Fechar
Buscar no Site

Canal do Cohatrac/Cohab tem parte das obras finalizadas

As obras de canalização, retificação e requalificação urbana e paisagística do Canal do Cohatrac/Cohab, realizadas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), entram na fase de conclusão em alguns trechos. A área próxima à Cohab até a ponte da Avenida 3, está finalizada.

As obras, que começaram em outubro passado, devem ser concluídas até setembro deste ano

“Agora está faltando a parte de urbanização da área, como recomposição do meio-fio, colocação de grama, drenagem superficial, mas o Canal mesmo já está pronto neste local”, explica Roberto Souza, gerente do Gepac-Semosp.

Os trabalhos agora serão concentrados na área da Estrada da Maioba, onde os homens já estão trabalhando. Todo o Canal do Cohatrac/Cohab, que terá 1.920 metros de extensão, está sendo construído em concreto armado a partir das imediações do Planalto Anil II, margeando a Cohab IV em direção à Estrada da Maioba.

Ao longo de sua extensão, estão previstos guarda-corpo e passeio lateral com largura de dois metros, além de ações de requalificação urbana e paisagística. As obras, que começaram em outubro passado, devem ser concluídas até setembro deste ano e resolverão o problema dos alagamentos na região, beneficiando diretamente mais de 100 mil moradores dos bairros da Cohab, Cohab Anil, Cohatrac, Jardim das Margaridas e Planalto Anil.

“Todo ano alagava aqui, agora, com este canal, nossa vida vai ser outra”, afirma a moradora Vitoria Batista.

O Canal do Cohatrac/Cohab faz parte de uma série de projetos, na área de saneamento, que já estão sendo executados pela Prefeitura de São Luís em vários cantos da capital, a exemplo dos canais do Coroado, Mercado Central/Portinho, Tropical Shopping/O Imparcial, Rio Gangan, no Turu, e Avenida Cônego Tavares, no Anil.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

2 respostas para “Canal do Cohatrac/Cohab tem parte das obras finalizadas”

  1. lisa disse:

    Tem um apresentador da Rádio Capital, que é um verdadeiro fotógrafo……….bem que agora ele poderia ir fotografar as obras do canal, e postar no seu blog……….. até porque é uma obra importante !!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Saulo Carneiro de Oliveira disse:

    Sou morador da área e afirmo que estas notícias apresentam uma perspectiva positiva acerca da obra, mas há vários aspectos negativos omitidos.

    Há uma questão central que diz respeito à remoção dos moradores das palafitas que ficam sobre o leito do canal. Tais moradores residem entre a ponte da avenida 3 e a área utilizada para realização das feiras de terça-feira (ao lado da avenida que dá acesso ao cohatrac).

    É preciso dar condições dignas a essas pessoas, e pelo que sei a prefeitura está a oferecer somente uma indenização de 10 mil para cada família. Talvez esse processo de negociação seja o fator que mais atrase a obra, sendo que já deveria ter sido uma etapa anterior à própria obra.

    Espero que não haja truculência e que não se repitam as cenas violentas de desocupação com as de Pinheirinhos.

    Finalmente, um questionamento comum entre os moradores é a real eficácia da obra, pois com as primeiras chuvas, ainda sem o volume que costuma provocar os alagamentos em nossa área, já é perceptível que os alagamentos continuarão.

    Além do canal é preciso trocar todo o sistema de encanamentos que foram projetados nos anos 1980 e não conseguem suportar o volume existente após a expansão urbana do cohatrac e adjacências.

    Estarei atento para questionar notícias que omitam informações e tentarei colaborar com as informações que eu dispor na condição de morador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens