Fechar
Buscar no Site

Braide entrega, no bairro do Ipase, mais uma unidade do Projeto Saúde na Comunidade

A gestão do prefeito Eduardo Braide tem ampliado a atenção primária em saúde de São Luís. Para isto foi entregue, na manhã desta segunda-feira (18), a segunda unidade do Projeto Saúde na Comunidade, desta vez no bairro Ipase, onde, antes, a população não contava com este tipo de assistência. Por meio do projeto, estão sendo levados cuidados básicos de saúde para dentro das comunidades, facilitando o acesso e desafogando as unidades de urgência e emergência. Além desta, a Prefeitura também já entregou uma unidade do programa à população do Barreto.

“Agora, o Ipase vai ter uma unidade básica de saúde onde serão realizadas consultas médicas, curativos, vacinação e outros serviços. A comunidade disponibilizou o espaço, nós entramos com a reforma, com os equipamentos, com todo o pessoal que vai estar atendendo aqui na área da saúde e quem ganha com isso é a população, e assim a gente vai aumentando o índice de cobertura da atenção primária em nossa cidade”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

Acompanharam o prefeito Eduardo Braide durante a inauguração, os vereadores Gutemberg Araújo (PSC), 1º vice-presidente da Câmara Municipal; Marcial Lima (Podemos), líder do Governo na Câmara Municipal; Marlon Botão (PSB); Chico Carvalho (PSL); Ribeiro Neto (PMN); o titular da Semosp, David Col Debella; e o pastor Márcio Brandão.

Estrutura

O local conta com recepção, triagem, farmácia, consultório médico, de enfermagem, sala de curativo, sala de vacina, além de banheiro adaptado para uso por pessoas com deficiência.

Entre os serviços disponibilizados, estão o acompanhamento da mulher e da gestante, da criança e do adolescente, do homem e do idoso, do hipertenso e do diabético, e ainda consultas médicas e de enfermagem, curativo, dispensação de medicamentos básicos e imunização.

A unidade tem duas equipes Estratégia Saúde na Família, que têm condições de atender até 8 mil pessoas que moram na região. Antes da implantação do Projeto Saúde na Comunidade, os moradores dos bairros Ipase de Baixo e Ipase de Cima não dispunham de uma unidade de saúde onde buscar os serviços da atenção primária.

O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, informou que a entrega desta nova unidade garante mais uma porta de entrada para a rede municipal de saúde. “A determinação do prefeito Eduardo Braide é disponibilizar os serviços de saúde mais próximo da casa dos cidadãos, com serviços como consultas médicas, dispensação de medicamentos, preventivos, imunização e outros. Além disso, também estamos dando às equipes de Estratégia Saúde na Família que atendem a região um espaço com toda a estrutura necessária para que elas possam desempenhar o seu trabalho com mais qualidade”, disse.

Ampliação da Atenção Primária

Desde que assumiu a Prefeitura de São Luís, a gestão do prefeito Eduardo Braide tem ampliado a cobertura da rede de atenção primária em saúde na capital. Em janeiro deste ano, a cobertura populacional do programa Estratégia Saúde na Família era 38%. Agora, 60% da população já tem acesso ao serviço, que aumentou de 125 para 165 equipes.

A Semus já solicitou mais equipes ao Ministério da Saúde, com o objetivo de cobrir ainda mais regiões da cidade que ainda não contam com os serviços da atenção primária.

Com a entrega da unidade do Projeto Saúde na Comunidade, no bairro Ipase, já são mais de 15 unidades básicas de saúde entregues nas comunidades entre espaços totalmente novos ou que foram requalificados, passando a contar com nova estrutura física, atendimento humanizado e novos serviços.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens