Fechar
Buscar no Site

Braide lança corredor exclusivo para interligar terminais de integração São Cristóvão e Cohab/Cohatrac

Para garantir que os ônibus do sistema de transporte urbano da capital operem com maior eficiência e os usuários se desloquem em menor tempo, a Prefeitura de São Luís implantou, nesta quinta-feira (18), o corredor exclusivo para interligar os terminais de integração São Cristóvão e Cohab/Cohatrac. A ação soma-se a outros trabalhos desenvolvidos pela gestão do prefeito Eduardo Braide, no intuito de garantir melhorias à mobilidade urbana da cidade.

“Este corredor é um compromisso que nós assumimos com a população para melhorar a qualidade do sistema de transporte urbano de São Luís. Estamos garantindo 7 quilômetros exclusivos para o tráfego de ônibus, reduzindo, em média, 10 minutos do tempo de deslocamento entre os terminais de integração São Cristóvão e Cohab/Cohatrac. O corredor funcionará em horários específicos dentro dos períodos de maior fluxo do trânsito para não prejudicar o comércio localizado ao longo do trajeto. Em breve, vamos implantar outros corredores, interligando outros terminais. Este trabalho é fruto de todo um planejamento que nossa gestão tem feito para melhorar a mobilidade urbana na nossa cidade”, explicou o prefeito Eduardo Braide.

O corredor que entrou em funcionamento nesta quinta-feira (18) interliga as avenidas Lourenço Vieira da Silva, Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque. O serviço consiste na delimitação de uma via específica para a circulação unicamente de coletivos durante um período dentro dos horários de pico e a implementação se deu com base em estudos feitos pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Funcionamento

O horário de circulação exclusivo de ônibus no corredor da Lourenço Vieira da Silva, Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque será de segunda a sábado, das 6h às 9h, no sentido Terminal de Integração São Cristóvão para o Terminal de Integração Cohab/Cohatrac. Já no sentido oposto (Cohab/São Cristóvão), o funcionamento será das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Durante esses horários, haverá permissão para circular, além de ônibus, apenas ambulâncias, táxis devidamente caracterizados com passageiros, viaturas da SMTT e viaturas das forças de segurança. Aos sábados à tarde, domingo e feriados qualquer veículo poderá circular normalmente na faixa sem restrição.

O trecho que corresponde entre o Terminal de Integração do São Cristóvão e o Terminal da Cohab, que contempla a via exclusiva, foi sinalizado pela SMTT. Além da sinalização horizontal, foram implantadas placas informando os horários de funcionamento dos corredores. Em cada sentido, a faixa exclusiva tem 3,5km de extensão, totalizando 7km de trânsito livre para o transporte coletivo.

“A implantação de corredores nestes trechos vai beneficiar a todos no aspecto da fluidez, dando mais velocidade ao grande fluxo de veículos de três das principais avenidas de São Luís. Além disso, o comércio dessas regiões não será afetado com o serviço exclusivo para ônibus, visto que os horários de restrição foram previamente acertados com comerciantes destas localidades, para atender a demanda da região. Desse modo, o horário de maior movimento do comércio nos locais das faixas ficará livre para circulação e estacionamento, normalmente”, informou Diego Baluz, secretário Municipal de Trânsito e Transportes.

Foto: @DivulgaçãoFiscalização

Nos primeiros 15 dias de funcionamento do corredor exclusivo, o trabalho de fiscalização será educativo. Este período foi estabelecido para que os condutores que trafegam diariamente pelas localidades possam entender o novo funcionamento do trânsito na região e se adaptem ao sistema.

Após isso, agentes da SMTT, bem como equipamentos instalados ao longo dos corredores, irão autuar os condutores que trafegarem irregularmente pelas faixas nos horários exclusivos para ônibus.

Em outros trechos da capital, como as avenidas Marechal Castelo Branco e Coronel Colares Moreira, o sistema corredor exclusivo já funciona, com resultados positivos para a fluidez do tráfego.

Nessas vias também já se aplicam as mesmas restrições de circulação de veículos nos horários de funcionamento das faixas exclusivas. Outros trechos de vias da capital, embora já estejam sinalizadas, passarão pelos ajustes complementares para serem implantadas em breve.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DO CORREDOR EXCLUSIVO PARA ÔNIBUS:

Avenidas Lourenço Vieira da Silva, Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque:

– das 6h às 9h, no sentido Terminal de Integração São Cristóvão para o Terminal de Integração Cohab/Cohatrac, de segunda-feira a sexta-feira

– 17h às 20h, no sentido Terminal de Integração Cohab-Cohatrac para o Terminal de Integração São Cristóvão, de segunda-feira a sexta-feira

Avenida Marechal Castelo Branco (São Francisco)

– das 18h às 20h, no sentido Centro/bairro

– das 6h às 9h, no sentido bairro/Centro

Avenida Coronel Colares Moreira (Renascença)

Funcionamento de segunda a sexta-feira: 6h às 20h

Sábados: 6h às 14h

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens