Fechar
Buscar no Site

Castelo inaugura nova avenida interbairros no Barramar em solenidade concorrida

Ao lado primeira-dama Gardênia Ribeiro Gonçalves, secretários e auxiliares do governo, o prefeito de São Luís, João Castelo, inaugurou, na tarde desta terça-feira (20), a obra de pavimentação e readequação da Avenida Santo Antônio (interbairros). A nova opção de trânsito liga diversos bairros como Altos do Calhau, Cohajap, Cohaserma, Parque Athenas, Planalto Vinhais, jardim Topázio, Coelho Neto, Alterosa, Jardim Bela Vista à Holandeses, ao Barramar e à Daniel de La Touche. Além disso, a nova via permite escoamento fácil para a Litorânea.

A nova avenida interliga vários bairros e permite escoamento para a Daniel de La Touche e Holandeses

“Eu sei o que esta obra representa para esta comunidade, é uma demonstração de dever cumprido. Quando nós cumprimos nossa obrigação, a gente se sente feliz e satisfeito, ainda mais se tratando dessa avenida que é de grande importância para a população”, disse Castelo, ao ressaltar que espera que “o futuro reserve coisas semelhantes a estas para a cidade”. O chefe do executivo municipal foi recebido com muita festa e faixas de agradecimento.

As intervenções foram realizadas por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). O objetivo dessas avenidas interbairros é criar mais opções de tráfego e melhorar a fluidez no trânsito para que a população possa se deslocar rapidamente a diversos pontos de São Luís.

A Avenida Santo Antônio tem 840 metros de extensão, com 11.760m² aplicados de asfalto CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), 20m de drenagem profunda e 3.350m de drenagem superficial. No entorno da via (bairros Jardim Coelho Neto e Parque Atenas), foram 4.170m de ruas asfaltadas.

Trafegabilidade – “A avenida Santo Antônio cria condições de trafegabilidade e descarrega o tráfego da Avenida dos Holandeses, dando assim nova dinâmica ao trânsito de São Luís. Isto faz parte do plano de mobilidade para a cidade”, explicou o titular da Semosp, engenheiro Marcos Aurélio Freitas.

Representando a comunidade, a moradora Rita Fernandes saudou o prefeito João Castelo e os membros da sua equipe agradecendo pela obra de pavimentação e readequação da Avenida Santo Antônio.

“Estamos profundamente felizes porque é uma concretização de um sonho de há muito tempo acalentado por nós. Vivíamos aqui sem nenhuma estrutura urbana organizada e hoje somos agraciados com esta avenida numa ação majestosa do prefeito João Castelo, o melhor gestor que já tivemos neste município, uma vez que foi o único que olhou por nós e se sensibilizou com nosso sofrimento”, declarou Rita Fernandes.

O vereador José Joaquim, parlamentar que intercedeu ativamente para que a ação se concretizasse, frisou a determinação do prefeito João Castelo para que a obra fosse executada. “Saiu graças à coragem e o esforço do maior homem público desta cidade, que está inaugurando uma das primeiras ligações interbairros da nossa capital, tudo de forma muito bem feita, planejada e organizada”.

Estrutura – A Avenida Santo Antônio tem pista dupla, sendo que cada uma conta com 6,40m delargura. Possui um canteiro central e dois passeios laterais para pedestres, meio-fio e sarjeta, além de sinalização horizontal e vertical.

A Avenida também recebeu uma moderna iluminação, composta de 17 postes de concreto implantados de 13 metros de altura em formato cônico reduzido; e 34 luminárias IP 66 com lâmpada vapor de sódio 400W instaladas em braço ornamental duplo.

Marcaram presença ainda na solenidade os deputados estaduais Neto Evangelista e Gardênia Castelo, os vereadores Isaías Pereirinha, Gutemberg Araújo, Josué Pinheiro, Francisco Chaguinhas, Nato, Batista Matos, Antonio Garcez, Vieira Lima, o vereador eleito Marquinhos, o secretário municipal de Governo, ex-governador José Reinaldo Tavares, o secretário de Assuntos Políticos, desembargador aposentado Raimundo Freire Cutrim, além de outros secretários, assessores e a população em geral.

A construção da avenida faz parte de uma série de obras de pavimentação e melhoramento de ruas nos bairros do Parque Athenas e Jardim Coelho Neto, no Calhau, e que estão incluídas no Plano Macro de Recuperação e Pavimentação Asfáltica, que já asfaltou mais de 800 vias na capital maranhense.

“Essa avenida interbairros é de grande importância para o tráfego desta região, pois desafogará o trânsito na Avenida dos Holandeses, uma das mais movimentadas da cidade”, disse o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Freitas.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens