Fechar
Buscar no Site

Banda do Corpo de Fuzileiros Navais se apresenta em São Luís nesta sexta-feira‏

A Banda do Corpo de Fuzileiros Navais está em turnê por algumas cidades do Brasil homenageando os 204 anos da corporação militar e se apresentará em São Luís nesta sexta-feira (13), na Praça Maria Aragão, às 20 horas, com entrada gratuita. O evento é uma promoção da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), em comemoração aos 400 anos da cidade.

O grande concerto contará com 116 músicos e vozes, em um espetáculo que mantém a tradição dos desfiles e apresentações públicas, nas quais os militares realizam, com grande precisão e simetria, suas criativas evoluções. É conhecida internacionalmente pela qualidade de suas apresentações e pelo entusiasmo que provoca no público em função da criatividade de suas coreografias e qualidade das músicas apresentadas.

Considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, distingue-se pela presença de gaitas escocesas (gaitas de fole) entre seus instrumentos musicais. Em sua composição, encontram-se também: mor, auxiliar do mor, schellenbaum, baliza, bombos, taróis, surdos, quinto-ton, pratos, liras, gaitas, flautins, cornetas lisas, cornetas com pisto, contrabaixos lisos, contrabaixos com pisto, trompetes e trombonitos.

Já participaram de grandes eventos internacionais e nacionais, entre eles os festejos dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil e a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos. Em agosto de 2011, estiveram em  Edimburgo, na Escócia, no Edimburgh Royal Tatoo 2011, em que representou o Brasil neste que é o maior festival de bandas militares do mundo.

Essa tradicional banda vem divulgando, através dos anos, a Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais. Com isso, vem também despertando o interesse pela formação de inúmeras fanfarras escolares para as quais serve de modelo, ajudando a manter uma tradição, principalmente em cidades do interior. A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais tem seu aquartelamento estabelecido na histórica Fortaleza de São José, construída em 1736, na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens