Fechar
Buscar no Site

Castelo inicia obras de pavimentação em bairros do polo Anil

Em mais uma etapa de execução do maior e mais abrangente programa de pavimentação asfáltica já realizado na capital maranhense, o prefeito de São Luís, João Castelo, e o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Freitas, assinaram, na manhã desta quarta-feira (05), no Residencial João do Vale, ordem de serviço para pavimentação de 111 ruas e avenidas de 12 bairros do polo Anil.

As obras pavimentarão vias que nunca receberam asfalto no Anil, Residencial João do Vale, Bairro de Fátima, Pirapora, Primavera (Coroadinho), Jordoa, Bom Jesus (Coroadinho), Coroadinho, Angelim Velho, Novo Angelim, Aurora e João de Deus. Os bairros foram mapeados como área B.

Castelo, junto com uma multidão, percorreu as ruas do Residencial João do Vale para iniciar as obras no polo Anil

Em seu pronunciamento, Castelo ressaltou que o Plano de Pavimentação contemplará o maior número possível de ruas localizadas em todas as áreas da cidade. O prefeito afirmou que os serviços na área B, que compreende o polo Anil, começam pelo conjunto João do Vale e beneficiarão 111 ruas do polo Anil.

“Todas essas vias receberão asfalto pela primeira vez. O que era rua de chão batido com poeira e lama, agora será uma rua asfaltada, drenada e urbanizada para que a comunidade possa ter mais qualidade de vida”, frisou João Castelo, visivelmente emocionado.

As obras de pavimentação também já estão sendo realizadas na Cidade Olímpica (área E), Conjunto São Raimundo – incluído na área C, que compreende a região que vai da Forquilha à Cidade Operária, passando pelo São Cristóvão; Vila Luizão, que faz parte da área A, que inclui bairros do polo Turu até a Ilhinha; além da Vila Nova e Vila Mauro Fecury (área D), situadas na área Itaqui-Bacanga. No total, serão mais de 600 km de asfaltamento na cidade.

Na presença de diversas lideranças comunitárias da área, secretários e auxiliares de governo e diante da população que compareceu em grande número para acompanhar o início dos serviços, Castelo destacou que São Luís se transformou em um verdadeiro canteiro de obras. “A Prefeitura está enchendo a cidade de obras importantes em todos os cantos”, afirmou.

Em seguida, Castelo, junto com uma multidão, percorreu as ruas do Residencial João do Vale e autorizou as máquinas a iniciarem os trabalhos. “Vamos deixar essa cidade diferente, tirar a lama e o esgoto a fim de proporcionar melhor qualidade de vida à população do nosso município”, assinalou.

Ao fazer uso da palavra, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Freitas, disse que as ações trarão um excelente resultado à comunidade do polo Anil. “É mais um canteiro de obras e mais um presente para São Luís”, pontuou.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço, no Residencial João do Vale, contou também com a presença da deputada estadual Gardênia Castelo (PSDB), do presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Isaías Pereirinha (PSL), dos vereadores José Joaquim (PSDB), Vieira Lima e Batista Matos, ambos do PPS, Josué Pinheiro (PSDC), além de secretários municipais e imprensa.

Moradores e lideranças comemoram obras

A líder comunitária da União Estadual por Moradia Popular, Creusamar de Pinho, agradeceu, em nome da comunidade, as obras destinadas para a região. “Com prazer, recebemos estas obras que vão beneficiar o bairro e melhorar a qualidade de vida de todos nós”, disse.

O prefeito, ao lado do povo, autorizou as máquinas a iniciarem os trabalhos

Entre as lideranças presentes estavam também o coordenador da União de Direito por Moradia Popular, Carlito Reis, o presidente da União de Moradores da Aurora, Mário da Silva (Marinho da Aurora), o presidente da Associação do Novo Angelim, Augusto César de Sousa, além de Raimundinho do Anil, Kelme Fernandes (Igreja Católica), Mingota (Itaqui-Bacanga) entre outros representantes.

A autônoma Maria do Carmo, 44 anos, moradora há quatro do Residencial João do Vale (Avenida União), disse que esta é a primeira vez que o bairro recebe algum benefício do poder público. “Vai melhorar bastante. Durante esse tempo que moro aqui nunca foi feito nada. Então, estamos felizes com esse benefício, tendo em vista que não passaremos pelos transtornos de sempre, principalmente no período chuvoso”, relatou.

A dona de casa Maria do Socorro Silva Mendes, de 64 anos, também era só alegria. “Por causa desse tempo todo de sofrimento que a gente vinha passando aqui, eu posso dizer que hoje a minha maior felicidade é saber que a realidade da nossa comunidade irá mudar para melhor”, afirmou emocionada.

Plano Macro – A Prefeitura está realizando a maior obra de pavimentação de ruas novas já vista em São Luís. A ordem de serviço assinada faz parte de um Plano Macro que compreende a pavimentação de 56 km na Zona Rural, de 669 vias em bairros espalhados por toda a capital, obedecendo a um mapeamento que dividiu a cidade em cinco áreas distintas; e a revitalização de 25 grandes avenidas com microrrevestimento e de centenas de ruas de bairros da capital.

Entre os serviços a serem executados estão terraplanagem, regularização do sub-leito e da base do solo, imprimação e aplicação de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) com espessura de 3 a 4 cm, dependendo da tipologia da via.

Além disso, os serviços incluem implantação de dispositivos de drenagem e obra de arte corrente com implantação de meio-fio de concreto, sarjeta, sarjetão, construção de boca de bueiro, boca de lobo, caixa de passagem ou poço de visita, sinalização horizontal e vertical e drenagem profunda em determinados trechos.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens