Fechar
Buscar no Site

Até a pesquisa Ibope mostra que Flávio Dino vence Roseana no 1º turno

Confirmando o que já se suspeitava, a pesquisa Ibope contratada e divulgada pela TV Mirante nesta quinta-feira (23) mostra um resultado bastante divergente de outros levantamentos conhecidos até agora.

Todas as pesquisas mostram uma diferença de mais de 20 pontos para Flávio Dino sobre Roseana Sarney, mas o Ibope diz que é de apenas 9. Roseana é uma das donas da Mirante. Nas outras pesquisas Roseana alcança a casa dos 30% (mantida pelo Ibope) e Flávio chega a mais de 50% (no Ibope 43%).

No entanto, mesmo a pesquisa paga pela Mirante mostra que Dino vence as eleições no primeiro turno. Em votos válidos, ele tem 50,6% dos votos, o suficiente para liquidar a disputa na primeira etapa.

Votos válidos excluem os brancos, nulos e indecisos – como é feita a conta na apuração oficial da Justiça Eleitoral.

Veja os números.

Flávio Dino (PCdoB): 43%
Roseana Sarney (MDB): 34%
Maura Jorge (PSL): 3%
Roberto Rocha (PSDB): 3%
Ramon Zapata (PSTU): 1%
Odívio Neto (PSOL): 0%
Brancos/nulos: 8%
Não sabe: 7%

Registro no TRE: MA-00502/2018
Registro no TSE: BR-02085/2018

ERROS DO IBOPE NO MARANHÃO

Em eleições no Maranhão, o Ibope coleciona uma série de erros graves.

Assim foi na disputa para governador do Maranhão há quatro anos. O Ibope chegou a divulgar que Flávio Dino tinha 42% e Lobão Filho 30%. Com a abertura das urnas, Dino alcançou 63% dos votos válidos, contra 33% de Edinho, uma diferença exorbitante, bem diferente dos índices divulgados pelo instituto.

Para o Senado também não foi diferente. O IBOPE na última pesquisa indicava que Gastão Vieira seria eleito com 51% dos votos contra 40% de Roberto Rocha. O resultado foi totalmente inverso: Rocha foi eleito senador com 51,54% contra 44,48% de Gastão.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens