Fechar
Buscar no Site

Bombeiros e PMs realizam passeata e fazem protesto no Palácio contra governo Roseana

Centenas de bombeiros e policias militares do Maranhão realizaram, ontem (02), uma grande passeata pelas ruas de São Luís. A mobilização teve concentração em frente à Biblioteca Benedito Leite e seguiu pela Rua Rio Branco e Avenida Beira-Mar com destino ao Palácio dos Leões, onde foi realizado um ato público.

Os militares, além de pedirem a reposição salarial, reivindicam o cumprimento da jornada de trabalho de 40 horas semanais, pagamento do adicional noturno, ingresso na carreira inicial com nível superior, o cumprimento da reorganização do escalonamento vertical para soldado (fato que foi sentenciado pelo Supremo Tribunal Federal), e outros.

Um policial militar denunciou que para atrapalhar o movimento, eles foram chamados para treinar marcha para o desfile do Dia da Raça, que será realizado na próxima segunda-feira (5), na Avenida Vitorino Freire. “Quem é o soldado que não sabe marchar?”, indagou.

Em frente ao Palácio dos Leões, em discursos inflamados os militares, que estavam fantasiados com narizes de palhaço, bandeiras e faixas, protestaram contra o descaso do governo do Estado e cobraram um tratamento melhor para a categoria. A classe não tem reposição de salário desde 2009, fato que ocasionou a perda nos vencimentos de R$ 12.272 para coronel e de R$ 2.945,28 para soldado.

“Governadora Roseana Sarney faça o melhor governo da sua vida, mas faça também que os policiais tenham uma vida melhor”, criticou um militar. No final, todos deram as mãos e cantaram o hino nacional. Participaram da passeata policiais militares de Timon e de São Luís, bombeiros, militares reformados, pensionistas, delegados, agentes penitenciários, peritos e representantes do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

21 respostas para “Bombeiros e PMs realizam passeata e fazem protesto no Palácio contra governo Roseana”

  1. pedro rodrigues da silva disse:

    John.

    Policiais, bombeirs. professores, movimentos sociais unam-se e vocês vencerão estessafados governamnetais com esta sarneyzada tôda, não vêBia ARÔSO, é só ela ameaçar abrir a Bôca e o TJ_MA TREME, MP-MA, balnça e elacontinua meaçãçndocada processo que entra em pauta pedindo sua cassação, todos no bolso ela diz abertamente, prá todos ouvirem. Continuem agreve e se unam não desanimem, pois o que é do homem oSarneyn ão come, só .

  2. Indignado disse:

    Para Lima e Dinho:
    Quando a ” Doutora Roseana”ganhou as eleições para o governo deste estado , a mesma teria dito que faria o melhor governo de sua vida. Mesmo eu não tndo votado nela torci para que isso acontecesse. Ora o meu raciocínio é simples: caso ela alcançasse essa proeza , quem se beneficiaria seria o povo do Maranhão! Mas logp logo minha frustração superou meu otimismo.Todos os servidores publicos deste estado , ou estão de greve , ou pretendem entrar.
    Primeiro fomos , nós os professores, massacrados pela senhora Olga Simões, até então “Secretária de Estado da Educação”. Depois vieram e continuam outras categorias de servidores, e o tratamento dispensado a estes , foi o mesmo dado aos proficinais da educação.Agora como se não bastasse, quem ameaça entrar em greve , são os policiais… Já pensaram, um estado com alto índice de criminalidade como este , passar 90 (noventa) dias sem policiamento? Será um cáos social… _Os criminosos hão de agradecer…
    _ Os tecnicos da justiça estão de greve, os professores estão se articulando para nova paralização, os delegados de polícia , estão amotinados…então eu pergunto, como alguém que quer fazer o “Melhor Governo de sua Vida” consegue dormir em paz com toda essa gama de dificuldades? Os servidores do estado estão pasmos com a atitude da nossa “Guerreira” depois que ela determinou que o nosso Hospital do IPEM será entregue de presente ao “SUS”~. Acontece que aquele hospital , não pertence ao governo do estado, ele é , sim um patrimõnio de todos nós servidores do estado , que desde os mais distantes primórdios, contribuiram, e ainda continua contribuindo para que ele seja um hospital de classe. Foi para isso que ele foi construido, e é essa a missãõ que nós servidores esperamos para o carcomido do IPEM. Se a Senhora governadora , está fazendo o “Melhor Governo de sua Vida”, deve ser para um punhado de picaretas tais como o “Lima e o Dinho”, porque para nós povo sofrido, a senhora governadora precisa demonstrar para que foi eleita.

  3. PM SEN MEDO disse:

    É ISSO AÍ, TEMOS TODOS QUE NOS UNIR, INCLUSIVE OS OFICIAIS, CAITAES E TEBNENETES, ASSIM COMO A POLÍCIA MINEIRA.

    – O MAJ ADELMAN FOI COMPRADAO NOVAMENTE PELO GOVERNO PARA NÃOP TERMOS AS ELEIÇÕES DA ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS.

    – COLEGAS OFICIAIS, JUNTEM-SE A NÓS, A LUTA É EM BENEFÍCIO DE VOCES TAMBEM, NÃO SEJAM PARASITAS, JUNTEM-SE A NOSSA LUTA.

    – VAMOS COMENTAR NOS BLOGS (JORNAL PEQUENO/JOHN CUTRIM; SILVAN ALNVES E NOSSO MAIOR INFORMANTE EBNILSON CARVALHO.

    – NUNCA TIVEMOS UM COMANADANTE MAIS INTERESSEIRO E IMCOMPETENTE QUE ESTE ATUAL. SOMENTE SERVE PARA ABAIXAR A CABEÇA. LIGUEM PARA AS RÁDIOS, SIVAM, RENATO SOUSA DA RADIO SÃO LUIS E OUTROS.

    – PARA OS DEMAIS PRAÇAS COVARDES, QUE AINDA TEM MEDO, SEM VOCES NÃO VENCEREMOS.

    UM GRANDE ABRAÇO>

    SARGENTO SOUSA

  4. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Tudo isto contecendo porque os políticos de Brasília alopraram os salários dos PMs de lá sob a alegativa que eles cuidavam da segurança das famílias dos Senadores e dos Deputados. O Senador Cristovam Buarque da tribuna do senado disparou:”OS POLICIAIS DE BRASÍLIA TEM QUE GANHAR BEM. ELES CUIDAM DA NOSSA SEGURANÇA E DA SEGURANÇA DOS NOSSOS FAMILIARES.”
    Agora digo eu: E os que cuidam da segurança dos contribuintes tem que ganhar mal?
    O que a PM do Maranhão quer é isonomia com os PMs de Brasília. E estão mais do que certos. Errados estão os que alopraram os salários dos PMs de Brasília.
    Nas Forças Armadas o sentimento de revolta é o mesmo. Só que lá a disciplina ainda está segurando a tropa e evitando qualquer tipo de manifestação. Mas, por quanto tempo ainda os militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica continuarão calados?
    Só para se ter uma idéia da LOUCURA: Um sargento da polícia de Brasília ganha mais do que um general de exército. Um piloto da FAB ganha menos do que um SOLDADO de polícia. O mesmo acontece com os médicos militares, com os engenheiros militares.
    Será que este governo do PT acha que vai conseguir manter esta desigualdade ainda por muito tempo. Até quando a disciplina irá conter os militares da forças armadas? Os militares da PM do Maranhão já jogaram para o alto a disciplina e foram às ruas. E estão mais do que certos em reivindicar isonomia com os PMs de Brasília.
    A verdade é que ao aloprar os salários dos PMs de Brasília os políticos armaram uma verdadeira bomba relógio.
    E o tempo para desarmar esta bomba relógio está se esgotando.

  5. Carlos disse:

    seria mais estrategica a pretendida pressão sobre o governo, caso os bombeiros também participantes dessa manifestação, expuzessem os pontos neuvragicos dessa instituição principalmente os ligados a questão do atendimento emergencial de catastrofes nas diversas regiões deste estado.

  6. Luiz Mário da Silva Vieira júnior disse:

    Entendo que tudo seja válido, porém os governantes não estão preocupados até agora, com a Segurança Pública, por digo até agora? Esperimenta uma mobilização de paralizar 24 horas de advertência, todos os órgãos componentes da Segurança pública no Estado do Maranhão(Polícia Militar, Bomeiro Militar, Polícia Civil, Guarda de Presídio, Monitores de Instituição de Menor, etc), Dou um doçe para Guarda Nacional, Exército Brasileiro, Marinha e Aeronáutica, coordenar as demandas na área da segurança pública, garanto que seria um caos generalizado em todo Estado e com certeza serviria de alerta para os demais estados que tratam e colocam a Segurança Pública em segundo ou terceiro plano, nunca cuprem o que dizem nos palanque de campanha política. Aquei no Maranhão em especial, a Gestora estadual não cumpre nem decisões do Supremo Tribunal Federal – STF (Escalonamento Vertical dos Policiaiais Militares e Bombeiros Militares) e nada acontece, ô MARANHÃO!

  7. tenente selva disse:

    roseana foi á brasilia pedir para que não fosse aprovada a pec 300,segundo ela o governo do maranhão não tem dinheiro para complementar á equiparação salarial, só para ricardo murad,e fernando sarney.

  8. jose maranhão lascado disse:

    O Maranhão precisa de deixar de ser frouxo, submisso, inerte! O estado do Maranhão está sendo dizimado, avacalhado, estrupiaddo, roubado , enganado,mais uma vez! E não reage! Uma casta domina o Estado, surrupia, domina e faz tudo o quer, passa por cima das lei, tribunais, desembargadores, procuradores, promotores, juizes, empresários sonegadores e nem diz nada. Reage Maranhão, está na hora de sair às ruas, gritar, a fome tá doendo. Denuncie na imprensa do Sul, nas redes sociais. Nem a presidente Dilma aguenta mais! o babaca , animador de circo, Lula da Silva, escondeu toda a sujeira maranhense embaixo dos tapetes para poder terminar seu mandato, com medo de Sarney, que junto com outros lacaios, domina o Congresso que já devia estar fechado!E preso todo mundo!

  9. Dr.Corujão disse:

    Os militares do estado sempre estiveream de braços dados disciplinadamente com os governos que o comandaram e é assim ainda com o governo Roseana. Com certeza não estão contra seu governo apenas querem a atenção e o carinho que merecem por serem tão leais em todos os momentos labutas do executivo.

  10. D'ITALYANO disse:

    QUE OS POLICIAIS MERECEM UM MELHOR SALÁRIO,ISSO É CERTO,MAIS O QUE DIZER DE UM PROFESSOR COM NIVEL SUPERIOR, ESPECIALIZAÇÃO,SÓ DEPOIS DA E 25 ANOS DE MAGISTÉRIO E AINDA NÃO AUFERE O SALÁRIO DE UM SOLDADO PM OU CADETE DA PM. QUE VERGONHA, E É POR ISSO QUE NINGUEM QUER FAZER CURSO DE LICENCIATURA OU PEDAGOGIA. É UMA CANALHICE BOTAR UM TECNOCRATA COMO ESSE BRINGEL À FRENTE DA EDUCAÇÃO DO ESTADO.

  11. Esmeralda disse:

    JAMAIS OS OFICIAIS DA PM DO MA VÃO ADERIR AO MOVIMENTO E REIVINDICAÇÕES DOS PRAÇAS-PM, COMO SUGERE E PEDI O “PM SEM MEDO” . TODOS SABEM QUE QUANDO OS PRAÇAS REINVIDICAM E SE MOVIMENTAM SÃO OS OFICIAIS QUEM RECEBEM O MAIOR PERCENTUAL DE AUMENTO. ENTÃO, PRA QUE BRIGAR? REIVINDICAR? SE TEM “GENTE” PRA FAZER ISSO POR ELES. NA REALIDADE ELES SÓ COLHEM OS “LOROS”.

  12. MARQUES disse:

    A situação dos médicos está insustentável com salários miseráveis e condições vergonhosas de trabalho. A solução para todos é a mobilização, é a paralização geral da estrutura que dá sustentação ao estado, dessa forma, quem sabe a governadora passa a respeitar os servidores estaduais.

  13. policial sem medo disse:

    REALMENTE, QUERIDO, VOCÊ TEM RAZÃO, APESAR DE SER OFICIAL, RECONHEÇO QUE É A PIR ESTIRPE ESSA CLASSE AQUI NA PMMA. TENHO UMA SUGESTÃO, QUE AS PRAÇAS REINVIDIQUEM APENAS AS SUAS MELHORIAS, E LARGEM ESSES OFICIAIS DE MÃO. SÓ ASIM, EU QURO VER SE ELS NÃO ADEREM. ALIÁS, É MEDO E COVARDIA MESMO, FALTA DE CULTURA, POBREZA DE ESPÍRITO, CANALHISSE, OPORTUNISTAS E SEM MORAL.

    ASIM EU POSO DEFINIR OS QUE SUGAM O SACRIFÍCIO ALHEIO.

  14. Zé do Caixão disse:

    Enquanto o policial militar do Piauí faz greve e tem suas reivindicações atendidas o policial militar do Estado do Maranhão assiste as coisas de forma pacífica esperando as coisas caírem do céu, acorda PM do Maranhão.

  15. JOSÉ DE RIBAMAR PRAZERES disse:

    A GOVERNADORA NÃO PAGA O SALÁRIO BASE QUE É CONSTITUCIONAL HÁ MAIS DE DOIS ANOS, POIS ESTAMOS NOS CONTENTANDO COM O MINIMO DE 465,00 E O ASSOMBROSO SUBSIDIDO DEIXADO POR JACKSON LAGO QUE ELA AO ASSUMIR O GOVERNO PROMETEU EM ACABAR, NO ENTANTO FICAMOS SÓ NA PROMESSA. RESSALTA-SE QUE NÃO SE DEVE MEXER EM DIREITOS JÁ ADQUIRIDOS POR LEI E SIM RESGATAR OS DIREITOS QUE FORAM RETIRADOS ARBITRARIAMENTE DOS NOSSOS VENCIMENTOS, EXEMPLO: O PM QUANDO VAI PARA RESERVA REMUNERADA E É REFORMADO, PASSOU A CONTAR APENAS COM O MESMO VENCIMENTO QUE RECEBE NA ATIVA, NÃO ESQUEÇAM DESSES DETALHES !

  16. Panducha disse:

    Até que em fim os policias do Maranhão e bombeiros começam a descobrir a força que tem, esse maranhão vai sair da escravidão e os seus passos é quem vai mudar a vida desse povo. 24 por 48 de jornada de trabalho é 240 horas por mês, se vc conseguir a indenização da diferença deste escravagismo vergonhoso que ignora até a constituição federal deste 1988, vocês estarão montado, tem um remedio para acabar com isso União e MANDADO DE UNI-JUNÇÃO, onde os direito aplicado a uma classe que tem atividade similar e que por falta de legislação a justiça tem obrigação de intervir. Tô com vocês.

  17. Lucas Almeida disse:

    A solução é a revolução, melhorias só melhoram nunca resolvem os problemas de fato.Os militares pensam muito pequeno, o certo seria libertar o povo maranhense, O maranhão era potência na época imperial, abrigava muitos intelectuais.Se estão indignados, fazermos a revolução já!

  18. BENIGNO disse:

    Há dois anos, pesquisadores de uma universidade inglesa realizaram um estudo para eleger a profissão mais estressante, extenuante (Burnout, o termo inglês). Dentro do elenco pesquisado foram incluídos até militares às vésperas de entrar em combate. Qual figurou como a mais espinhosa? -Professor, ensinador, docente, mestre, preletor, didata, pedagogo, educador, explicador, lente etc. Aquele que exerce o MAGISTÉRIO: MAGIS (MAIS), TÉRIO (QUE OCUPA, LUGAR ONDE). Então, o professor assoma em uma posição de preeminência socioprofissional.
    Imaginem uma sala de aula entulhada de 40 capetas; cada um mais endemoniado que outro, e blindados por Conselhos Tutelares, Estatuto do Menor e Adolescente, Juizado da Infância dentre outras couraças legais. Mal remunerado e hostilizado, o mestre, na classe, tornou-se um penico da moderna puerícia, onde canalhice infanto-juvenil ganhou eufemismos como: superativo, hiperdinâmico, superdotado, especial e por aí vai…..Quer dizer: com a libertinagem em voga, ora, o docente é alguém que apanha algemado sem direito de se defender. Não tem o mestre como roubar, matar e traficar no exercício de seu mister; e depois receber guarida de um cartel pandemônico, superarmado.
    Ou seja – no contexto social há diversos tipos de elementos – úteis, inúteis, servíveis, perniciosos, imprescindíveis etc. Creio que professores, lavradores e técnicos em enfermagem ocupam um lugar sublime nesta última classificação. Embora nos tenha sido ensinado que todos somos iguais, nunca! -Quem de nós ousa-se comparar a Thomas Alva Edison, o qual legou à humanidade 1.098 inventos patenteados? -Ou ao Dr. Jonas Salk, cuja descoberta continua evitando que milhões de criaturas sejam sequeladas pela poliomielite? Então, existem pessoas e segmentos que mesmo não aparecendo, a exemplo do oxigênio, suas existências são essenciais e sinequanon para os demais.

  19. o que que ta acontecendo com esse governo, so pode ta doido ou muito mal acessorado, o estado do Maranhão esta a beira do caos em todos os segmentos do funcionalismo publico e o governo simplesmente ignora e finge que nao ver , essa mulher e louca ou muito burra.

  20. filho disse:

    DE LOUCA ELA NÃO TEM NADA POREM FILHO DE LADRÃO É LADRÃO TAMBEM TANTO ELA COMO TODO O SECRETARIADO RICARDO, ALOISIO GONDIN E OUTROS MAIS E AINDA ESTÃO QUERENDO ELEGER LUIS FERNANDO.

  21. CORONEL BALSAS disse:

    NÃO É VERDADE QUE OS OFICIAIS NÃO ESTÃO APOIANDO O MOVIMENTO, ALGUNS REALMENTE NÃO PODE SE MANIFESTAR, PORÉM ESTAMOS TORCENDO QUE TUDO POSSA DAR CERTO, POIS TEM QUE MELHORAR É PRA TODO MUNDO INCLUSIVE PRA NÓS OFICIAIS SUPERIORES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens