Fechar
Buscar no Site

Bira cobra da Caema esclarecimento sobre aumento de 60%: “SL é cercada de fezes”

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), atendendo uma solicitação do governo do Estado, aumentou em quase 60% o valor da tarifa de água em São Luís. O reajuste já foi aplicado no mês de Maio.

A capital vive momentos de tensão e retrocesso. Em pleno século XXI, a população é atendida precariamente por carros-pipas, cerca de 50 veículos, ao custo de R$ 4.4 milhões para garantir o abastecimento da ilha. A sociedade é penalizada com um reajuste injustificável diante dos péssimos serviços prestados.

Os moradores de São Luís sofrem com a inoperância e incompetência do governo do Estado, que em 30 anos nada fez pelo Sistema Italuís. O resultado são os constantes rompimentos na adutora que deixam vários bairros sem água diariamente.

Atendendo aos anseios da população e dos movimentos sociais, o deputado Bira do Pindaré (PT) encaminhou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa um requerimento solicitando esclarecimentos ao presidente da CAEMA, João Reis Moreira Lima, sobre o aumento na tarifa de água e esgoto constatados pelos consumidores nas contas do mês de maio, de 52%.

Bira afirma que São Luís é cercada de fezes

O aumento na tarifa de água e esgoto, proposto pela CAEMA, ainda repercute na Assembleia Legislativa do Maranhão. A CAEMA aumentou em 52% o valor cobrado nas contas em São Luís.

Em contrapartida a cidade sofre com um eterno racionamento de água, com a falta de saneamento básico em quase todos os bairros, com todas as praias inapropriadas para o banho e agora com a utilização de carros pipas.

Levando em consideração esta situação caótica enfrentada pela população da capital e a inoperância do Governo do Estado o deputado Bira do Pindaré (PT) pediu a convocação do presidente da CAEMA para que ele justifique o aumento de 52%.

O fato de a cidade completar 400 anos em 2012 e ainda viver racionamento e distribuição de água em carros-pipas é o que mais preocupa o Deputado. “Parece que nós estamos vivendo os tempos de Ana Jansen, porque na época de Ana Jansen ela enriqueceu vendendo água nos bairros de São Luís. A CAEMA está retomando isso, quer dizer, agora é o carro pipa que vai distribuir água nos bairros”, protestou.

O petista também lembrou que, em 2009, a governadora Roseana Sarney decretou estado de calamidade pública pela crise do abastecimento de água na cidade. Na oportunidade ela anunciou a construção de 60 poços. Com relação ao Projeto Italuís há um processo de licitação interminável e uma discussão com a participação dos órgãos de Controladoria do Estado e da União sobre eventuais irregularidades em relação a esses procedimentos de licitação.

O último investimento efetivo no sistema de abastecimento de água do Maranhão foi ainda no Governo Cafeteira com a construção das caixas d’água para tentar resolver a crise de abastecimento de água em São Luís.

Outra questão que preocupa o parlamentar é a contaminação das praias de São Luís. A CAEMA é a principal responsável pelo despejo de esgoto sem tratamento adequado na faixa litorânea de São Luís. “São Luís é uma ilha cercada de fezes por todos os lados, e isso é responsabilidade da CAEMA. Então como é que se pode aumentar a tarifa se a CAEMA não presta os serviço que ela tem obrigação de prestar?”, indagou. Com informações da Assecom.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens