Fechar
Buscar no Site

Braço Forte, Mão Amiga

Por Weverton Rocha

Um país continental como o Brasil depende muito do seu exército para que as fronteiras sejam seguradas de narcotraficantes, invasores e de outros inimigos do país. Visando isso o Comando Maior do Exército Brasileiro criou o Comando Militar do Norte, pela portaria 142 de 13 de março de 2013.

GEN Ferreira, WRocha e GEN Enzo (2)

Café da manhã marca o anúncio de instalação do Comando Militar do Norte

O Comando Militar do Norte (CMN) contará com uma área de cobertura de mais de 1,7 milhão de quilômetros quadrados, abrangendo os estados do Amapá, Maranhão, Pará e parte do Tocantins. Conforme o general Enzo Peri o novo comando ampliará a presença militar na Amazônia Oriental ofertando condições ainda mais estruturadas para ações de planejamento, gestão e execução das atividades de defesa e segurança.

Estive presente no café da manhã que marcou o anúncio de instalação do Comando Militar do Norte e vemos a importância de potencializar os braços que protegem nosso estado. Primeiramente quanto a localização estratégica, como a sede será em Belém e pela proximidade com nosso estado teremos efetivamente um aumento da presença das forças armadas no Maranhão.

Principalmente por que hoje vivemos momentos difíceis, como questões que envolvem demarcações indígenas, violentas reintegrações de posse e ainda a criminalidade desenfreada que vem assolando todas as cidades maranhenses. Teremos uma sensação de alivio no momento que dispormos de um aparato de 10 mil soldados e ainda uma brigada de infantaria sediada no Macapá. Números que garantirão a ordem e a segurança em toda região atendida pelo Comando.

Outra atribuição potencial que percebo para a presença do CMN é o poder de construção do exército, que é responsável, por exemplo, pela BR101 Nordeste, que ligará o Rio Grande do Norte à Bahia pelo litoral, passando por Sergipe, Alagoas, Paraíba e Pernambuco, uma rodovia duplicada e de excelente acabamento. Para um estado como o Maranhão, que rasteja na função de interligar nossos municípios é salutar ter por perto uma instituição com larga experiência em megaconstruções.

Juntos somos fortes.

* Weverton Rocha é administrador e Deputado Federal (PDT-MA)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens