Fechar
Buscar no Site

Bike Racks são instalados em ônibus da Linha Expressa Metropolitana

A Linha Expressa Metropolitana vem mais uma vez inovar no transporte de passageiros da Região Metropolitana de São Luís. O projeto-piloto iniciado no estado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), bike racks nos nove ônibus que compõem a linha Raposa – São Luís. O projeto moderno e inovador busca promover o uso da bicicleta e incentivar a integração entre os modais de transporte.

Os equipamentos serão instalados na parte dianteira dos coletivos e funcionam de maneira semelhante aos racks de automóveis. Cada rack terá vaga para até duas bicicletas e são ideais para pessoas que percorrem grandes distâncias, como o caso de quem mora na Raposa e precisa se deslocar até São Luís, podendo realizar parte do trajeto de bicicleta e outra de ônibus, além de oferecer segurança para imprevistos, como chuvas inesperadas ou problemas mecânicos.

“Não podemos pensar em nenhum modelo de transporte que seja autossuficiente. A integração de modais é o sentido do transporte público no mundo inteiro. Por isso, vamos experimentar o bike rack na Linha Expressa Raposa – São Luís para que o usuário possa se deslocar de casa até a parada de ônibus de bicicleta e, no destino final, também”, explica o presidente da MOB, Artur Cabral.

Para facilitar ainda mais o trajeto de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, é possível estimar os horários dos ônibus da Linha Expressa pelo app ‘Meu ônibus MOB’, disponível para sistemas IOS e Android, e que já somam mais de 32 mil downloads.

Bike Rack

O sistema já é usado em algumas cidades no mundo, como Paris, na França, e Houston e Los Angeles, nos Estados Unidos. No Brasil, apenas as cidades gaúchas de Santa Cruz do Sul e Bagé já realizaram operações com racks. Em outras cidades como Recife e Florianópolis, a câmara municipal já aprovou o projeto que prevê a instalação de bike racks em ônibus, mas o projeto ainda não foi iniciado.

Já em São Paulo, a SPTrans chegou a implantar bike racks de forma experimental em alguns ônibus da frota. Entretanto, o projeto foi descontinuado no mesmo ano e a empresa afirmou na época que não havia planos de retomá-lo.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens