudantes municipais estão há 9 meses sem aula, num município onde o hospital público é a imagem da cruz vermelha num filme de segunda guerra, com membros amputados espalhados pelo chão.. num município desses ainda tem gente que tem coragem de abrir a boca pra proferir o nome do atual prefeito… esse ser inumano deve estar pagando inclusive para ver seu nome escrito, só assim para explicar.

  10. Fernanda disse:

    MARAVILHA!! Estou torcendo para que o povo de SL veja o quanto esse homem foi um bom prefeito e que dê mais uma chance para ele continuar a melhorar a cidade!! É isso aí!!!

  11. BRUNO SOUSA disse:

    EU SÓ QUERIA SABE ONDE É FEITA ESSA PESQUISA PÓS NUMCA VI NINGUEM FAZENDO PESQUISA OU ENTÃO ELES DÃO SORTE EM FALA COM COM ELEITO DO CASTELO ESSA PESQUISA DEVE SER FEITA DA MESMA FORMA QUE É FEITA A PESQUISA DA PRESIDENTE DILMA QUE BOTA ELE LA EM CIMA SÓ QUE A PESQUISA DELA É FEITA SOMENTE COM PESSOAS RICAS SÃO EMPRESARIOS DONOS DE BANCOS FAMILIARES DE POLITICOS DESSA FORMA É FACIL SEMPRE VAI ESTA LA EM CIDA ” NÃO QUERO MAIS NÃO QUERO MAIS NÃO QUERO ELE DE NOVO …..ESSA É UMA PEQUENA PARTE DA MUSICA DO CASTELO

  12. Fabio Henrique disse:

    DEIXA O HOMEM TRABALHAR , CASTELO DE NOVO PARA O BEM DO POVO !
    É CASTELO 45 DE NOVO , AGORA FICA CASTELO.
    VAMOS SEGUIR EM FRENTE E GANHAR NO 1º TURNO !
    CASTELO 45 45 45 45 45 !! NELES !!!

  13. conceição gomes disse:

    É castelo de novo,eu e a minha familía votamos no 45

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens