Fechar
Buscar no Site

Braide incentiva empreendedorismo com a entrega 14 quiosques e 19 triciclos a comerciantes das praças da Saudade e da Misericórdia

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (01), 14 quiosques e 19 triciclos a comerciantes que trabalham nas praças da Saudade e da Misericórdia, no Centro de São Luís. A ação visa incentivar o empreendedorismo e garantir melhores condições de trabalho aos pequenos comerciantes da região, garantindo aumento da renda das famílias que ali trabalham. A entrega faz parte do projeto de requalificação das praças, contemplada no Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís (PROCIDADES), resultado da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa a revitalização de espaços públicos em áreas que integram a parte histórica da capital.

“Uma cidade mais humana não é feita só de concreto e paisagismo, mas, sobretudo de pessoas. Estamos entregando hoje a cada uma destas pessoas que trabalham nestas praças 33 equipamentos, entre quiosques e triciclos, para que elas possam trabalhar com mais conforto, vender produtos com mais qualidade, atender melhor aos seus clientes e viver com melhor qualidade de vida. É o fim de uma longa espera destes trabalhadores e que estamos resolvendo agora”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Quiosques

Foram entregues oito quiosques aos comerciantes da Praça da Saudade e mais seis quiosques aos da Praça da Misericórdia. Os quiosques possuem pia para higienização dos alimentos, prateleiras para organização dos produtos, dispensa para armazenamento, chapa para o preparo dos lanches e depurador. Também foram observadas todas as normas de segurança e instalados extintores de incêndio, dando todas as condições desses comerciantes ofertarem bom serviço à população. Os espaços têm instalações elétricas, hidráulicas e de gás modernas. Foram construídos banheiros adaptados para pessoas com deficiência e espaço para troca de fraldas.

Maria do Socorro Fernandes Garcia trabalha na Praça da Saudade há 40 anos, vendendo lanches foi uma das beneficiadas com a entrega dos quiosques e já conta com o incremento na renda mensal. “Com essa pandemia nossa situação ficou muito ruim, a gente perdeu muito. Mas agora com esse quiosque todo equipado, com certeza as vendas vão melhorar”, disse.

Triciclos

Também foram doados 14 triciclos aos comerciantes da Praça da Saudade e mais cinco triciclos aos comerciantes da Praça da Misericórdia. Os equipamentos contam com guarda-sol, estufa para acondicionamento correto dos lanches, espaço para refrigeração de bebidas e espaço para guardar os produtos. Por meio de uma parceria com a Coca-Cola foram doados chapéus e fardamento individual para proteção contra o sol e o calor.

A secretária Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), Verônica P. Pires, afirmou que o retorno dos comerciantes aos seus locais de trabalho vai movimentar a economia circular. “Com a pandemia a circulação de pessoas na praça diminuiu. Muitos comerciantes tiveram quedas superiores a 50% no sei faturamento, ficaram sem capital de giro. Por meio da entrega destes quiosques e triciclos e de todos os cursos de capacitação e reciclagem que eles participaram temos certeza que eles terão novas oportunidades de negócios e melhoria na sua renda”, disse.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens