Fechar
Buscar no Site

Assassinato de Décio Sá: 4 já estão presos

POR OSWALDO VIVIANI (JP)

A Polícia do Maranhão já prendeu quatro pessoas, sob a acusação de envolvimento no assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá.

A informação foi confirmada na manhã de hoje (26) ao Jornal Pequeno pelo secretário estadual de Segurança Pública, Aluísio Mendes, que preferiu não informar mais detalhes sobre as prisões.

O secretário (foto ao lado) afirmou que qualquer nome só será revelado à imprensa quando as investigações comprovarem a participação dos suspeitos no crime.

Décio Sá foi morto com seis tiros – quatro deles na cabeça – de pistola ponto 40 (de uso exclusivo da polícia), no fim da noite de segunda-feira (23), no bar Estrela do Mar, na Avenida Litorânea.

O secretário Aluísio Mendes também confirmou ao JP, notícia postada ontem (25) no blog do jornalista Raimundo Garrone e publicada hoje no jornal carioca O Globo, de que a polícia já teria identificado um ex-presidiário suspeito de ser comparsa do pistoleiro que assassinou Décio – seria o condutor do carro em que o matador entrou depois de abandonar a garupa da moto na qual iniciou a fuga.

Egresso do sistema prisional do Maranhão, o suspeito é uma das quatro pessoas já presas pela polícia. Ele foi detido na madrugada de hoje, informou Aluísio Mendes.

Segundo Mendes, a investigação ainda está na fase inicial, de ouvir depoimentos de testemunhas, confeccionar um retrato falado do pistoleiro e analisar as imagens de câmeras instaladas nos prédios próximos ao local em que o matador desceu da garupa da moto que lhe deu fuga e entrou num carro.

A polícia também aguarda o resultado de análise, por parte da Polícia Federal, das impressões digitais deixadas num carregador de munição que o criminoso deixou cair durante a subida numa duna da Litorânea.

“Vamos poder localizar a origem da arma pelo número de série do carregador e identificar o lote de munição de onde saíram as balas que mataram o jornalista”, disse Mendes.

A polícia do Maranhão ainda não revelou se já há um suspeito de mandar executar Décio Sá, mas, segundo o secretário Aluísio Mendes, o crime foi “encomendado e meticulosamente planejado”.

Em seu blog, Décio Sá denunciava tanto casos de pistolagem e corrupção como escrevia sobre a vida pessoal de vários políticos e personalidades maranhenses.

A polícia também tem sido subsidiada por um grande número de informações, recebidas diariamente pelo Disque Denúncia do Maranhão, que até a tarde de ontem já havia contabilizado 27 ligações.

O serviço está oferecendo R$ 100 mil por pistas que levem aos autores do crime. A recompensa só é equiparada à oferecida pelo Disque Denúncia do Rio de Janeiro, no início dos anos 2000, na busca do traficante Fernandinho Beira-Mar, preso em 2002.

O assassinato de Décio Sá provocou manifestações de indignação de várias entidades jornalísticas – como a Associação Brasileira de Imprensa, a Repórteres Sem Fronteiras e o Sindicato dos Jornalistas de São Luís –, que cobraram a rigorosa apuração do caso e a aprovação no Congresso Nacional de projeto de lei que federaliza os crimes cometidos contra os profissionais de comunicação.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

7 respostas para “Assassinato de Décio Sá: 4 já estão presos”

  1. Mataram mais um “Décio” da vida…dessa vez na vila cascavel, perto do São Raimundo…será q policia federal,civil e militar vai mostrar operancia neste caso…ou é mais um caso dos insoluvéis…é muita hipocrisia junta.

  2. Anonimo disse:

    Ih! Mexeram com gente do Sarney,
    o bicho agora vai pegar…

  3. Ferdnand Borralho disse:

    Quantos trabalhadores morrem todos os dias e não há a mesma ação policial. Defendo que os assassinos de Decio sejam encontrados e punidos. mas também acho que a policia deveria agir com o mesmo rigor quando se tratar de casos que ocorrem todos os dias em
    nossa capital. Pessoas pobres que moram principalmente na periferia de nosso cidade não encontram o mesmo interesse de nossa policia. É uma pena.

  4. Gustavo Lopes disse:

    Já estou preparado para receber o certificado de incompetência da Segurança Publica do estado do Maranhão! Dezenas de bandidos serão presos até acharem um que se encache no Papel de Bode Expiatório.
    Essa foi a ultima missão do Décio, denunciar a falência da segurança Publica no Maranhão, no melhor governo da patroa.

  5. GOLE GOLE disse:

    QUEM FORAM OS MANDANTES???
    SE PEGAR ESSE ASSASSINO ELE JÁ ESTÁ MORTO. VAI HAVER UMA TROCA DE TIROS E O SUSPEITO MORRE!!! ISSO ESTÁ NA CARA DE QUALQUER UM. VAI PEGAR UM PÉ RAPADO. VÃO BATER ATÉ O CARA CONFESSAR.
    AQUI NO MARANHÃO TEM PUNIÇÃO??? OU POSSIÇÃO??? FICAREMOS COM A SEGUNDA.
    QUE DEUS NOS PROTEJA DA TAMANHA INJUSTIÇA!

  6. Inácio Auguto de Almeida disse:

    Mataram um jornalista.
    Você disse:”EU NÃO JORNALISTA”.
    Mataram um policial.
    Você disse: “EU NÃO SOU POLICIAL”.
    Mataram um promotor.
    Você disse: “EU NÃO SOU PROMOTOR”.
    Mataram um deputado.
    Você disse: “EU NÃO SOU DEPUTADO”.
    Matararm um governador.
    O SEU ENTERRO FOI LINDO!

  7. GRINALDO JÚNIOR disse:

    ATÉ QUANDO TEREMOS QUE AGUENTAR ESSE SUJEITO NO COMANDO DA SECRETARIA DE SEGURANÇA?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens