Fechar
Buscar no Site

Candidato a deputado federal, Jefferson Portela focará mandato em fortalecimento da segurança e combate à pobreza

Elinaldo Soares Silva, Doutorando e Mestre em Linguística e ex-Diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, publicou uma carta fazendo um relato da história e da carreira do ex-secretário de Segurança, Jefferson Portela, candidato a deputado federal nestas eleições.

Além de exaltar as qualidades de Portela, ele faz um resumo das propostas do ex-titular da SSP, com ênfase ao fortalecimento das políticas de segurança e combate à pobreza.

Veja a seguir a íntegra da carta.

Prezadas leitoras e prezados leitores, apresento-lhes

Jefferson Miler Portela e Silva, 57 anos, mais conhecido como Jefferson Portela nasceu no município de Chapadinha, no estado do Maranhão. É filho de José Ribamar Ferreira da Silva e Jesus Portela e Silva. Casado com a professora e cientista social Maria do Perpétuo Socorro Fortes Braga e Silva e pai de Raul e Natássia.

Possui uma vasta experiência acadêmica, profissional e na vida pública, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e especialista em Direito Penal e Processual pela Universidade Estácio de Sá e em Ciências Criminais pela Faculdade São Luís. Tem ainda formação profissional de delegados pela Academia Nacional de Polícia, em Brasília, Distrito Federal e integrou o quadro da OAB Maranhão.

Delegado da polícia civil e professor. Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Segurança Pública do Maranhão, entre 2015 e 2022. Foi Advogado e Assessor Jurídico no Tribunal de Justiça do Maranhão. Foi delegado titular do 13º e 14º distritos de polícia em São Luís e primeiro delegado titular de carreira no município de Bequimão, Delegado Regional de Itapecuru-Mirim e membro da Comissão de Combate ao Crime Organizado e chefe do Departamento de Operações Especiais da DEIC/MA. Foi presidente da associação de delegados da polícia – ADEPOL, delegado geral da Polícia Civil do Maranhão, onde realizou um excelente trabalho na área da segurança pública, destacando-se na elaboração e implementação de políticas públicas de segurança em prol da sociedade maranhense, como por exemplo, nas ações de combate contra o feminicídio e abusos contra as mulheres durante a sua gestão na Secretaria de Segurança.

Em virtude de seu excelente desempenho profissional e desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a justiça social, especialmente na área de segurança pública, Jefferson Portela foi homenageado pela Câmara de Vereadores de São Luís, em 2016, onde teve a honra em receber o título de cidadão ludovicense, durante solenidade na capital maranhense.

Assim, diante de seu engajamento político e social, além de sua formação acadêmica e, também, sua vasta experiência profissional e, especialmente, sua sensibilidade com as questões sociais, políticas, ambientais que impactam a vida das pessoas, especialmente das mais pobres, apresento a você, cidadã e cidadão maranhense, Jefferson Portela, como candidato para concorrer a uma vaga no legislativo federal, com o propósito de servir e representar a sociedade do nosso querido estado do Maranhão, junto à Câmara Federal, pelo Partido Democrático Trabalhista – PDT.

Jefferson Portela é um homem honrado, cidadão e servidor público que tem, acima de tudo, sensibilidade social, por isso, seus projetos serão direcionados para as pessoas que mais precisam. Para os mais pobres. Nesse sentido, apresento a você, leitora e leitor, as propostas nas seguintes áreas, nas quais ele se comprometeu a atuar como DEPUTADO FEDERAL:

  • Fortalecimento das políticas de SEGURANÇA PÚBLICA, baseada na repressão qualificada, com respeito a dignidade e direitos humanos;
  • EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, enfatizando a formação integral e técnica de jovens e adolescentes e a valorização dos professores e profissionais da educação;
  • COMBATE À POBREZA, por meio do fortalecimento da agricultura familiar;
  • Fortalecimento de políticas AMBIENTAIS SUSTENTÁVEIS;
  • Desenvolvimentos de ações voltadas para as PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, buscando a consolidação de políticas de inclusão para esse público.

Dessa forma, peço, humildemente, seu voto de confiança, para que JEFFERSON PORTELA, junto com o Governador Weverton possam fazer um MARANHÃO MELHOR E MAIS FELIZ PARA TODAS E TODOS. Mobilize sua família, seus amigos, seus vizinhos e todas as pessoas que você conhece e vamos à vitória.

Elinaldo Soares Silva

Doutorando e Mestre em Linguística

Ex-Diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens