Fechar
Buscar no Site

Castelo autoriza início de pavimentação na Vila Luizão e bairros do polo Turu

O prefeito de São Luís, João Castelo, e o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Freitas, assinaram, nesta quinta-feira (29), ordem de serviço para a pavimentação de 21 ruas da Vila Luizão e ainda de outras 150 vias, na região, que segue até a Ilhinha, incluindo vários bairros do polo Turu, como Chácara Brasil e Matões, além da Vila Conceição, Parque Athenas, Ipase de Baixo, entre outros. Todas as localidades estão mapeadas na Área A.

A Prefeitura executa a maior obra de pavimentação de ruas novas já vista em São Luís. As ordens de serviço, assinadas nesta quinta-feira (29), fazem parte de um Plano Macro que compreende a pavimentação de 56 km na Zona Rural, de 669 vias novas na Zona Urbana, obedecendo a um mapeamento que dividiu a cidade em cinco áreas distintas; a revitalização de 25 grandes avenidas com microrrevestimento e de centenas de ruas de bairros da capital.

Acompanhado por uma multidão, Castelo percorreu ruas da Vila Luizão que serão pavimentadas

No total, serão mais de 600 km de asfaltamento na cidade, no maior e mais abrangente programa do gênero já realizado na capital maranhense. O trabalho iniciou na semana passada pela Cidade Olímpica (área E) e conjunto São Raimundo, incluído na área C, que compreende a região que vai da Forquilha à Cidade Operária, passando pelo São Cristóvão.

Já nesta sexta-feira, será assinada também a ordem de serviço para a pavimentação de ruas e travessas da Vila Mauro Fecury I, Vila Mauro Fecury II, Vila Nova, Anjo da Guarda e Bonfim, no Itaqui Bacanga. Ao todo, 63 vias, mapeadas nesta área D, receberão asfalto pela primeira vez.

Ao chegar à Vila Luizão, João Castelo foi recebido com grande festa pelos moradores. A banda da Guarda Municipal recepcionou o prefeito. Ao falar para a multidão que compareceu ao local da assinatura da ordem de serviço, na Praça da Associação ao lado da União de Moradores, o prefeito, emocionado, disse que é um momento de felicidade autorizar o início das obras no bairro. “É uma alegria muito grande para mim, pois fico feliz quando o povo está alegre”, afirmou.

Acompanhado de lideranças comunitárias, secretários e auxiliares de governo, o prefeito disse que trabalho sempre foi o lema de toda sua vida pública. “Nossa meta sempre foi valorizar a pessoa humana e continuamos mostrando que sabemos fazer”, destacou. “Vamos fazer a urbanização dessa área. É uma obra decente”, completou João Castelo, muito aplaudido pelos moradores.

Em seguida, Castelo, junto de uma multidão, percorreu as ruas da Vila Luizão e foi até a rua Siqueira Campos, onde autorizou as máquinas a iniciarem os serviços. “A ordem agora é acelerar. Demos a arrancada aqui e vocês agora nos ajudarão a fiscalizar”, assinalou o prefeito.

Presentes à solenidade estavam a deputada estadual Gardênia Castelo (PSDB), o presidente da Câmara Municipal, vereador Isaías Pereirinha (PSL), os vereadores Ivaldo Rodrigues (PDT), Batista Matos (PPS), Josué Pinheiro e Armando Costa, ambos do PSDC, o representante da empresa Serveng-Civilsan, Rodrigo Vilarinho, os suplentes de vereadores Marquinhos (PP) e Alencar Gomes (PDT), Eduardo Santana, representando o deputado federal Pinto Itamaraty (PSDB), além de secretários municipais, lideranças comunitárias e imprensa.

Moradores comemoraram obras de pavimentação

A dona de casa Vanessa Pereira conceição, 34 anos, relatou que as obras eram um anseio antigo da comunidade local. “Vai melhorar bastante, já faz anos que sofremos aqui e graças a Deus estamos vendo um prefeito que trabalha pela gente, que vai tirar a gente da poeira e da lama. É um sonho que está se realizando”, afirmou.

Moradores comemoraram e agradeceram ao prefeito a chegada do asfalto

Da mesma opinião coadunou o autônomo Raimundo Silva da Costa, de 63 anos, morador há seis da Vila Luizão. Segundo ele, o bairro, nesse período, não recebeu a atenção devida do poder público. “Ficamos satisfeitos de o prefeito João Castelo ter se sensibilizado com a nossa comunidade. Pelo histórico de homem trabalhador e compromissado com o povo, tenho certeza de que nossa realidade irá mudar”, frisou.

O estudante universitário Francinaldo Pereira Costa, 25 anos, também avaliou da mesma forma. “Como se pode ver as ruas se encontram hoje sem a mínima infraestrutura. Agora acreditamos que até a chegada do período chuvoso, isso tudo já estará asfaltado, livrando-nos dos transtornos e dos problemas que decorrem com o lamaceiro”, frisou ele.

Planejamento

Ao fazer uso da palavra, o secretário Marcos Aurélio Freitas disse que as ações fazem parte de um planejamento detalhado realizado pela administração municipal. “É com grande satisfação que liberamos as frentes de trabalho na Vila Luizão, tudo planejado. Com a ordem de serviço dada, agora as máquinas começam a trabalhar”, pontuou.

Na Vila Luizão, serão pavimentadas 21 ruas onde não existe asfalto. Entre os serviços a serem executados estão terraplanagem, regularização do sub-leito e da base do solo, imprimação e aplicação de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) com espessura de 3 a 4 cm, dependendo da tipologia da via.

Além disso, os serviços incluem implantação de dispositivos de drenagem e obra de arte corrente com implantação de meio-fio de concreto, sarjeta, sarjetão, construção de boca de bueiro, boca de lobo, caixa de passagem ou poço de visita, sinalização horizontal e vertical e drenagem profunda em determinados trechos.

EM BOX

Área A – Bairros e total de ruas a serem pavimentadas

Vila Luizão – 21 ruas

Sol e Mar – 8 ruas

Divineia – 2 ruas

Vila Conceição (Alto do Calhau) – 37 ruas

Ilhinha – 33 ruas

Chácara Brasil – 24 ruas

Jardim Atlântico – 2 ruas

Santa Rosa – 11 ruas

Matões – Turu – 5 ruas

Brisamar – 6 ruas

Quintas do Calhau – 1 rua

Recanto Fialho – 1 rua

Renascença II – 1 rua

Parque Atenas – 6 ruas

Jardim Coelho Neto – 8 ruas

Ipase de Baixo – 4 ruas

Ponta do Farol – 1 rua

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens