Fechar
Buscar no Site

Braide vistoria obras do programa Escola Nova em São Luís

A gestão do prefeito Eduardo Braide está reestruturando toda a rede municipal de ensino. Por meio do programa Escola Nova, dezenas de escolas já foram ou estão sendo reformadas para garantir o retorno seguro de professores, alunos e toda comunidade escolar às salas de aulas. Braide vistoriou diversas unidades que estão passando por obras para garantir todas as condições necessárias para o início do Ano Letivo de 2022.

“Logo no início da nossa gestão, lançamos o programa Escola Nova para reestruturar e modernizar a nossa rede municipal de ensino. Ao longo de 2021, reinauguramos diversas escolas e estamos encerrando o ano com dezenas de unidades de ensino sendo reformadas ao mesmo tempo, recebendo todas as intervenções estruturais necessárias e sendo adaptadas aos novos protocolos sanitários para o início do Ano Letivo 2022 aconteça de forma segura e nossos alunos e professores tenham condições dignas de voltarem às salas de aula”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A série de vistorias realizadas nesta quarta-feira (29) foi acompanhada pelo secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, e equipe técnica da Semosp, responsável pelas obras que estão sendo executadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“A gestão do prefeito Eduardo Braide está realizando um amplo cronograma de obras na rede de ensino. As escolas estão passando por reformas estruturais para a correção de problemas antigos que comprometem a segurança dos alunos, professores e demais funcionários. Além disso, as unidades também estão sendo modernizadas para receber de forma mais confortável a comunidade escolar. São diversas escolas em obras ao mesmo tempo para melhorar a qualidade do ensino na cidade”, informou David Col Debella.

A primeira escola vistoriada foi a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Menino Jesus de Praga, no Planalto Vinhais II. Com mais de 20 anos de construção, a escola apresentava problemas que impossibilitavam os estudantes da prática esportiva e atividades lúdicas. Com 680 alunos matriculados, a escola tem Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em seguida, foram vistoriadas as U.E.B.s Olinda Desterro, na Vila Vicente Fialho, que atende a cerca de 600 estudantes; a Dra. Maria Alice Coutinho, no Turu, que tem capacidade para atender a mais de 1.500 estudantes; e a Professor Nascimento de Morais, uma das maiores do bairro Cidade Operária, que tem capacidade para cerca de 1000 alunos.

Em todas as unidades em reforma, a Prefeitura de São Luís está executando reforma completa de toda a estrutura física. Entre os serviços realizados, estão pintura interna e externa, instalação de calha pluvial, retelhamento, novas instalações elétricas e hidrossanitárias, recuperação do piso, nova iluminação, novo forro de PVC, revisão das esquadrias, troca de janelas e fechaduras, instalação de corrimão nas escadas, além de poda e capina.

As unidades de ensino também serão totalmente climatizadas com a instalação de ar-condicionado em todas as salas de aula e demais dependências. Para garantir acessibilidade total, as unidades serão adaptadas para receber adequadamente os alunos com deficiência.

Quando forem reinauguradas, as escolas terão novo mobiliário, computadores com acesso à internet, nova biblioteca, salas de recurso para a execução de atividades pedagógicas que potencializem as habilidades de crianças que tenham transtornos do espectro autista.

Foto: @Divulgação

Cuidados sanitários

Outra medida importante que tem sido tomada pela gestão do prefeito Eduardo Braide é a adaptação das unidades de ensino aos novos protocolos sanitários para prevenção da Covid-19 e síndromes gripais. Por isso, todas as escolas estão recebendo sinalização horizontal para organizar o fluxo de pessoas, evitando aglomerações, além da instalação de placas informativas com os protocolos sanitários que devem ser seguidos como o uso obrigatório de máscaras em todas as atividades pedagógicas. Também estão sendo instalados dispensers para álcool em gel e estações para lavagem das mãos.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens