Fechar
Buscar no Site

Castelo empossa membros do Conselho Municipal de Juventude de São Luís

O prefeito de São Luís, João Castelo, empossou, na tarde desta segunda-feira (13), no auditório Reis Perdigão, sede da Prefeitura, os novos integrantes do Conselho Municipal de Juventude (Comjovem) para o biênio 2012/2014, formado por 22 membros da sociedade civil organizada e poder público, que terão como meta concluir, em conjunto com a Coordenadoria de Juventude, o processo de instituição do Sistema Municipal de Juventude.

Criado em 1989, mas regulamentado apenas em 2009 pelo prefeito João Castelo, através da lei nº 4.991, de julho de 2008, o Comjovem, que estava desativado há 20 anos, é o órgão responsável pela fiscalização e articulação das políticas públicas e assuntos ligados à juventude da capital maranhense.

Em seu discurso, João Castelo destacou programas da Prefeitura de São Luís que contemplam políticas públicas voltadas para a juventude

Após dar posse aos novos integrantes do Conselho, o prefeito entregou decretos aos representantes do poder público, Moisés Dias de Brito, e da sociedade civil, Ulisses Fernando da Silva, presidente da entidade. Em seu discurso, Castelo destacou programas como o Cidadania Para Todos, realizado pela Prefeitura de São Luís nos bairros da capital, que contempla políticas públicas de juventude.

“É uma alegria muito grande empossar os novos conselheiros do Comjovem, que tem um papel muito importante para constituir as políticas públicas para a juventude; e nossa contribuição, por meio da Prefeitura, é garantir esses direitos de maneira simples, mas com grande significado para a nossa sociedade”, afirmou João Castelo.

O vereador Vieira Lima (PPS), presidente da Comissão da Infância e Adolescência na Câmara Municipal de São Luís, participou do evento e destacou a importância da luta da juventude, cujo sonho é a regulamentação do Fundo Municipal da Juventude, além de outras propostas que ele tem recebido, como a criação da Secretaria Municipal da Juventude.

“Somos confiantes na realização dessas políticas públicas porque temos o apoio do prefeito João Castelo, que tem dado suporte à juventude de São Luís”, frisou o vereador.

Sistema Municipal – Segundo o titular da Coordenadoria Municipal da Juventude, José Linhares Júnior, o Sistema Municipal de Juventude é instituído em poucas cidades do Brasil e compreende Plano, Fundo e Conselho Municipal de Juventude, além de órgão gestor. “A política pública da juventude é nova no país e existe desde 2001, portanto é uma luta jovem e o que o prefeito João Castelo fez em poucos meses de gestão, não se fazia há 20 anos aqui em São Luís”, ressaltou.

O presidente empossado do Comjovem, Ulisses Fernando da Silva, ressaltou o apoio do prefeito João Castelo em regulamentar o Conselho que, segundo ele, terá muito trabalho a fazer em conjunto com todas as entidades e representações públicas nestes próximos dois anos. “Temos o compromisso de trabalharmos unidos para fortalecer as políticas públicas da juventude e melhorarmos a vida dos jovens que vivem, principalmente, às margens da sociedade”, destacou.

Com a posse do Conselho, no primeiro ano da gestão do prefeito João Castelo, São Luís finalmente ganhou uma instância responsável pela idealização, fiscalização e acompanhamento das políticas públicas de juventude da capital.

Participaram da solenidade de posse o vereador João Batista Matos (PPS) e os secretários municipais de Governo, Albertino Leal; de Pesca, Agricultura e Abastecimento, Júlio França; de Comunicação, Edwin Jinkings; e outros auxiliares do governo municipal.

Responsabilidade e fiscalização – O Comjovem é regido por uma relação baseada no respeito mútuo e na certeza de que a cooperação é o melhor caminho para formatar políticas públicas de juventude e parcerias que beneficiem os jovens de São Luís, voltadas para educação, cultura, emprego, renda, empreendedorismo e cidadania.

Composto por 22 membros da sociedade civil organizada e do poder público, os integrantes do Conselho têm autonomia para pensar políticas públicas que contemplem a juventude em todos os setores. Programas importantes como o Pró-Jovem, por exemplo, são constantemente avaliados pelos conselheiros por meio da análise de dados estatísticos e entrevistas com os jovens beneficiados.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens