Fechar
Buscar no Site

Atriz da Rede Globo diz que Maranhão é ‘o pior estado do país’

Da Veja

Entrevistada pelo cantor em seu programa na TV Gazeta, atriz enaltece São Paulo, que, segundo ela, seria ‘primeiro mundo’ se separado do resto do Brasil

Ganhou forma de discurso ufanista a entrevista da atriz global Rosamaria Murtinho ao cantor Ronnie Von em seu programa na TV Gazeta, Todo Seu, na noite desta quarta-feira. Ao falar da peça que encena com Nathalia Timberg, Sopros de Vida, atualmente em cartaz por cidades paulistas, Rosamaria Murtinho, que é de Belém do Pará, se pôs a fazer elogios ao estado de São Paulo. Segundo ela, o estado seria um país de “primeiro mundo” se separado do resto do Brasil.

“Nas eleições, eles deviam fazer propaganda disso, mostrar as estradas de São Paulo”, disse, num discurso caudaloso que o fino Ronnie Von, conhecido como o príncipe da Jovem Guarda, parecia ter dificuldade de cortar. “É… Também adoro São Paulo”, dizia, aparentemente sem jeito.

E Rosamaria continuava, numa torrente que sobrou até para o Maranhão. “Eu viajei pela Europa e lá também tem pedágio, mais caro do que aqui. E aqui as pessoas reclamam. Mas as estradas paulistas são boas. Vai pegar o Maranhão, que é o pior estado do país”, declarou.

Pouco depois, o apresentador conseguiu mudar o rumo da prosa, levando a conversa para questões mais pessoais — sonhos e relacionamentos. Já era tarde, a entrevista estava no fim. E a gafe estava registrada.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

23 respostas para “Atriz da Rede Globo diz que Maranhão é ‘o pior estado do país’”

  1. José Rodrigues disse:

    Desatualizada! Pra ser elegante, esse é o melhor adjetivo para essa atoa. Qual Europa ela conhece? Acho que ela não foi à Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda e Holanda. A Europa está uma parafuso do ponto de vista econômico. Isso já aconteceu aqui no Uruguai e na Argentina. Não se mantém padrões socioeconômicos com economia combalida, a pobreza está se alastrando em toda a Europa (Exceto Alemanha), o número de mendigos também. Nos Estados Unidos, o governo está mandando derrubar casebres para evitar a formação de favelas, lá são 20 milhões de americanos em estado de miséria. Sem falar que a economia europeia depende substancialmente dos países emergentes (Brasil, México, Rússia, China, Correa do Sul, bangladesh, India e Marrocos). Quanto ao Brasil, nos últimos 20 anos percebemos forte descentralização da produção nacional e consequentemente diminuição nas desigualdades regionais. Nos anos 90 São Paulo contribuía com38,2% do PIB nacional, em 2010 sua participação ficou com apenas 33,1% e continua caindo. Não é mérito para ninguém ficar alimentando diferenças regionais no Brasil, temos uma cultura de paz e respeito para com todos, infelizmente, tem gente que faz de tudo pra continuar na mídia, inclusive falando merda.

  2. VIRGULINO ( LAMPIAO) disse:

    EITA JOSE RODRIGUES, A VERDADE DOI… E COMO DOI…

  3. vertigem disse:

    Palmas para Rosamaria Murtinho!!!!

    é atriz, cantora, turista, ninguém!!! nao importa, o importante é o sentimento de revolta contra uma mulher dessas. Massss aí o primeiro impacto passa, e começo a perceber que estou com vergonha por coisas que não fiz, e não ajudei a fazer, que foi transformar o Estado do Maranhão no mais miserável do País. Parabéns Rosamaria por falar algo em rede nacional, que está na cara de todos, e todos se calam! com vergonha. Aí vem um PÉLA SACO DE MERDA, Jose Rodrigues, cheio de razão, todo magoadinho, falando da realidade européia, ou americana chamando a mulher elegantemente de “desatualizada” ora rapaz você é que está atualizado dentro das maracutaias que essa gente malvada fez com o Povo do Maranhão, ou é algum desdentado que baixa as calcinhas pra levar uma dedadinha do velho SATANÁS (e não é aquele cachorrinha da bruxa do 71 nao).

    O FIM ESTÁ PRÓXIMO…EI SARNEY!!!! VAI TOMAR NO C…

  4. Eduardo Wood disse:

    Afora o ufanismo exacerbado, a atriz falou algo mentiroso? O Maranhão, hoje, é ou não é o pior estado da federação? Sou maranhense, meus caros, e isso me dói o coração. Contudo sou obrigado a não discordar da global. Somos um estado repleto de corrupção, miséria e abandono.

  5. ribamar disse:

    ela tem toda a razão em dizer que somos o pior estado do pais, porque ela não estar nos chingando, ela ta falando a verdade e a verdade doi pra quem não quer ouvir, o que estar errado.

  6. MARANHENSE DA GEMA disse:

    ESTÁ CORRETÍSSIMA A ATRIZ, A VERDADE REALMENTE DÓI, MAS, ASSIM COMO NUM VÍCIO, O DOENTE TEM ANTES DE TENTAR SE CURAR, SE COINCIENTIZAR DE QUE REALMENTE ESTÁ DOENTE. ASSIM FICA BOM, E, NÃO, CHINGAR OU FICAR COM RAIVA DO MÉDICO. O MÉDICO SERIA A ATRIZ, O DOENTE, NESSE MATÁFORA, SERIA O MARANHÃO. LA FORA NINGUEM DEFENDE MAIS QUE EU, PORÉM, AQUI METO A LENHA. não somos melhor ou pior, talvez a até sejamos melhor potencialemnte que o dul, mas, o nordeste e norte precisa tomafr posse do progresso. não espere pelo governo, faça a sua parte!

  7. Paulo Rogerio, Timon disse:

    Rosamaria ,acertou de cheio,tem mais um pro Maranhão dos Sarneys ele é o maior estado em desvio de verbas públicas federais.Só é grande negativamente.

  8. Paulo Rogerio, Timon disse:

    Rosamaria acertou de cheio,tem mais um pro Maranhão dos Sarneys ele é o maior estado em desvio de verbas públicas federais.Só é grande negativamente.

  9. pericles disse:

    Em primeiro lugar, que o ESTADO do Maranhão só consegue ser pior do que o ESTADO de calamidade pública ou do que o ESTADO de coma, todo mundo sabe.
    Em segundo lugar,que o Maranhão é o estado dos que VIVEM aqui, e não é de Sarney, como não foi de Jakson e NÃO será de nem de Castelo ou de Dino.
    O pequeno crescimento do Maranhão deve-se única e exclusivamente a ação da iniciativa privada ( em São Paulo e outros grandes estados tambem é assim)pois as ações dos governos (em qualquer lugar do Brasil) é danosa, pois via de regra esse poder é exercido por ladrões e parasitas que infestam o serviço público pelo nosso país afora.
    Em terceiro lugar, Rosamaria Murtinho é PARAENSE e jámais diz à alguem que saiu daquele estado aos 17 anos de idade para ir morar no sul maravilha, pois tem vergonha de suas origens
    Em quarto lugar, é bom que saiba que , Rosamaria Murtinho quando sai do Brasil, Jamais diz que é brasileira pois tem vergonha do país que vive.
    Finalizando, nunca é demais lembrar que o Maranhão é uma merda de estado, assim como o Brasil uma merda de País, mas é o que temos.

  10. GENERAL SELVA disse:

    EU COSTUMO DIZER QUE SÓ QUEM NUNCA ESTUDOU NADA,QUEM NUNCA VIU TELEVISÃO,NUNCA LEU UM JORNAL,PODE DIZER QUE ESTE ESTADO É BOM,O ESTADO FISICO SIM,MAS QUEM DESENVOLVE É O ESTADO POLÍTICO, ESTE NÃO FUNCIONA,COSTUMAMOS DIZER QUE ARTISTA NÃO SE MANIFESTA POR VÁRIOS MOTIVOS ISSO MUDOU É GIGANTESCO O ABSURDO COMETIDO POR ESTE GRUPO,ROSAMARIA ACERTOU,IMAGINE NOS O POVO QUE SOFREMOS 50 ANOS.

  11. jose barros disse:

    Mas não é so a atriz que sabe das “coisas” aqui do Maranhão. Quando você vai a qualquer lugar do país, principalmente no Rio e São Paulo, logo que se pega um táxi, o motorista ao perceber que somos do Maranhão, começa a falar mal; aliás, dizendo a verdade. Uma lástima. Ai temos que concordar com ele, infelizmente.

  12. José Kleber disse:

    Bonito para nós maranhenses, que ñ sabemos votar, infelizmente a atrz tem toda razão

  13. Helena disse:

    Que pena!
    Que pena Dona Rosa, a senhora perdeu uma grande oportunidade de ficar calada.
    Sabemos das precariedades do nosso Estado, e isto não é culpa nossa, mas de uma família que nos domina há mais de 50 anos!
    Infelizmente somos obrigados a ouvir e “engolir sapos” como esse, mas devo lembrá-la que seu estado, o Pará, é dominado pelo Sr. Jarbas e, no entanto, como péssima paraense, você deu as costas ao seu estado e “adotou” um que só a acolheu por ser atriz (e já foi mais consagrada!!!).
    Não faça isso, não fale do que não sabe. Seus folhetins novelescos já passaram. Hoje a realidade brasileira vive outros tempos e, os atores antigos acabam seus dias na Casa dos Artistas, esquecidos e pobres.
    Algum dia, quando você quiser vir ao Maranhão, esta terra que você diz ser a pior do país, lembre-se de que aqui vive um povo hospitaleiro e alegre que, sabe tirar das mazelas a alegria, sabe viver mesmo em meio às tempestades, que suas praias são próximas e em todo o seu litoral, um povo sofrido que, mesmo depois da queda levanta mais forte para um dia ver-se livre das garras do pior inimigo.
    Dona Rosa, faltou decoro, ética e, principalmente, uma atitude louvável de, ao final do programa, pedir desculpas pela grosseria proferida.

  14. eli zurc disse:

    Creio que o problema não é se o MA é o “pior estado”,mas quem fala e o ponto de onde se fala.As palavras proferidas pela referida atriz, só contribuem para aumentar com a discriminação regional.É de conhecimento de todos que São Paulo não é nenhum paraíso terrestre, assim como os problemas de descuido das estradas brasileiras não se restringe ao MA.

  15. Manoel alves da Cunha disse:

    É triste, mas é a verdade!
    Nós temos a responsabilidade de mudar essa triste realidade, agora, em 2012 e em 2014.
    TC Alves
    CBMMA

  16. GRIFUVIM disse:

    VC FALOU A VERDADE. A SENHORA GOVERNADORA VAI GASTAR MAIS DE R$9.000.000,00 NA ESCOLA BEIJA-FLOR. SÃO MAIS DE 400 BRINCANTES QUE VÃO BRINCAR COM DINHEIRO PÚBLICO. MOSTRAR O QUÊ???? COMEMORAR O QUÊ???? “VAMOS FAZER PROPAGANDA PARA OS TURISTAS VIM PARA O MARANHÃO”. Ô DOCE ILUSÃO SENHORA GOVERNADORA. AQUI!!! TEMOS: AEROTETO, TEMOS PRAIS – TODAS – CONTAMINADAS, ESTRADAS ASSASSINAS, HOSPITAIS DE FACHADAS, SEGURANÇA PÚBLICA UM CAOS, ETC. E FINALIZANDO: UMA GOVERNADORA QUE JOGA!!! NOTA ZERO PARA SUA ADMINISTRAÇÃO. ESTAMOS FARTOS DE TANTA ENGANAÇÃO. FORA!!!!!

  17. KlevOLiv disse:

    Falou alguma mentira? Amo o meu Estado, mas infelizmente tenho que concordar com ela. Nosso querido Maranhão foi saqueado todos esses anos, não poderia estar diferente.

  18. Inácio Augusto de Almeida disse:

    “São Paulo, que, segundo ela, seria ‘primeiro mundo’ se separado do resto do Brasil”
    ////////////////////////
    Este sentimento separatista foi forte nos anos 70.
    Eu até pensei que ele já estava na lata do lixo há muito tempo.
    Infelizmente ainda existem pessoas que alimentam esta insensatez.
    Mas fique tranquila a senhora Rosamaria Murtinho que isto nunca vai acontecer.
    Quanto ao que ele disse sobre o Maranhão é forçoso aceitar que as suas declarações são verdadeiras.
    Mas bem que ela podia ter falado um pouco do Pará, sua terra, onde em Belém URUBUS se cevam em plena rua. Não, não falo de ruas de bairros pobres, bairros periféricos. Falo de ruas do centro de Belém.
    O Maranhão é pobre porque desgraçadamente caiu sempre em mãos de déspotas. E já se prepara para uma transição onde um novo déspota será entronizado.
    A pobreza do Maranhão é fruto da exploração que sofre há quase um século de grupelhos políticos.
    Mas isto um dia terá fim.
    Um dia surgirá um líder verdadeiro que irá conduzir o Maranhão ao seu destino de grandeza e de glória.

  19. Nordestino disse:

    Os babacas vertigem, Eduardo Wood, Ribamar, MARANHENSE DA GEMA, Paulo Rogério, GENERAL PÉRICLES, Jose barros, José Kleber, Helena, Manoel Alves da Cunha, GRIFUVIM, KlevOLiv, que acima comentaram em nada contribuíram para a discussão de um novo Maranhão a não ser o discurso vazio de agredir o grupo Sarney.
    Sugiro quando os mesmos postar uma matéria faça uma analise dos fatos e emitam um pensamento coerente. A atriz é separatista (é isso que vocês querem), preconceituosa quando acha que SP estaria melhor se não estivesse no mapa do Brasil (é isso que vocês querem), e que nordestino só serve para trabalhar na construção civil ou ser empregada domestica (é isso que vocês querem), bem se é isto que vocês querem vão trabalhar para a maluca.
    Faço um apelo a nos NORDESTINOS toda vez que a GLOBO ou outra emissora usar a atriz em sua programação nos NORDESTINOS devemos desligar a televiso ou mudar de canal.

  20. José Rodrigues disse:

    Não sou e nem pretendo ser Sarneysista. A questão é a discriminação com que algumas pessoas do eixo sul-sudeste trata o nordeste. Temos nossos problemas e certamente a família Sarney é o maior deles. Mas acho que “mostrar nosso fundo” ao país não irá tirar Sarney do poder. Quem vive nessas regiões sente a discriminação no dia-a-dia, eles enxergam o nordeste como o primo – pobre do Brasil e essa realidade está mudando com o tempo e não é por mérito do grupo Sarney, todos sabem, é por causa das empresas que buscam novos mercados e incentivos fiscais para sua instalação. Foi isso que quis disser.

  21. janayna disse:

    o caso é o seguinte ela ofendeu quem mora aqui. Nós maranhense não tem culpa se o maranhão é o pior mas tem lugar pior que o maranhão ela poderia respeitar os maranhense que mora aqui; quer falar de Sarney chega e fala:Sarney e família vcs não fazem nada pelo maranhão e as pessoas sofrem com isso eu garanto que a resposta dela seria mais aceitável até por que quando chega as eleições todos tem o direito de votar em outros, mais na hora todos votam errado . ela deve colocar no seu lugar e respeitar quem mora aqui por que são paulo só é bom na elite passar pro lado pobre que só ver misera

  22. Sou maranhense, moro a 44 ano no Rio de Janeiro.
    Não gostei da atitude da Rosamaria Murtinho, falar mal do Maranhão. Se ela acha tudo isso, por que vai pega o dinheirinho dos pobres? Pará também não é lá essas coisas…

  23. Pepe disse:

    Irmãos maranhenses,
    O que a atriz falou, falou somente por ela. Nós de Belém sempre acolhenos vocês com os braços abertos e com todo carinho.
    As vezes digo, que tem mais maranhense em Belém do que em São luiz e isso não me incomoda em nada. Gostamos muito de vocês e torcemos para que esta situação, um dia mude.
    Então, peço que não xinguem nossa terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens