Bolsonaro e Lula polarizam disputa ao Planalto, mostra XP-Ipespe
Pesquisa realizada pela XP/Ipespe de 4 a 7 de maio de 2021 mostra o presidente Jair Bolsonaro empatado com os principais candidatos em um possível 2º turno em 2022. Os dados foram divulgados nesta 3ª feira (11.mai.2021).
Se as eleições fossem hoje, o atual chefe do Executivo teria 40% das intenções de voto contra 42% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A situação é de empate técnico, considerando que a margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O estudo (íntegra – 4 MB) ouviu 1.000 pessoas em todas as regiões do país, de 4 a 7 de maio. O instituto não divulgou o formato das entrevistas.
Também testou o nome de Bolsonaro contra Ciro Gomes (PDT), Sérgio Moro (sem partido), Luciano Huck (sem partido) e Guilherme Boulos (Psol). Eis os percentuais:
Cenário 1: Lula e Bolsonaro – empate técnico
- Lula (PT): 42%
- Bolsonaro (sem part.): 40%
- não sabem: 18%
Cenário 2: Bolsonaro e Ciro Gomes – empate técnico
- Bolsonaro (sem part.): 39%
- Ciro Gomes (PDT): 38%
- não sabem: 23%
Cenário 3: Bolsonaro e Sérgio Moro – empate técnico
- Bolsonaro (sem part.): 32%
- Sergio Moro (sem part.): 30%
- não sabem: 37%
Cenário 4: Bolsonaro e Luciano Huck – empate técnico
- Bolsonaro (sem part.): 38%
- Luciano Huck (sem part.): 34%
- não sabem: 29%
Cenário 5: Bolsonaro e Guilherme Boulos – vitória de Bolsonaro
- Bolsonaro (sem part.): 40%
- Guilherme Boulos (Psol): 31%
- não sabem: 28%
No cenário de 1º turno, Bolsonaro e Lula estão numericamente empatados com 29% das intenções de voto, seguidos por Ciro Gomes (9%), Sergio Moro (8%) e Luciano Huck (5%).
Eis o histórico das oscilações nos percentuais dos candidatos, com base nas últimas pesquisas realizadas pela XP/Ipespe:
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.